Neste artigo você encontrará:
Quando decidimos estudar algo para nos tornarmos bons profissionais em determinada área, certamente é preciso escolhermos adequadamente a escola que fará parte da nossa trajetória. Isso porque é muito mais simples aprender com o apoio de professores dedicados. Por isso, hoje falaremos dos melhores cursos Front-End para quem quer investir na área.
Em uma breve pesquisa, encontramos as mais diversas possibilidades, desde os cursos mais simples até aqueles completos e duradouros, como as graduações. Nesse caso, para tomar uma boa decisão quanto à sua formação Front-End, a dica é realmente conhecer a fundo o que é ensinado, definindo também seus objetivos. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema!
Baixe o guia completo sobre
Front-End
O que se aprende em um curso de Desenvolvimento Front-End?
Entre tantas opções de cursos Front-End encontradas na Internet, podemos dizer que nem sempre é uma missão simples fazer a melhor escolha. Mas, em geral, para começar a entender quais opções são mais completas, uma boa sugestão é conhecer quais são as disciplinas mais importantes para a atuação no mercado.
Dessa forma, podemos destacar linguagens básicas, como HTML, CSS e Javascript. Além disso, é muito indicado também que os profissionais da área tenham conhecimento em ferramentas específicas que facilitam a criação visual, como o React ou o Angular, por exemplo.
Esses são conceitos básicos que estão disponíveis na maioria das formações Front-End. Contudo, algumas vão além, oferecendo conhecimentos em Back-End, segurança de dados, comportamento do consumidor e técnicas de criação visual. Nesse caso, é necessário que você analise o que faz mais sentido de acordo com as suas expectativas para o futuro.
Além disso, entre as diferentes modalidades de formações, existem diversas opções, como cursos livres e as pós-graduações. Veja abaixo detalhes sobre cada uma delas e entenda quais são os benefícios apresentados:
Curso livre
Primeiramente, o curso livre pode ser o pontapé inicial para quem deseja aprender um novo tema, independente de qual seja ele. Tem uma duração bem menor, sendo focado em assuntos específicos que compõem determinado setor. Pode ser feito por qualquer pessoa, desde profissionais da área ou estudantes. Entre as opções, podemos destacar:
- Udemy: esta é uma plataforma muito conhecida quando se trata de cursos livres. Oferece um preço acessível para a maioria das opções e uma ampla variedade, desde os mais básicos até os mais avançados. Entre os cursos disponíveis, podemos destacar opções focadas em HTML5 e CSS, cursos completos com ensino da linguagem Javascript, entre outros.
- Infnet: para quem tem o foco de se tornar um Web Designer, essa é uma excelente opção. Basicamente, neste curso livre do Infnet, você poderá aprender a utilizar ferramentas como Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Adobe InDesign. Tudo isso permite que suas criações visuais se tornem profissionais. Tem duração total de 152 horas, com aulas 100% práticas.

Bootcamps
Os bootcamps são mais focados que os cursos livres, oferecendo uma grade mais completa, sendo também uma opção intensiva. Para quem já sabe o que deseja fazer e quer uma formação Front-End mais rápida, essa pode ser uma ótima opção. Conheça detalhes sobre duas delas:
- Ebac: o curso de Desenvolvimento Front-End da Ebac tem o foco principal em HTML, CSS, Javascript e JQuery. Ao todo são mais de 19 horas de aula, sendo estas bem focadas na prática, visto que o curso oferece a construção de 3 projetos reais. Pode ser feito por iniciantes ou profissionais que desejam aprender outras linguagens e ferramentas.
- Infnet: o bootcamp do Infnet é focado em ensinar ao aluno tudo sobre Desenvolvimento Front-End, indo desde o Javascript, HTML5 e CSS3 até os conhecimentos do React.js, uma ferramenta muito utilizada nas criações visuais. As aulas são 100% ao vivo, com duração total de 22 semanas. Conta com atividades práticas e oferece título de pós-graduação aos alunos que já possuem um diploma de graduação no momento da matrícula.
Graduação
A graduação, diferentemente dos dois acima, tem uma grade que pode variar de 2 até 5 anos de duração. Normalmente tem um ensino mais amplo, dando ao estudante a possibilidade de escolher o que mais se adequa ao seu perfil. Vale muito a pena para quem já decidiu sobre o segmento que deseja atuar. Entre as opções, podemos destacar:
- Ampli: a graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistema desta faculdade tem uma grade completa, oferecendo ao estudante amplas possibilidades para sua carreira. A duração é de 2 anos, sendo possível aprender temas ligados ao desenvolvimento de software, programação em banco de dados, Python, CSS e PHP.
- Infnet: o curso de Engenharia de Software do Instituto Infnet apresenta uma grade completa que permite que o estudante tenha mais possibilidades ao término do curso. Tem duração de 4 anos, carga horária de 3.300 horas, com aulas ao vivo de segunda a sexta. Após a graduação, o aluno poderá trabalhar diretamente com Front-End ou Back-End, podendo também se tornar um Desenvolvedor Full Stack. Tem o foco em linguagens como Python, Javascript, Java, HTML e CSS.
Pós-graduação
Por fim, a pós-graduação permite que o profissional realmente tenha destaque no mercado. Pode ser perfeita para quem quer migrar de área ou para quem quer conquistar uma promoção, por exemplo. É extremamente focada no tema de interesse, sendo uma formação possível apenas para quem possui diploma de graduação. Conheça duas opções abaixo:
- XPE: esta instituição tem uma pós-graduação focada no Desenvolvimento Front-End, destacando as disciplinas que ensinam as três principais ferramentas utilizadas no dia a dia do profissional, sendo elas a Angular, React e Vue. Conta também com tópicos voltados ao HTML e CSS. A duração total do curso é de 10 meses, garantindo ao aluno a participação em um projeto real.
- Infnet: a pós-graduação de Desenvolvimento Web Full Stack oferece aos graduados uma possibilidade para mudar de carreira ou se tornar um especialista. Tem uma grade completa, focada em ferramentas e linguagens, como Typescript, Express, Node.js e React. As aulas são 100% ao vivo nas terças e nas quintas, com duração de 11 meses, oferecendo atividades práticas.
Como saber se um curso é bom?
Agora que você já conhece detalhes sobre algumas das formações em Front-End, certamente você já chegou a conclusão sobre as categorias e opções que mais lhe agradam. É preciso sempre informar que um bom curso tem atendimento rápido, mesmo que online, oferecendo contato direto com o professor para a resolução de dúvidas.
Outro detalhe importante é que os projetos reais são de extrema necessidade para que o conteúdo fique fixado na mente. Além disso, por meio dessas criações o aluno poderá começar a montar seu próprio portfólio. Por fim, é preciso verificar se o curso oferece algum tipo de diploma ou certificado, pois este também é um benefício que faz diferença para muitos.
Em todo caso, procure sempre se dedicar aos estudos, independente da opção escolhida. Procure se manter constantemente atualizado(a) e não deixe de ler e aprender materiais que estejam em outros canais, pois esta é uma forma de se destacar.
Caso você tenha gostado de conhecer sobre a área e queira se especializar, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnet – referência no preparo de profissionais na área de TI –, que tem diversas opções de cursos para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar!
