O mercado exige cada vez mais agilidade e facilidade de uso nas aplicações front-end, e com o Angular é possível entregar isso e muito mais, tanto para o usuário final quanto para os programadores envolvidos no processo.
Através de uma sintaxe fácil de ser assimilada e com recursos internos que agilizam o desenvolvimento, é possível criar aplicações para uso no desktop e também aplicativos para smartphone utilizando a mesma estrutura de código, o que aumenta as possibilidades de uso do framework.
O que é Angular?
Angular é um framework JavaScript open source criado para ajudar os desenvolvedores web a construir aplicativos front-end. Foi criado pela equipe do Google e é um dos frameworks de JavaScript mais populares. Ele se concentra em melhorar a experiência do desenvolvedor através de seu design modular (MVC e MVVM) e reutilizável.
E entre suas principais características estão:
- Modularidade: possui um sistema de módulos que permite dividir e organizar o código em pequenos módulos reutilizáveis.
- Roteamento: desenvolvedores podem criar URLs personalizadas para cada parte de uma aplicação.
- Diretivas: são usadas para definir regras de comportamento para a interface do usuário, permitindo que o desenvolvedor crie uma interface mais robusta e interativa.
- Data binding: permite que qualquer alteração feita na origem dos dados seja refletida automaticamente na interface do usuário.
Baixe o guia completo sobre
Front-End
Angular CLI
Angular CLI é um conjunto de ferramentas de linha de comando que ajuda a criar aplicações mais rapidamente. Através dele é possível gerar código, adicionar novos recursos e executar tarefas comuns.

Pré-requisitos para criar aplicações front-end com Angular
Embora o Angular traga consigo ferramentas que facilitam a criação de código, é preciso dominar alguns conhecimentos para extrair o máximo desse framework. Entre os pré-requisitos para criar aplicações front-end com Angular estão:
- Ter conhecimentos básicos de HTML, CSS e JavaScript;
- Ter conhecimentos básicos sobre TypeScript;
- Ter instalado o Node.js e o npm (Node Package Manager);
- Ter instalado o Angular CLI;
- Ter familiaridade com o ambiente de desenvolvimento e ferramentas de depuração do navegador;
- Ter familiaridade com o Git ou outro controle de versão;
- Ter familiaridade com algum framework de testes, como Jasmine ou Karma.
Primeiros passos para criar aplicações front-end com Angular
Para desenvolver aplicações front-end com Angular é necessário instalar o Node.js e o NPM, assim como o Angular CLI, que constituem o ambiente de desenvolvimento mínimo.
A instalação do Node.js no Windows pode ser feita através do Windows Installer e no Mac pode usar o MacOS Installer. No Linux o processo é via linha de comando e dependerá da distribuição utilizada, que pode ser conferida na página oficial de Distribuições Binárias do Node.js.
Feita a instalação do Node.js, é hora de instalar o Angular CLI, para isso basta abrir o prompt de comando do seu sistema operacional e executar o comando npm install -g @angular/cli.
Com o ambiente pronto é hora de criar a aplicação front-end com Angular explorando seus recursos internos. Ainda no prompt de comando, execute o comando ng new nome-da-aplicacao. Ele criará toda a estrutura de arquivos iniciais automaticamente.
Ao concluir, teste a aplicação executando o comando ng serve e veja como ela se comportará no navegador. Estando tudo certo, siga com o desenvolvimento da sua aplicação e explore os recursos do Angular CLI para otimizar o processo.
Recursos facilitadores do Angular CLI
- Criação de componentes: ng generate component nome-do-componente
- Adição de rotas: ng generate module nome-do-modulo --routing
- Compilar a aplicação: ng build
Vale frisar que todos esses comandos devem ser executados dentro do diretório da aplicação!

Cursos que podem alavancar sua carreira de desenvolvedor front-end
Se você quer seguir carreira como desenvolvedor front-end e usar o Angular como framework no seu dia a dia, os cursos do Instituto InfNet podem te ajudar com o que há de mais atualizado no assunto.
Temos curso livre, bootcamp e graduação que combinam teoria e prática para formar profissionais capazes de desenvolver todo tipo de aplicação front-end que o mercado precisar. Escolha o curso que mais se encaixa no seu perfil e comece hoje mesmo a se preparar para um mercado que só cresce no Brasil e no mundo.