Quais são as 5 etapas do Inbound Marketing?

Neste artigo você encontrará:

Se você está pelo menos um pouco atento(a) ao mundo do marketing digital e das vendas online, provavelmente já ouviu algumas palavras como lead, conversão, SEO, dentre muitas outras.

Todas as expressões acima fazem parte do universo doInbound Marketing. O termo, criado em 2005 por Brian Halligan, fundador do Hubspot, pode ser considerado como o conjunto de estratégias utilizado para atrair potenciais clientes online e fazê-los comprar do seu negócio.

No entanto, dentro das estratégias que compõem o Inbound Marketing, há uma organização em etapas para facilitar a tomada de decisões e a escolha dos melhores investimentos em conteúdo para o seu negócio.

Confira abaixo as 5 etapas fundamentais da área e entenda melhor como utilizá-las para o crescimento do seu negócio:

Imagem: Karolina Grabowska/Pexels

A primeira etapa fundamental do planejamento estratégico de Inbound Marketing é, claro, atrair potenciais clientes para o seu negócio. E como você faz isso? Produzindo conteúdo exclusivo e interessante voltado especificamente para eles e as suas necessidades nas mais diversas plataformas diferentes – LinkedIn, blog da empresa, Instagram, Facebook e muitas outras.

Para isso, você precisa saber quais são as reais demandas dos seus clientes e como solucioná-las. O seu conteúdo deve ser voltado para ajudá-lo de forma precisa e direta.

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Imagem: energepic/Pexels

É necessário que os seus clientes encontrem o conteúdo da sua empresa de maneira fácil e prática. Quase ninguém vai até a página 10 do Google, certo? Assim, você deve sempre procurar estar no topo dos principais buscadores de pesquisa.

Para que seus futuros clientes te encontrem por meio dos buscadores de pesquisa, é preciso ser ativo em todas as principais redes sociais e otimizar seu site usando palavras-chave relacionadas ao setor.

Além disso, é fundamental investir em boas práticas e táticas de SEO (Search Engine Optimization) para impulsionar o seu conteúdo. Se não tiver ideia de por onde começar, este guia, preparado pelo próprio Google, pode te ajudar bastante. Confira!

Depois de investir para que seu negócio seja facilmente encontrado online, você não deve perder nenhuma oportunidade de transformar visitantes em clientes!

Preste atenção a cada possibilidade de interação, certificando-se de que todo o seu conteúdo inclua uma landing page ou uma call-to-action, aquela pequena chamada do tipo: “clique aqui para não perder nada!” ou “saiba mais clicando aqui!”, incentivando o leitor a uma ação.

Imagem: kindel/Pexels

Por definição, os leads são as pessoas que demonstram interesse nos serviços ou produtos de uma marca, isto é, os possíveis consumidores.

Assim como seu conteúdo, suas landing pages e call to actions (também conhecidos como CTAS) devem ser adaptados ao seu cliente ideal – o que significa que os leads que você recebe deles têm uma chance maior de serem clientes qualificados.

No entanto, para transformar os leads em clientes de fato, é importante que você invista em criar uma relação com eles. Sabe aqueles e-mails que as lojas enviam oferecendo promoções e descontos para quem é cadastrado? Eles fazem parte da estratégia de Inbound Marketing chamada e-mail marketing, que tem por objetivo transformar você, o lead, em um cliente.

O sucesso da sua estratégia de Inbound Marketing depende de mais do que apenas entender como ela funciona e por qual razão. Depois de implementar uma tática de Inbound Marketing, você precisa analisar os seus dados e compreender quais táticas estão funcionando, quais não estão e fazer os ajustes necessários de acordo com esses dados.

Tendências de Inbound Marketing

Como o mundo do Marketing está sempre mudando, é muito importante se manter sempre atualizado em relação às tendências e possibilidades da área.

De acordo com o site norte-americano Finances Online, algumas das tendências de Inbound Marketing para o ano de 2022 são:

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