O que são MEAN, MERN e MEVN em Desenvolvimento Full Stack

O desenvolvimento de aplicativos, sites e sistemas web tem se mostrado uma das necessidades básicas de qualquer negócio. Se você não tem uma presença online na forma de um app ou uma página na internet (além das diversas mídias sociais, como Instagram e YouTube), é provável que o negócio esteja fadado ao fracasso (ou perto disso).

Porém, até mesmo o negócio mais básico não pode dispor de todas as ferramentas disponíveis para o desenvolvimento web. É necessário fazer uma seleção, montar uma “equipe” de recursos que vá ajudar na criação do que é necessário para a empresa prosperar. Dentro do contexto de programação, isso é o que chamamos de “technology stack”, algo que poderia ser traduzido como uma “pilha de tecnologia”.

Mas afinal, o que é um “technology stack” e o que isso tem a ver com o desenvolvimento web? E o que as siglas MEAN, MERN e MEVN tem a ver com esse assunto? Se você já é um desenvolvedor, provavelmente deve ter reconhecido algumas dessas combinações. Mas se ainda não é, está na hora de aprender.

O que o é o “technology stack”?

Essa expressão, também conhecida no português como “tech stack” ou simplesmente “stack”, faz referência ao conjunto de ferramentas necessárias para o desenvolvimento de aplicações online. No contexto computacional, isso faz referência ao framework, sistema operacional, linguagem de programação, servidores, APIs e outras tecnologias que podem estar envolvidas.

Nesse contexto, o termo full stack é uma referência a todo o conjunto de softwares e frameworks indispensáveis para a criação de aplicações de todos os tipos.

programador full stack trabalhando no computador
Um “tech stack" é a escolha das ferramentas para o desenvolvimento web. | Freepik

Em um stack específico, todas as tecnologias trabalham em conjunto para oferecer a melhor experiência e resultados para o desenvolvimento de uma aplicação. Além disso, a divisão em “pacote de ferramentas” ajuda na tomada de decisão sobre qual opção escolher, já que ao optar por uma abordagem específica, todo o restante “vem junto”.

Atualmente, três stacks para desenvolvimento web são os mais populares e utilizados pelos desenvolvedores em suas áreas de atuação. MEAN, MERN e MEVN são os pacotes de ferramentas cujas iniciais representam o nome de cada um dos softwares (framework ou banco de dados) utilizados em cada abordagem.

Vamos conhecer cada um deles e suas vantagens a seguir.

Baixe o guia completo sobre

Full Stack

MEAN Stack

O MEAN Stack é o conjunto de softwares open-source baseado em JavaScript. Trata-se da escolha ideal para o desenvolvimento web e de aplicações reativas e avançadas. Muitos programadores optam por essa abordagem por conta da praticidade de usar apenas uma linguagem de programação, possibilidade de reutilização de códigos e velocidade no desenvolvimento.

MERN Stack

O MERN Stack utiliza uma versão mais atualizada do framework baseado em JavaScript, motivo pelo qual tem sido a opção dos novos programadores que optam por tecnologias mais recentes. Por se utilizar fortemente em React para o desenvolvimento front-end, tem sido a escolha dos profissionais que querem oferecer uma experiência sólida para o usuário e utilizar as diversas bibliotecas do framework.

MEVN Stack

A MEVN Stack pode ser considerada uma opção intermediária entre o MERN e MEAN, utilizando o Vue.js como framework front-ent. Essa tecnologia oferece um desenvolvimento ágil e muito eficiente quando comparado ao Angular e React. O Vue.js também dispõe de funcionalidades que favorecem o suporte a serviços de terceiros que eventualmente podem se acoplar ao aplicativo.

A diferença entre MEAN, MERN e MEVN está nos frameworks front-end | Google

Qual opção escolher?

Todas as opções de Stack oferecem funcionalidades únicas para os desenvolvedores, tornando difícil escolheruma delas a melhor ou mais indicada para todos. Como a diferença está principalmente na utilização do framework para desenvolvimento front-end, é preciso conhecer cada uma das tecnologias (Angular, React e Vue) para poder determinar qual é a mais indicada para a programação.

Porém, é fato que o MEAN Stack é uma das abordagens mais utilizadas atualmente. Grandes organizações recorrem a esse conjunto de ferramentas, tais como HBO, Nike e YouTube no desenvolvimento de suas aplicações web. Já o MERN tem sido a opção das organizações que apostam pesado na experiência de usuário, como Netflix, Uber e Flipkart. Isso significa que também é uma boa opção.

Por outro lado, o MEVN é a escolha daqueles que optam por desenvolver uma aplicação orientada ao método MVC (Model-View-Controller), com funcionalidades mais voltadas para o lado do servidor (back-end).

Onde continuar meu aprendizado?

Se o assunto de desenvolvimento e programação é do seu interesse, a nossa indicação são os cursos do Instituto Infnet. Referência na formação tecnológica, a instituição oferece diversas opções para graus de instrução variável.

Conheça alguns cursos ligados a desenvolvimento:

Faculdade EAD em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Pós-Graduação em Desenvolvimento Web Full Stack

Trainings sobre desenvolvimento

Bootcamp Desenvolvedor Web Full Stack

Baixe o guia completo sobre

Full Stack