Como criar aplicações front-end com Angular?

O mercado exige cada vez mais agilidade e facilidade de uso nas aplicações front-end, e com o Angular é possível entregar isso e muito mais, tanto para o usuário final quanto para os programadores envolvidos no processo.

Através de uma sintaxe fácil de ser assimilada e com recursos internos que agilizam o desenvolvimento, é possível criar aplicações para uso no desktop e também aplicativos para smartphone utilizando a mesma estrutura de código, o que aumenta as possibilidades de uso do framework.

O que é Angular?

Angular é um framework JavaScript open source criado para ajudar os desenvolvedores web a construir aplicativos front-end. Foi criado pela equipe do Google e é um dos frameworks de JavaScript mais populares. Ele se concentra em melhorar a experiência do desenvolvedor através de seu design modular (MVC e MVVM) e reutilizável.

E entre suas principais características estão:

Baixe o guia completo sobre

Front-End

Angular CLI

Angular CLI é um conjunto de ferramentas de linha de comando que ajuda a criar aplicações mais rapidamente. Através dele é possível gerar código, adicionar novos recursos e executar tarefas comuns.

Ilustração do fluxo de trabalho dentro da arquitetura do Angular.

Pré-requisitos para criar aplicações front-end com Angular

Embora o Angular traga consigo ferramentas que facilitam a criação de código, é preciso dominar alguns conhecimentos para extrair o máximo desse framework. Entre os pré-requisitos para criar aplicações front-end com Angular estão:

Primeiros passos para criar aplicações front-end com Angular

Para desenvolver aplicações front-end com Angular é necessário instalar o Node.js e o NPM, assim como o Angular CLI, que constituem o ambiente de desenvolvimento mínimo.

A instalação do Node.js no Windows pode ser feita através do Windows Installer e no Mac pode usar o MacOS Installer. No Linux o processo é via linha de comando e dependerá da distribuição utilizada, que pode ser conferida na página oficial de Distribuições Binárias do Node.js.

Feita a instalação do Node.js, é hora de instalar o Angular CLI, para isso basta abrir o prompt de comando do seu sistema operacional e executar o comando npm install -g @angular/cli.

Com o ambiente pronto é hora de criar a aplicação front-end com Angular explorando seus recursos internos. Ainda no prompt de comando, execute o comando ng new nome-da-aplicacao. Ele criará toda a estrutura de arquivos iniciais automaticamente.

Ao concluir, teste a aplicação executando o comando ng serve e veja como ela se comportará no navegador. Estando tudo certo, siga com o desenvolvimento da sua aplicação e explore os recursos do Angular CLI para otimizar o processo.

Recursos facilitadores do Angular CLI

Vale frisar que todos esses comandos devem ser executados dentro do diretório da aplicação!

Ilustração do fluxo de trabalho dentro da arquitetura do Angular.

Cursos que podem alavancar sua carreira de desenvolvedor front-end

Se você quer seguir carreira como desenvolvedor front-end e usar o Angular como framework no seu dia a dia, os cursos do Instituto InfNet podem te ajudar com o que há de mais atualizado no assunto.

Temos curso livre, bootcamp e graduação que combinam teoria e prática para formar profissionais capazes de desenvolver todo tipo de aplicação front-end que o mercado precisar. Escolha o curso que mais se encaixa no seu perfil e comece hoje mesmo a se preparar para um mercado que só cresce no Brasil e no mundo.

Baixe o guia completo sobre

Front-End