O que é Data Lake?

Segundo algumas pesquisas realizadas pela IDC, uma empresa especialista em inteligência de mercado, a cada dia geramos em torno de 2,5 quintilhões de bytes de dados. Você já parou para se perguntar onde tudo isso pode ser armazenado? Para que você entenda algumas das possibilidades, hoje falaremos do Data Lake.

Em português, o termo significa “Lago de Dados”, o que, em outras palavras, faz menção ao grande número de informações naturais que esse sistema pode armazenar. A alternativa é muito atrativa para variadas empresas ou negócios. Por isso, se você deseja entender mais sobre a ciência de dados e suas aplicações, continue a leitura.

 

Figura que retrata quantidade de informações utilizadas
Figura que retrata quantidade de informações utilizadas | Freepik

Baixe o guia completo sobre

Engenharia de Dados

Detalhes sobre a definição de Data Lake

Como mencionamos acima, não é segredo que a produção de dados fica maior a cada dia. Nesse caso, muito provavelmente todas as empresas precisam armazenar números ainda maiores de informações. No entanto, nem sempre estas precisam ser tratadas com uma finalidade específica para serem visualizadas.

Para isso serve o Data Lake, sendo uma opção destinada especificamente para o armazenamento de dados brutos, sem o devido processamento. Por meio desse sistema, tudo pode ser aproveitado, pois nada é filtrado ou removido.

Esses dados podem ser analisados logo após o armazenamento ou também nunca ser analisados, oferecendo a possibilidade de serem aproveitados para finalidades diversas. Em um sistema de Data Lake ou Lago de Dados, todas as informações ali presentes são transformadas apenas quando necessário.

Como aplicar o sistema?

Por ser um sistema bruto de dados, o usuário tem acesso a centenas de informações, o que permite ter diferentes ideias ou fazer relatórios distintos. Para aplicar o Data Lake, o primeiro passo é escolher adequadamente um bom sistema de gerenciamento.

Isso evita que todos os dados ali presentes possam virar lixo eventualmente. Por ser um banco de dados que não apresenta uma finalidade específica, as informações podem ser coletadas instantaneamente, o que garante rapidez e facilidade no armazenamento.

Devido a isso, sua base é de fácil organização, sendo possível mantê-la de forma estruturada, semi estruturada ou não estruturada. De acordo com alguns estudos, sua capacidade de armazenamento é tão grande que pode chegar aos exabytes.

Figura que retrata uma pesquisa
Figura que retrata uma pesquisa | Freepik

Considerações gerais

Agora que você já sabe exatamente o que é um Data Lake e como funciona, devemos dizer que, diferentemente de outros sistemas, este tem um menor custo para ser mantido. Afinal, não é necessário que se tenha uma estrutura complexa para que os dados fiquem armazenados.

Como resultado de toda a praticidade, a empresa poderá interagir com seus clientes de maneira fácil, já que terá grande quantidade de informações para tomar as melhores decisões com base nas mudanças do mercado.

Por fim, devemos dizer que, para o Data Lake ser utilizado com segurança, é preciso que se tenha formas de proteger e catalogar a quantidade de informações, o que facilita a pesquisa nos momentos mais oportunos. Nesse caso, se você deseja aprender mais sobre isso, sugerimos que estude sobre Engenharia de Dados.

Baixe o guia completo sobre

Engenharia de Dados