Melhores cursos de Engenharia de Dados

Você está interessado na área de Engenharia de Dados e agora está pesquisando alguns cursos para aprofundar o seu conhecimento. Mas aí surge a dúvida: entre as várias opções disponíveis no mercado, qual delas escolher? E qual é a modalidade mais indicada para mim entre graduação, pós-graduação, curso livre ou bootcamp?

Essas são dúvidas genuínas de quem está iniciando as pesquisas acerca de cursos na área de dados – seja engenharia, ciência ou qualquer outra variante. Portanto, resolvemos criar este artigo para ajudar os leitores mostrando como escolher um bom curso para aperfeiçoar a sua carreira, bem como listamos algumas sugestões dentro de cada modalidade de estudo.

Ficou interessado? Então continue a leitura para entender mais sobre o assunto.

Baixe o guia completo sobre a profissão de

Engenharia de Dados

Como escolher um bom curso

Assim como é preciso saber escolher bem a instituição de ensino, também é necessário entender qual é o curso que mais se adapta às suas necessidades e desejos de aprendizado. Dentro do universo de cursos relacionados a dados, existe uma grande variedade de opções para escolher, além de modalidades distintas.

Para ajudá-lo, separamos esta dica com alguns exemplos através dos quais você pode se identificar.

Se você ainda é jovem e acabou de sair do Ensino Médio, um curso de graduação provavelmente é a melhor escolha para você. Esse tipo de formação é bastante abrangente e completa, criando uma jornada de aprendizado que melhor se adapta a essa fase da vida de um estudante.

Há muitas pessoas que já possuem uma formação técnica e estão procurando uma inserção na área de dados. Se esse for o seu caso, um curso de pós-graduação é uma boa pedida, especialmente para aproveitar todo o conhecimento que você já tem.

Caso a sua formação não seja tão técnica – como um curso na área de biológicas ou de humanas –, talvez seja uma boa ideia optar pelo curso de graduação tradicional ou, dependendo do seu conhecimento prévio ou pressa no aprendizado, optar pelos cursos livres ou bootcamps.

Como foi mencionado brevemente acima, os cursos livres ou os bootcamps (uma espécie de treinamento intensivo) são indicados para aqueles que precisam absorver rapidamente os conteúdos relacionados à dados. Isso não acontece somente porque eles possuem menor duração, mas graças ao formato mais intenso das aulas ou a possibilidade de dedicar mais tempo para o aprendizado.

E engana-se quem pensa que os cursos livres e bootcamps são melhores só porque são mais “rápidos”. Como foi dito, essa é uma opção para quem não dispõe de uma formação na área ou não tem disponibilidade de fazer um curso de graduação.

Cursos na área de dados

Existe uma grande quantidade de cursos disponíveis na área de dados atualmente no Brasil.

Conclusão

Como você pode ver, existe uma grande variedade de opções de cursos para você escolher dependendo da fase da vida na qual você se encontra. O importante é perceber que sempre é uma boa ideia começar a estudar sobre Engenharia de Dados e se especializar cada vez mais nessa área.

Afinal, estamos falando de um segmento da tecnologia que está crescendo muito e cuja tendência é continuar se expandindo. Portanto, pesquise os cursos ligados à dados disponíveis no mercado e escolha a opção que mais chamar a sua atenção.

Baixe o guia completo sobre a profissão de

Engenharia de Dados