O que é CSS?

Se você deseja trabalhar com Desenvolvimento Full Stack ou nas áreas focadas em Front-End, ou seja, na parte visual de qualquer desenvolvimento, muito provavelmente você terá que aprender algumas linguagens de programação, sendo um dos exemplos a CSS, ligada fortemente à linguagem de marcação HTML.

Basicamente, o termo em inglês significa Cascading Style Sheets, o que em português significa Folha de Estilo em Cascata. Nos próximos tópicos você irá entender a definição, como também os modos de usar CSS e todos os seus benefícios.

figura que retrata o uso de códigos HTML e CSS
O profissional de Desenvolvimento Full Stack deve conhecer linguagens de programação como HTML e CSS | Freepik

Como podemos usar CSS?

Em resumo, o principal objetivo do CSS é separar o conteúdo do site de toda a representação visual. Nesse caso, podemos entender que a linguagem está responsável pelo estilo da apresentação, podendo modificar cores, tamanhos, fontes, entre outras questões que impactam diretamente na experiência do usuário.

A linguagem foi criada em 1995, com o intuito de melhorar aquilo que já era possível ter com o HTML. Uma das maiores vantagens do uso do CSS, como você deve imaginar, é que os sites ficam mais bonitos e agradáveis, sendo esta uma questão que impacta fortemente em um dos grandes objetivos da criação: a boa funcionalidade.

Ninguém gosta de entrar em um site que não tenha uma aparência agradável. Afinal, isso pode passar uma imagem errada ao usuário. Por isso, com o conhecimento é possível estilizar grande parte das estruturas das páginas. Antes de existir CSS, a estilização era incluída diretamente na marcação HTML, o que gerava inúmeros problemas.

Por outro lado, com a Folha de Estilo em Cascata pode-se criar um arquivo separado para estilizar a página, posteriormente fazendo a integração do código escrito à marcação HTML, o que facilita os ajustes, caso sejam necessários. Para que você tenha noção do que é o CSS, atualmente até mesmo jogos podem ser criados juntamente à linguagem. Abaixo você entenderá o que é uma Folha de Estilo CSS e também como usar o código de forma detalhada.

Baixe o guia completo sobre

Full Stack

O que são folhas de estilo?

Uma Folha de Estilo CSS conterá muitas regras, sendo que o código é baseado em termos na língua inglesa. Basicamente existe um seletor, um bloco de declaração e uma descrição. Para que tudo saia corretamente, é preciso entender algumas das regras existentes.

Primeiramente, memorize que o seletor irá apontar para qual elemento da linguagem de marcação HTML será alterado. Já o bloco de declaração significa como você deseja alterar determinada área. Por fim, a descrição será, de fato, o que vai ser feito. No exemplo a seguir, todos os elementos de um parágrafo serão alterados para a cor amarela. Confira:

<style>

p {

color: yellow;

}

<style>

Se parecer complexo, entenda que existem diferentes formas de incluir o CSS na linguagem HTML. No caso acima, o “p” significa o parágrafo (elemento seletor), o termo “color” seria o bloco de declaração (propriedade) e o termo “yellow” seria a descrição final (valor).

Para criar uma folha de estilo é relativamente simples. Basta acessar seu editor de código e começar a criar um documento novo. Após isso, é necessário salvar o arquivo com o nome “estilo.css”, pois isso fará com que o navegador reconheça o código.

Como programar com CSS sendo um desenvolvedor?

Após criar a Folha de Estilo CSS, é preciso inserir o arquivo na linguagem de marcação HTML. Existem formas diferentes de fazer isso, sendo que as mais comuns são o uso do CSS Interno, CSS Externo ou CSS Inline. 

Para quem pretende estilizar uma única página, o CSS Interno pode ser muito efetivo, sendo necessário apenas adicionar o código de abertura: <style> após a tag <head>. Logo em seguida, basta adicionar as regras criadas em CSS, finalizando tudo com a tag </style> e </head>.

Desenvolvedor utilizando a linguagem CSS | Freepik

Por outro lado, o CSS Externo irá linkar páginas da Internet, sendo muito útil para sites grandes. Nesse caso, o mesmo arquivo poderá ser usado em diferentes trabalhos, proporcionando uma linguagem de marcação HTML mais limpa. 

Por fim, o CSS Inline adiciona o atributo Style para cada tag, sendo muito indicada para mudanças específicas no estilo do site. Agora que você entendeu todas essas questões, vale a pena se aprofundar no tema para se tornar um desenvolvedor completo. 

Caso você tenha gostado de aprender um pouco até aqui e queira se especializar, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnetreferência no preparo de profissionais na área de TI –, que tem diversas opções de cursos para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar. Confira nossos programas abaixo!

Baixe o guia completo sobre

Full Stack