O que é mascaramento de dados e qual sua importância?

Falar sobre o mascaramento de dados ou, em outras palavras, sobre a camuflagem de dados, é muito importante nos dias atuais. Afinal, não é segredo que as empresas utilizam cada vez mais informações diversas, sendo que estas muitas vezes não podem ser compartilhadas e expostas.

Nesse caso, como os dados são considerados um grande ativo para as empresas, é de extrema importância que fiquem protegidos da melhor forma. Por isso, se você trabalha com dados e quer entender como mantê-los seguros contra as invasões, continue a leitura e conheça essa técnica.

Figura que retrata a ligação de dados e usuários
Figura que retrata a ligação de dados e usuários | Freepik

Baixe o guia completo sobre

Engenharia de Dados

Como funciona o mascaramento de dados?

Falando de forma detalhada, o mascaramento de dados é um recurso de segurança da informação, no qual o intuito principal é criar uma estrutura semelhante à verdadeira, modificando os valores sem alterar o formato original ou a sua intenção.

Dados reais podem aumentar muito o risco ao qual a empresa se submete, já que muitas vezes o documento pode gerar cópias que não terão o acompanhamento necessário.

Nesse caso, com a técnica, é permitido que as informações ali presentes possam ser utilizadas para testes ou treinamentos, sem que isso possa comprometer a segurança do banco de dados. Dessa forma, as informações reais estarão protegidas com alguém de confiança.

Existem diversas formas de utilizar o método, mas em geral, a técnica cria uma cópia inautêntica para fins de não produção. Como exemplo, pense sobre o embaralhamento de dados ao acessar um sistema com seu CPF, onde pode-se expor números verdadeiros e campos incompletos ou alterados para sua confirmação.

Isso também pode acontecer com e-mails, telefones e números de cartões. Além disso, uma empresa pode usar o mascaramento de dados para proteger informações de funcionários, ocultando o conteúdo ligado a sua identificação pessoal.

Qual sua importância?

Se você acompanha as mudanças quanto aos regulamentos que influenciam a segurança de dados, você já deve saber que o GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados), fez com que as empresas tivessem que tomar fortes medidas de precaução quanto à exposição de dados.

Agora, devemos pensar sobre as estratégias que utilizam informações. Todas as empresas que precisam verificar algum processo, por exemplo, muito provavelmente precisarão analisar dados de clientes, como número de compras feitas e etc. Com isso, certamente seus dados podem ficar muito desprotegidos, especialmente se a empresa contratar outra organização terceirizada para a atividade.

Pensando nisso, existe o mascaramento de dados, visando garantir que eles fiquem em local seguro, evitando a violação por parte de outras pessoas que não compõem a equipe. Não é preciso comprometer a segurança para fazer testes e avaliações, desde que a camuflagem ocorra da maneira certa, sem colocar em risco a verdadeira integridade do documento.

Qual a relação com a Engenharia de Dados?

Figura que representa a proteção com biometria
Figura que representa a proteção com biometria | Freepik

Na maioria dos casos, o mascaramento de dados ocorre de forma automatizada, seja através da criptografia, tokenização, codificação, anulação, variância, substituição, embaralhamento ou redefinição.

Isso quer dizer que existe muito espaço para que profissionais da área atuem com gerenciamento de sistemas que possibilitem a camuflagem segura e prática. Ao contrário do que possa parecer, não é simples manter a confiabilidade dos dados.

Por isso, para que o mascaramento correto possa de fato ocorrer, é necessário utilizar métricas para o acompanhamento, ponderando na prática como o método utilizado está atuando. Em resumo, um bom profissional deverá garantir a segurança de conteúdos importantes, antes que possam ser disponibilizados para atividades de desenvolvimento e testes.

Se você gostou de saber mais sobre o tema, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnet – referência no preparo de profissionais na área de TI –, que tem diversas opções de cursos para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar.

Baixe o guia completo sobre

Engenharia de Dados