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Um bom plano de Inbound Marketingé o começo de uma campanha de Marketing Digital de sucesso. Segundo a pesquisa Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas no Brasil adotam estratégias de marketing para a internet como meio de crescimento. É uma área que une oportunidades e também desafios, então saber conciliar as suas ideias com as formas de alcançar o público nas redes é essencial.
O Inbound é uma estratégia de marketing que age de uma forma bem diferente da propaganda offline, que já conhecemos bem. O foco no espaço online é atrair o público por meio de um conteúdo que agregue valor, criando uma relação antes da venda e transformando os interessados em clientes.
No mercado, um erro muito comum das agências e empresas na hora de aplicar uma campanha de inbound marketing é justamente no primeiro passo, o planejamento.
Por isso, preparamos algumas dicas de como montar um planejamento de inbound marketing, para te ajudar a transformar suas ideias em uma campanha que alcance melhor seus futuros clientes, não deixe de conferir!
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Inbound Marketing
Qual é a estrutura de uma campanha de inbound marketing?
Antes das dicas, vamos revisar como se estrutura uma estratégia de Inbound?
Uma campanha de Inbound marketing tem como objetivo alcançar o cliente durante a jornada de decisão de compra, que podemos dividir em etapas de: atração, aprendizado, conversão e compra. A venda é feita depois que a relação entre marca e público interessado é estabelecida.
O Funil de Venda é o conceito aplicado pelo Inbound Marketing para criar a estrutura que vai captar o público no começo da jornada de decisão e guiá-lo até a compra do produto. Então durante a montagem do seu planejamento é importante ficar atento em quais ações e estratégias funcionam melhor para cada etapa.
- Topo do Funil: Atração e aprendizado - Gerar engajamento com o público através da produção de conteúdo relevante em redes sociais, blogs e outros canais de comunicação na internet.
- Meio do Funil: Conversão - Transforma o público em lead, um cliente em potencial, gerando uma assinatura em newsletter, novos seguidores nas redes ou o cadastro em landing page.
- Fundo do Funil: Venda/Compra - Fazer a oferta do produto para o lead, de acordo com o perfil de interesse traçado durante as interações anteriores e da relação estabelecida durante a conversão.
Por onde começar o planejamento?
O Funil de venda vai ser a forma como vamos organizar e entender a relação da marca com o público, porém o primeiro passo começa antes da publicação do conteúdo. Os três pilares que vão ser um diferencial para um bom plano de inbound são: Objetivo, persona e pesquisa.
- Qual o objetivo da campanha?
Ter uma meta vai ajudar você a não se perder no caminho. Defina qual o propósito da campanha, seja:
- Estabelecer uma presença online
- Gerar mais inscritos nos canais de comunicação da marca
- Fazer o lançamento ou divulgação de um produto em especial
- Manter clientes antigos consumindo produtos da marca
Ter o objetivo traçado vai ajudar a definir quais ideias funcionam melhor para a campanha, quantificar o grau de sucesso conquistado e o alinhamento com outras campanhas da marca.
- Quem é o seu público-alvo?
Quando pensar em um conteúdo para a sua campanha, não se pode atirar para todos os lados. É importante ter em vista quem você quer atrair para a sua marca para saber como criar o engajamento necessário.
Pessoas têm interesses diferentes e os grupos que compartilham interesses em comum vão se dividir em nichos virtuais. Cada nicho terá seus canais de comunicação favorecidos, formas de dialogar e dinâmicas online próprias. Responda algumas perguntas básicas que definem qual é o tipo de cliente que a marca deseja alcançar, essa será a Persona da sua campanha.
Alguns exemplos:
- Idade
- Gênero
- Interesses compartilhados com a marca
- Dores que a marca pode sanar
- Como foi feita a sua pesquisa?
Muitos erros podem ser minimizados ou até mesmo totalmente evitados caso você tenha feito uma boa pesquisa durante seu planejamento. Com o objetivo traçado e a persona definida, é a hora de levantar todas as informações que podem ser pertinentes para a sua campanha!
Alguns exemplos,
- Pesquisa de mercado: O que os concorrentes têm feito de conteúdo? Como está a situação de oferta e procura do seu nicho? Quais são os preços do mercado digital?
- Pesquisa de opinião: Quais canais de comunicação sua persona utiliza? Em quais horários a maior parte do seu público está “online”? Que tipo de conteúdo está saturado e qual tem sido pouco explorado?
- Pesquisa de canal: Qual rede social melhor se encaixa com a sua marca?Qual rede seu público mais consome? Quais formatos de conteúdo se encaixa melhor para cada canal?
É importante o máximo de dados que você puder. Por que essas informações vão ser a base para construir uma campanha de marketing eficaz. E a ação de estar renovando as suas pesquisas a cada fase da campanha vai permitir que você veja os resultados de como o público está engajado com o seu conteúdo.
O que mais pode ajudar?
Objetivo, público-alvo e pesquisa são os pontos de partida para construir uma campanha que obtenha o impacto que você deseja para sua marca. Porém o dinamismo das redes obriga que o marketing digital esteja constantemente renovando suas técnicas e estratégias. Estar constantemente em aprendizado define um bom profissional, você precisa buscar novidades para se manter à frente.
Esse conhecimento pode ser vital para sua carreira ou negócio, o instituto Infnet pode ajudar nessa busca!