Quando trata-se de desenvolvimento e as diferentes linguagens que envolvem a área, podemos afirmar que não é simples o início da busca pelo conhecimento. Afinal, para se tornar um programador, é preciso ter muita dedicação e força de vontade. Para te auxiliar nessa jornada, hoje falaremos das formas de aprender HTML.
A linguagem de marcação é um dos códigos mais conhecidos no mundo do desenvolvimento. A maioria das páginas da web utilizam a linguagem, sendo que esta pode ser a mais indicada para os estudantes que desejam iniciar sua jornada na carreira. Ao contrário do que você pode imaginar, não é difícil encontrar bons conteúdos disponíveis. Continue a leitura e entenda a importância do estudo.
Baixe o guia completo sobre
Full Stack
Por que estudar Desenvolvimento Front-End?
Antes de falarmos sobre os melhores conteúdos para começar a aprender HTML, vamos citar a importância do conhecimento. Se você quer se tornar um Desenvolvedor Front-End ou Full Stack, sem dúvidas terá que lidar com a parte visual das criações.
Nesse caso, o HTML ou a Linguagem de Marcação de Hipertexto será o código responsável por te auxiliar a estruturar uma página e organizar todo o conteúdo ali presente, como os parágrafos, imagens e tabelas. Existem tags de abertura e fechamento, além do conteúdo e dos elementos que formam o código.

Melhores livros e materiais para aprender HTML
Para entender como aprender HTML, muito provavelmente você terá que investir em conteúdos específicos que abordam o tema. Nesse caso, os livros e artigos são uma ótima opção, pois oferecem um excelente custo-benefício, sendo que a segunda opção, na maioria das vezes, é gratuita. Confira os materiais que separamos:
- Use a cabeça! Programação em HTML5: a opção da editora Alta Books, escrita por Eric Freeman e Elisabeth Robson, conta com 608 páginas, oferecendo um guia de aprendizagem para leigos que querem aprender a programar de forma completa, incluindo o aprendizado para aplicativos web com JavaScript;
- HTML5 e CSS3: o livro publicado pela editora Alta Books, escrito pela Elizabeth Castro e Bruce Hyslop, conta com 576 páginas, oferecendo uma abordagem simples para iniciantes, exemplos de códigos e passos para quem realmente deseja colocar a mão na massa;
- Front-End: Curso Completo de HTML, CSS e JavaScript: este livro conta com apenas 72 páginas, sendo uma opção com linguagem extremamente prática e objetiva, o que pode ser uma ótima forma de entrar no mundo das áreas que envolvem o desenvolvimento, inclusive o HTML. Foi escrito por P.A Gabriel;
- JavaScript descomplicado: a obra escrita por Cláudio Oliveira e Humberto Zanetti é uma opção que ensina o básico sobre programação para a web e dispositivos móveis, indo além do HTML. Ensina conceitos, sendo capaz de levar o estudante até a prática por meio do conhecimento de ferramentas e frameworks;
- Introdução ao HTML5 e CSS3: escrito por Richard Clark, Oil Studholme, Christopher Murphy e Divya Manian. A opção ensina o planejamento de páginas da web, oferecendo ao aluno a possibilidade de aprender novas soluções de tipografia e animações. Conta com 656 páginas;
- Como aprender HTML (WikiHow): este é um conteúdo relativamente simples, o que garante que o leitor possa aprender a introdução sobre os comandos do HTML em passos objetivos. Mostra ao estudante como começar a formar seus primeiros códigos;
- HTML básico (DevMedia): este artigo é bem completo, podendo servir como base para que o estudante comece a entender os princípios da criação de códigos com a linguagem de marcação. Demonstra variados exemplos em imagens, ensinando o leitor a criar tabelas, listas, cabeçalhos, entre outros conteúdos.
Saiba onde encontrar mais materiais
Agora que você já conhece 7 formas de começar os seus estudos, podemos dizer que também existem inúmeros cursos online de HTML5. Além disso, muitos professores e profissionais da área disponibilizam conteúdos gratuitos em plataformas como o YouTube.
Por isso, se você ainda não deseja investir altos valores em formações completas ou quer apenas se inteirar no assunto para tomar a sua decisão, vale a pena estabelecer um roteiro para aprender por meio do que já existe na Internet. Após isso, caso você realmente tenha se interessado em aprender HTML e outros temas ligados ao Front-End, você pode apostar na prática e no ensino profissional.

A importância de praticar e se dedicar ao estudo
Por fim, precisamos mencionar que, assim como em outros tópicos que envolvem as tecnologias, ter o desejo de colocar o ensino em prática faz toda a diferença. Nesse caso, a dica é realmente desenvolver habilidades de leitura e análise, pois isso fará com que você crie o hábito de escrever códigos e personalizá-los conforme a necessidade. Não tenha medo de errar e tentar!
Caso você tenha gostado de aprender um pouco até aqui e queira se especializar, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnet – referência no preparo de profissionais na área de TI –, que tem diversas opções de cursos para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar. Confira nossos programas abaixo!
