Desenvolvimento Full Stack e HTML

Se você acompanha as tendências tecnológicas e as diversas áreas de atuação disponíveis, já deve ter notado que o Desenvolvimento Full Stack está em alta nos últimos meses. Basicamente, o conhecimento torna o profissional capaz de atuar com o Back-End e o Front-End, por meio das diversas linguagens, como o HTML.

Nesse caso, para quem pretende entender toda a lógica da programação de uma criação, incluindo a parte visível do site ou aplicativo, será muito importante entender o que é HTML e como este auxilia o desenvolvedor a entregar a melhor experiência ao usuário. Quer saber mais? Continue a leitura e conheça o tema a fundo!

Aprenda como o HTML é usado em Desenvolvimento Full Stack

Na introdução explicamos resumidamente como o profissional de Desenvolvimento Full Stack pode utilizar o HTML a seu favor durante a criação. Dessa forma, para que você entenda profundamente a questão, podemos dizer que o HTML é, basicamente, uma linguagem que permite construir e editar um site.

A princípio, para os profissionais que nunca tiveram contato com nenhum tipo de conteúdo nesta área, o HTML pode parecer complexo. Porém, é preciso entender que, com o passar do tempo, torna-se rotineiro lembrar dos pequenos atalhos para escrever um código completo. 

O conhecimento, também chamado de Linguagem de Marcação de Hipertexto, é capaz de mostrar para os servidores qual o estilo e a estrutura que um determinado documento deve apresentar. Para simplificar, o HTML é a base para a maioria dos sites que você interage diariamente. 

Ou seja, para quem pretende se tornar um Desenvolvedor Full Stack de sucesso, faz muito sentido investir no conhecimento. Afinal, o aprendizado está ligado às funções básicas da funcionalidade de sites personalizados e profissionais.

profissional escrevendo código HTML no computador
O profissional de Desenvolvimento Full Stack utiliza o HTML durante a criação | Pixabay

Baixe o guia completo sobre

Full Stack

Entenda qual a relação com CSS

Bom, certamente é possível que muitas pessoas confundam as funções do HTML com as do CSS. Existe, sim, muita relação entre ambos os conhecimentos, já que estas são as linguagens mais utilizadas no mundo Front-End, uma das partes que compõem o Full Stack. 

Basicamente, o CSS surgiu como consequência do grande crescimento do HTML. Isso porque, quanto mais os desenvolvedores entendiam sobre a linguagem de marcação, mais as criações ficavam bonitas e interessantes. 

No entanto, geralmente como os códigos eram escritos no mesmo arquivo da parte estrutural, isso os deixava muito grandes, atrapalhando qualquer possível edição que surgisse posteriormente. Por isso, em 1995 surgiu o CSS com o intuito de separar a parte estrutural da aplicação da parte estética.

Saiba quais as diferenças entre HTML e CSS

Para que você entenda melhor quais as diferenças entre o HTML e o CSS, é preciso que veja um pequeno exemplo de código. Nesse caso, imagine que você esteja utilizando a Linguagem de Marcação de Hipertexto para definir um parágrafo. O código ficará da seguinte forma: 

<p> texto do parágrafo inserido aqui </p> 

Por outro lado, caso você queira adicionar uma cor no texto do parágrafo, você pode e deve utilizar o CSS, também conhecido como Cascading Style Sheet. Nesse caso, você poderá utilizar o seguinte código: 

p { 

color: red; 

No caso acima, todos os parágrafos ficarão na cor vermelha, que é definida como “red”. Como você pôde notar, o CSS pode ser escrito dentro do arquivo HTML ou pode ser escrito em um arquivo separado. 

Então, em resumo, o HTML deve ser utilizado para estruturar elementos da página, como links, títulos, tabelas e imagens. Já o CSS irá trabalhar com o estilo de forma geral, como as cores, fontes e tamanhos. 

imagem com um grande código escrito no computador
O HTML e o CSS trabalham em conjunto na construção de um site | Pixabay

Comece uma nova carreira

Agora que você entendeu tudo sobre HTML, certamente definiu se a profissão pode ser interessante para seu perfil. Ao contrário do que você pensa, o aprendizado não precisa ser difícil, sendo que tudo também dependerá da estratégia utilizada, como também da escola de ensino escolhida.

Caso você tenha gostado de aprender um pouco até aqui e queira se especializar, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnetreferência no preparo de profissionais na área de TI –, que tem diversas opções de cursos para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar. Confira nossos programas abaixo!

Baixe o guia completo sobre

Full Stack