Spiceworks: o que é, para que serve e como usar?

Gerenciar e monitorar a rede é uma necessidade de toda empresa informatizada. Só assim é possível manter sua rede protegida, seu ambiente monitorado e seus investimentos otimizados. Saiba como é possível fazer esse gerenciamento por meio do Spiceworks.

A seguir, conheça um pouco mais sobre essa ferramenta, sua proposta e saiba a razão pela qual muitas empresas buscam essa solução para implementar em seu negócio. Veja como é o download e a instalação, além das principais funcionalidades.

Baixe o guia completo sobre

Engenharia de Redes

O que é Spiceworks?

O Spiceworks é uma solução de monitoramento de rede e suporte técnico para administradores de sistemas e para o pessoal da área de TI e engenharia da computação. É uma solução gratuita baseada em nuvem e tem funcionalidades que auxiliam no gerenciamento da rede. 

Os clientes que implementam essa ferramenta em sua empresa buscam acompanhamento de incidentes, rastreio de rupturas das redes e monitoramento local das redes internas. Além disso, desejam o gerenciamento do suporte técnico, do desempenho, dos tickets de ativos e dos status de hardware e software.

Portanto, o Spiceworks é uma solução completa de gerenciamento e monitoramento de redes, que deve ser usada por toda empresa informatizada para preservar sua segurança, avaliar o desempenho de sua rede e otimizar seus investimentos em ativos.

imagem do símbolo do Spiceworks
O Spiceworks é uma solução completa de gerenciamento e monitoramento de redes

Quando usar o Spiceworks?

Toda empresa que deseja saber como anda sua rede e gerenciar os status de hardware e software pode contar com o acompanhamento do Spiceworks. Ele verifica a rede e informa tudo o que está acontecendo nas estações de trabalho, nos softwares, nas impressoras e muito mais.

A seguir, veja suas principais funcionalidades e como contribuirão com o gerenciamento de sua estrutura de rede.

Inventários de rede

Todo administrador de rede deve trabalhar com base em inventários gerados por suas ferramentas de confiança. O Spiceworks cataloga todos os hardwares e softwares existentes, descobrindo computadores, impressoras, switches, routers e todo componente que esteja ligado a um IP.

Monitoramento da rede

Além dos inventários, os administradores e profissionais da TI precisam saber tudo o que acontece na rede, a fim de garantirem a segurança de todo o ambiente local e digital. Por isso, essa solução dispõe de módulos de monitoramento de rede que acompanham e identificam todas as ações das máquinas, como downloads e instalações de sistemas.

Software de help desk

Gerenciar os pedidos de Help Desk ajuda o profissional da TI a registrar problemas, notificar os usuários e acompanhar os status dos problemas reportados. Assim, será possível criar planos de ação e direcionar os tickets necessários para essas demandas.

Como instalar Spiceworks?

O Spiceworks opera nos sistemas: Windows 7, Windows XP Professional, Windows Vista, Windows 2003 e Windows 2008. Para instalar é muito simples, basta seguir este passo a passo:

Realizadas essas etapas, inicia-se a fase de configuração. Siga as instruções que são mostradas em cada janela que surge na página inicial e finalize o processo de instalação e configuração. Caso precise de mais ajuda, veja aqui

pessoa acessando redes
O Spiceworks opera em diferentes sistemas I Freepik

Como usar o Spiceworks?

Devido a alguns fatores, como baixa adesão e alto custo de manutenção, o Spiceworks foi colocado em fim de desenvolvimento ainda em 2020. Por isso, não está disponível para download e novas adesões.

Você pode aguardar as próximas atualizações de produtos e usufruir das funcionalidades dessa ferramenta mais tarde, como o Help Desk. Segundo foi informado pelos seus fornecedores, a empresa tem trabalhado continuamente para criar novos produtos e melhorar aqueles que ainda estão disponíveis para uso.

Gostou dessas dicas? Salve este conteúdo e compartilhe com seus colegas de TI que têm interesse em saber mais sobre o Spiceworks. Caso queira se aprofundar nessa área, te convido a conhecer os cursos oferecidos pelo Instituto Infnet!

Baixe o guia completo sobre

Engenharia de Redes