Se você está acompanhando as tendências do mercado empresarial, já deve saber que todo grande negócio utiliza ao menos algumas ferramentas de banco de dados. Isso porque o número de informações geradas cresce a cada minuto.
Por isso, para que seja possível tomar uma decisão assertiva com base no que os consumidores desejam, é preciso entender qual o rumo que esse determinado mercado está tomando no momento. Isso não pode ser feito com base em achismos. Nesse caso, para facilitar o seu entendimento, abaixo você verá como essas ferramentas funcionam.

Baixe o guia completo sobre
Engenharia de Dados
O que é gerenciar banco de dados?
Antes de darmos exemplos de ferramentas de banco de dados, primeiramente precisamos falar sobre o gerenciamento destes. É papel do profissional responsável gerenciar todas as informações ali presentes, pois como mencionado, a quantidade de dados aumenta diariamente.
Nesse caso, cuidar disso tudo, escolher as informações corretas e manter todos os dados seguros nem sempre é uma missão tão simples. Por isso, o gerenciamento também inclui a monitoração frequente e a atualização. Afinal, tudo que está no banco de dados pode ser usado pelas equipes responsáveis.
Nesse caso, as informações devem ser confiáveis e seguras, o que evita invasões e outros problemas relacionados com a segurança e a qualidade dos dados apresentados.
Exemplos de ferramentas para gerenciar banco de dados
Agora que você já sabe um pouco sobre como funciona o gerenciamento de banco de dados, abaixo você irá conferir alguns exemplos práticos para que suas atividades possam ser feitas com o apoio de opções confiáveis, que são indicadas para diversas empresas. Confira:
- MariaDB: este é utilizado por grandes empresas, como o Wikipedia, o Facebook e o Google. Basicamente, o sistema oferece a vantagem de ser altamente escalável, garantindo acesso em tempo real com informações integradas. Além disso, o gerenciador é atualizado constantemente, o que permite que correções de bugs e problemas sejam solucionados da melhor forma;
- FireBird: embora não seja tão famoso como outros gerenciadores, essa ferramenta de banco de dados tem grandes benefícios. É um modelo relacional que oferece monitoramento em tempo real. Além disso, é compatível com 4 tipos de arquiteturas. Também conta com opção de varredura automática e notificações de eventos enviadas por alerta de banco de dados;
- Cubrid: um bom sistema de gerenciamento de banco de dados gratuito e open source. É muito indicado para aplicativos na web, já que processa grande volume de dados que geram grande número de solicitações de forma simultânea. Tem backup online e drivers para as linguagens de programação: JDBC, PHP, Python, Perl e Ruby;
- PostgreSQL: este roda em todos os principais sistemas operacionais, o que garante maior flexibilidade para o profissional que gerencia o banco de dados. Executa procedimentos em doze linguagens de programação e permite que diferentes algoritmos façam classificação e pesquisa.
Como gerenciar banco de dados a partir dessas ferramentas?

Agora que você já conhece 4 ferramentas indicadas para o gerenciamento de banco de dados, muito provavelmente você não terá grandes dúvidas para escolher as mais adequadas para o objetivo do seu trabalho.
Para utilizar cada uma delas é simples. Em primeiro lugar, é preciso entender as instruções da opção que você escolheu. Após isso, você deve configurar as medidas que estão ligadas à monitoração dos dados. São essas que protegerão as informações ali presentes, evitando os ataques e a perda de dados.
Também é preciso verificar se a opção escolhida necessita de alguma ferramenta adicional para fazer atualizações periódicas e mostrar os dados em páginas distintas, otimizando os meios de pesquisa. Basicamente, a principal função destes gerenciadores será capturar, armazenar e organizar os dados.
Para que a configuração ocorra da maneira correta, se manter atualizado é de extrema importância. Por isso, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnet – referência no preparo de profissionais na área de TI –, que tem diversas opções de cursos para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar.