Como começar um planejamento de Inbound Marketing?

Neste artigo você encontrará:

Um bom plano de Inbound Marketingé o começo de uma campanha de Marketing Digital de sucesso. Segundo a pesquisa Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas no Brasil adotam estratégias de marketing para a internet como meio de crescimento. É uma área que une oportunidades e também desafios, então saber conciliar as suas ideias com as formas de alcançar o público nas redes é essencial.

O Inbound é uma estratégia de marketing que age de uma forma bem diferente da propaganda offline, que já conhecemos bem. O foco no espaço online é atrair o público por meio de um conteúdo que agregue valor, criando uma relação antes da venda e transformando os interessados em clientes.

No mercado, um erro muito comum das agências e empresas na hora de aplicar uma campanha de inbound marketing é justamente no primeiro passo, o planejamento.

Por isso, preparamos algumas dicas de como montar um planejamento de inbound marketing, para te ajudar a transformar suas ideias em uma campanha que alcance melhor seus futuros clientes, não deixe de conferir!

Mulher com lápis escrevendo uma lista de tarefas e marcando as caixas de seleção
Tenha os objetivos da sua campanha de marketing bem definidos. | Freepik

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Qual é a estrutura de uma campanha de inbound marketing?

Antes das dicas, vamos revisar como se estrutura uma estratégia de Inbound?

Uma campanha de Inbound marketing tem como objetivo alcançar o cliente durante a jornada de decisão de compra, que podemos dividir em etapas de: atração, aprendizado, conversão e compra. A venda é feita depois que a relação entre marca e público interessado é estabelecida.

O Funil de Venda é o conceito aplicado pelo Inbound Marketing para criar a estrutura que vai captar o público no começo da jornada de decisão e guiá-lo até a compra do produto. Então durante a montagem do seu planejamento é importante ficar atento em quais ações e estratégias funcionam melhor para cada etapa.

Por onde começar o planejamento?

O Funil de venda vai ser a forma como vamos organizar e entender a relação da marca com o público, porém o primeiro passo começa antes da publicação do conteúdo. Os três pilares que vão ser um diferencial para um bom plano de inbound são: Objetivo, persona e pesquisa.

Ter uma meta vai ajudar você a não se perder no caminho. Defina qual o propósito da campanha, seja:

Ter o objetivo traçado vai ajudar a definir quais ideias funcionam melhor para a campanha, quantificar o grau de sucesso conquistado e o alinhamento com outras campanhas da marca.

Ilustração vetorial onde um homem e uma mulher analisam dados de um gráfico de SEO
Para um conteúdo ser atrativo para o público ele precisa entreter, inspirar, educar e convencer. | Designed by Freepik

Quando pensar em um conteúdo para a sua campanha, não se pode atirar para todos os lados. É importante ter em vista quem você quer atrair para a sua marca para saber como criar o engajamento necessário.

Pessoas têm interesses diferentes e os grupos que compartilham interesses em comum vão se dividir em nichos virtuais. Cada nicho terá seus canais de comunicação favorecidos, formas de dialogar e dinâmicas online próprias. Responda algumas perguntas básicas que definem qual é o tipo de cliente que a marca deseja alcançar, essa será a Persona da sua campanha.

Alguns exemplos:

Muitos erros podem ser minimizados ou até mesmo totalmente evitados caso você tenha feito uma boa pesquisa durante seu planejamento. Com o objetivo traçado e a persona definida, é a hora de levantar todas as informações que podem ser pertinentes para a sua campanha!

Alguns exemplos,

É importante o máximo de dados que você puder. Por que essas informações vão ser a base para construir uma campanha de marketing eficaz. E a ação de estar renovando as suas pesquisas a cada fase da campanha vai permitir que você veja os resultados de como o público está engajado com o seu conteúdo.

Profissionais criativos reunidos em uma mesa de conferência discutindo algum projeto
Mantenha o registro de todos os dados, eles serão sempre uma fonte de inspiração! | Freepik

O que mais pode ajudar?

Objetivo, público-alvo e pesquisa são os pontos de partida para construir uma campanha que obtenha o impacto que você deseja para sua marca. Porém o dinamismo das redes obriga que o marketing digital esteja constantemente renovando suas técnicas e estratégias. Estar constantemente em aprendizado define um bom profissional, você precisa buscar novidades para se manter à frente.

Esse conhecimento pode ser vital para sua carreira ou negócio, o instituto Infnet pode ajudar nessa busca!

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