Snort: o que é, para que serve e como usar?

Com o avanço dos sistemas de informação, cresce também a necessidade de investir em segurança no ambiente digital. Para pessoas e empresas que desejam se manter seguros contra intrusos, o Snort é uma excelente opção. Conheça um pouco mais sobre ele neste conteúdo exclusivo.

Baixe o guia completo sobre

Engenharia de Redes

O que é Snort?

O Snort é um dos melhores Sistemas de Prevenção de Intrusão (IPS) de código aberto do mundo, mantido e desenvolvido pela Cisco. Ele usa uma série de regras que ajudam a analisar tráfegos em tempo real, definir atividades maliciosas da rede, encontrar pacotes correspondentes e gerar alertas para os usuários.

Devido à sua versatilidade, tem três usos cruciais para monitorar um servidor. Pode ser usado como um sniffer de pacotes como o tcpdump, como um registrador de pacotes e como um sistema completo de prevenção de invasões de rede.

imagem que mostra a tela de um notebook com segurança de rede
O Snort é um dos melhores Sistemas de Prevenção de Intrusão (IPS) de código aberto do mundo I Freepik

Quando usar o Snort?

O foco do Snort e suas funcionalidades, como já foi mencionado, é a prevenção de invasões de rede. Por isso, deve ser usado por pessoas e empresas que desejam se prevenir de problemas dessa natureza. 

Analogicamente, pode-se dizer que uma das principais funcionalidades dessa ferramenta atua como uma espécie de antivírus, ao passo que detecta ameaças por meio de assinaturas.

O Snort conta com o suporte de especialistas em segurança da informação, que garantem às empresas usuárias a identificação e o provisionamentos de uma infinidade de tipos de ameaças.

Além das empresas que buscam se proteger de ataques cibernéticos, aquelas que desejam contar com monitoramento de rede também podem contar com esse Sistema de Prevenção de Intrusão.

O Snort conta com pré-processadores capazes de remontar pacotes fragmentados, análise de performance e desempenho, detecção de dados sigilosos e muitas outras tarefas consideradas cruciais.

Outra função interessante, principalmente para empresas que usam mais de uma ferramenta de sistemas de informação, é a possibilidade de integração do Snort a outras soluções de segurança.

Portanto, esse sistema deve ser usado por pessoas e empresas que buscam, além de segurança, monitoramento de alguns dados de sua rede, que a manterá protegida contra diversas ameaças.

Como instalar Snort?

A instalação do Snort é simples e pode ser feita por administradores de sistemas, profissionais de TI ou qualquer usuário que tenha familiaridade com esse tipo de sistema e com instalações de programas.

A primeira etapa é baixar e instalar o código-fonte, que também pode ser obtido com git clone.

Em seguida, inscreva-se para obter o Oinkcode, um identificador exclusivo que, ao ser inserido no Snort, puxará automaticamente as regras do sistema. Essas regras são disponibilizadas a todos os usuários e as últimas detecções podem ser obtidas quando a assinatura é atualizada.

O Snort funciona nos modos sniffer, registrador de pacotes, e IDS de rede (NIDS). A configuração mais convencional é em NIDS. Veja, a seguir, como ela pode ser feita em um passo a passo simplificado.

1. Crie uma série de diretórios para servir de base para o Snort

Manualmente, use uma das demonstrações:

2. Acrescente a permissão 5775 para que os diretórios trabalhem com maior eficácia

Faça isso usando a relação abaixo:

3. Altere a propriedade dos arquivos com o comando chown nas páginas:

4. Mova os arquivos da pasta do Snort usando os comandos:

Após isso, o Snort estará pronto para ser usado, bastando apenas a edição de algumas linhas do arquivo snort.conf, que podem ser feitas com o Stream Editor (comando sed).

pessoa acessando dados em segurança
Aprenda a seguir como usar o Snort! I Freepik

Como usar o Snort?

O Snort é usado através de um conjunto de regras, que é disponibilizado ao usuário no download ou na atualização da assinatura. Os comandos de IP mais comuns para detecção de intrusos, enviar alertas ou indicar qual arquivo de configuração usar, são:

Outros comandos são usados de acordo com a necessidade de cada usuário e o modo que está sendo aplicado. Pesquise o conjunto de regras baixado com o sistema e veja qual deles usar.

Agora que você já sabe mais sobre o Snort, salve este conteúdo ou envie para aquele amigo programador e tenha guardado os seus principais comandos para facilitar as suas demandas. Caso queira se aprofundar nessa área, te convido a conhecer os cursos oferecidos pelo Instituto Infnet!

Baixe o guia completo sobre

Engenharia de Redes