Os melhores Frameworks de Front-End

Sem dúvidas, quando se trata da tecnologia, é impossível ser um bom desenvolvedor sem contar com o auxílio de ferramentas específicas. Por isso, hoje falaremos de Frameworks de Front-End, facilitadores que trazem soluções pré-definidas para tornar a criação mais fluida e otimizada.

Em outras palavras, essas ferramentas apresentam um conjunto de códigos prontos que podem ser reutilizados sempre que necessário. Para um profissional que tem uma grande demanda diária, poder contar com essa facilidade torna tudo mais simples. Veja abaixo algumas das melhores escolhas!

Baixe o guia completo sobre

Front End

Front-End e Frameworks: conheça os melhores

imagem que representa uma profissional trabalhando - fonte: Freepik
Quando se trata da tecnologia, é impossível ser um bom desenvolvedor sem contar com o auxílio de ferramentas específicas. I Fonte: Freepik

Quando se trata de Frameworks de Front-End, certamente existe uma infinidade de opções. Por isso, escolher a mais adequada pode ser uma missão difícil para alguns, especialmente para os iniciantes. Nesse caso, abaixo citaremos as características principais de 5 possibilidades interessantes. Confira:

Angular

Esse Framework foi desenvolvido pelo Google, sendo utilizado tanto por ele, como também pela Microsoft. A sua primeira versão foi baseada na linguagem JavaScript (Angular.js), enquanto a segunda versão em TypeScript. O framework permite uma rápida produção de códigos, sendo indicado para criações de aplicativos web de apenas uma página.

Nesse caso, a interação e a navegação entre as sessões de uma página ocorrem de modo que não seja necessário o carregamento de uma nova página. Garante que a criação se torne mais simples e prática, podendo ser utilizado também para desktop.

Materialize

O Materialize é uma opção que utiliza o Material Design, criado pelo Google, como base de inspiração para cores, ícones e formatos. É uma ferramenta com muitos recursos, pois utiliza o jQuery para ter mais elementos visuais, especialmente para os aplicativos móveis.

Muitos o consideram uma alternativa para o Bootstrap, que falaremos a seguir. O seu principal objetivo é que o Desenvolvedor Front-End tenha tudo que precisa em um único Framework, acelerando o desenvolvimento por meio de facilidades na criação, já que oferece exemplos e documentos aos usuários.

Bootstrap

Esse é um dos Frameworks Front-End mais conhecidos e a sua primeira versão foi lançada em 2011. Sua comunidade é imensamente ativa, o que permite que os profissionais da área possam trocar conhecimentos e tirar dúvidas.

É uma opção mais completa em termos de funcionalidades, sendo possível criar projetos responsivos utilizando HTML, CSS e JavaScript. Trata-se de uma estrutura de código fonte aberto, podendo servir como base para a estilização de páginas. Uma das grandes vantagens é que ele é atualizado com frequência, o que o torna mais tecnológico.

O Bootstrap é uma estrutura de código fonte aberto, podendo servir como base para a estilização de páginas. I Fonte: Freepik

Semantic UI

Esse Framework é diferente da maioria, pois utiliza palavras reais ao invés de abreviações, o que facilita o entendimento para os usuários, especialmente os iniciantes. Lembrando que, assim como a maioria das ferramentas da categoria, o Semantic UI utiliza a língua inglesa para as criações.

Funciona de maneira rápida e intuitiva, sendo adaptável à linguagem JavaScript. O framework permite que as variações de design sejam incorporadas conforme ajustes do programador, com formato responsivo. Além deste benefício, também possui integração com bibliotecas muito utilizadas, como o React.

Django

Por fim, este trata-se de um Framework Front-End Python, sendo uma estrutura de pilha completa, incluindo todos os recursos necessários para a criação. É possível que o desenvolvedor trabalhe com questões que envolvem o Front-End, assim como o Back-End.

Nesse caso, você poderá trabalhar com mapeamento relacional de objeto, assim como templates, o que permite que partes estáticas da saída HTML desejada sejam inseridas. É uma opção bem interessante para quem quer utilizar Python no Front-End, aliando isso a outras linguagens da área.

Conheça melhor uma das opções e invista no seu aprendizado

Entenda mais sobre Desenvolvimento Front-End com os cursos do Instituto Infnet. I Fonte: Freepik

Mesmo que você termine essa leitura, ainda podem restar dúvidas quanto ao melhor Framework para Front-End. Afinal, as ferramentas, de um modo geral, são parecidas.

Por isso, a dica é realmente se aprofundar inicialmente nas opções que te despertarem maior interesse, pois assim você poderá tirar suas próprias conclusões quanto às funcionalidades de cada uma e realizar a escolha mais adequada de acordo com o seu objetivo.

Porém, de forma resumida, o Framework Bootstrap é um dos mais utilizados, enquanto o Django é a única opção da lista que utiliza linguagem Python. Esse pode ser um bom caminho para iniciar a jornada de estudos, a depender, claro, do seu objetivo como profissional.

Caso você tenha gostado de aprender um pouco até aqui e queira se especializar, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnet – referência no preparo de profissionais na área de TI –, que tem diversas opções de cursos para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar.

Baixe o guia completo sobre

Front End