Checkmk: O que é, para que serve e como usar?

Para quem busca uma solução em monitoramento de infraestrutura de TI, o Checkmk é uma boa alternativa. Checkmk é uma aplicação que monitora e analisa remotamente os sistemas em que é instalada, permitindo o rastreamento e a otimização desses sistemas em tempo real. 

Ele monitora todos os servidores, aplicativos e outros recursos de TI, possibilitando a visualização de todos os dados para análise e compreensão dos problemas de desempenho. É uma ferramenta muito útil para gerenciar redes de computadores.

O CheckMK permite que os administradores identifiquem e resolvam problemas antes que eles causem interrupções no serviço. Neste artigo, veremos o que é CheckMK, para que serve e como usá-lo. Para conferir mais informações, continue a leitura do artigo.

Baixe o guia completo sobre

Engenharia de Redes

O que é CheckMK?

CheckMK é uma plataforma de monitoramento open source projetada para supervisionar sistemas críticos da empresa e sistemas operacionais. Foi projetado para monitorar desde servidores remotos até IPs individuais. 

CheckMK oferece uma ampla gama de recursos, como monitoramento de processos, rede, tempo de resposta e muito mais. Além disso, é extremamente flexível e pode ser configurado de acordo com as necessidades específicas da empresa.

Tela de demonstração das funções e do funcionamento do Checkmk.
Tela de demonstração das funções e do funcionamento do Checkmk.

Para que serve o CheckMK?

O CheckMK foi criado para ajudar as empresas a monitorar e manter todos os sistemas, infraestrutura e processos de TI. Com ele, é possível rastrear sistemas remotos, aplicações de TI e outras informações. 

Ele oferece insights detalhados sobre os processos de TI para que os administradores possam identificar e corrigir situações antes que eles causem problemas. 

Além disso, o CheckMK monitora o uso de memória, CPU e serviços, bem como armazena dados em banco de dados para que os administradores possam acessar e analisar as informações.

Como usar o CheckMK?

Usar o CheckMK é bastante simples e direto ao ponto. Os administradores podem fazer o download da versão mais recente da plataforma e instalá-la em seus servidores. O processo de instalação é realmente simples e intuitivo. Além disso, é possível usar tanto o web interface como o console.

Uma vez instalado e configurado, o CheckMK deve ser iniciado para que as informações comecem a ser coletadas. O processo pode ser monitorado usando a interface web ou o console, permitindo que os administradores acompanhem os dados em tempo real. 

Além disso, os administradores também podem configurar os parâmetros de monitoramento e garantir que os dados sejam interpretados corretamente.

CheckMK também pode ser usado para notificar os administradores quando ocorrem problemas. Os administradores podem configurar o CheckMK para enviar alertas por e-mail ou SMS quando ocorrem problemas na rede ou outros lugares. Além disso, é possível acompanhar os alertas e garantir que as falhas sejam corrigidas o mais rápido possível.

Checkmk em funcionamento e como ele gerencia a infraestrutura de TI em diversas situações.
Nessa tela, podemos ver o Checkmk em funcionamento e como ele gerencia a infraestrutura de TI em diversas situações.

Conclusão

Bom, para relembrar o que vimos até aqui, podemos afirmar que o CheckMK é uma plataforma de monitoramento open source projetada para manter sistemas e processos de TI sob controle. 

Ele permite que os administradores monitorem remotamente sistemas, aplicações e outros recursos de TI, permitindo a análise em tempo real dos dados para identificar e corrigir problemas de desempenho. 

Com o CheckMK, é possível monitorar a memória, CPU e serviços do sistema, além de armazenar os dados em banco de dados para análise. 

Ele também pode ser configurado para enviar alertas assim que ocorrer qualquer problema. Dessa forma, você pode se certificar de que todos os problemas serão identificados e corrigidos o mais rápido possível.

Então, podemos entender que o Checkmk é super importante para o monitoramento de dados na TI.

Se você quiser saber muito mais sobre o software e outros itens importantes na área de tecnologias da informação, o Instituto Infnet tem os cursos certos para você, desde graduações, pós-graduações e MBA, bootcamps até training. Estamos esperando você!

Baixe o guia completo sobre

Engenharia de Redes