Analista de Inbound Marketing: o que faz? Como se tornar?

Neste artigo você encontrará:

De acordo com um estudo feito em dezembro de 2021 pelo LinkedIn, cerca de 49% dos brasileiros desejam mudar de emprego em 2022. E você, tem pensado em mudar de área e não sabe exatamente por onde começar? Pode ser que o marketing digital seja para você!

Dentre o grande leque de opções que a área do marketing digital tem a te oferecer, uma das profissões possíveis é a de analista de Inbound Marketing. Mas o que faz um analista de Inbound Marketing? Como começar nessa área? Para descobrir isso e muito mais, continue lendo o texto:

Baixe o guia completo sobre

Inbound Marketing.

O que faz um analista de Inbound Marketing?

Fonte da Imagem: Mikhail Nilov/Pexels

Por definição, um analista de Inbound Marketing é o responsável por atrair potenciais consumidores qualificados para o site de um negócio e ajudar a convertê-los em leads e clientes, utilizando conteúdo online, que seja relevante e útil.

O analista de Inbound Marketing também desenvolve estratégias de conteúdo, aprimora o SEO e identifica oportunidades de criação de links online. O trabalho nesta área se concentra no uso de ferramentas, plataformas e tecnologias digitais para atender às metas de vendas e marketing.

A forma como os analistas de Inbound Marketing abordam seus objetivos pode diferir muito de profissional para profissional. Isso ocorre porque existem inúmeras abordagens potenciais para essa área, que dependem dos objetivos do negócio e também dos recursos disponíveis para os profissionais.

Em uma campanha, por exemplo, um especialista em Inbound pode passar a maior parte do tempo escrevendo textos para posts de blogs, landing pages e e-mails. Em outra, pode precisar trabalhar em fluxos de trabalho automatizados, monitorar contas de redes sociais e gerenciar sistemas de CRM. Os analistas podem, ainda, se concentrar apenas em estratégias específicas como SEO, PPC ou blogs, enquanto outros podem se concentrar apenas em clientes B2B ou B2C ou trabalhar apenas em setores específicos.

Como se tornar um analista de Inbound Marketing?

Para se tornar um analista de Inbound Marketing, você não precisa necessariamente de um diploma na área de Marketing ou de Comunicação Social. No entanto, é bastante recomendado se manter estudando sempre e buscando cursos, já que esta é uma carreira que está em constante mudança.

Uma noção sólida de funcionamento de redes sociais, de ferramentas como Instagram e Facebook Ads, assim como de SEO, já são um bom começo para quem deseja entrar nessa carreira.

As qualificações exigidas para um analista de Inbound Marketing variam de empresa para empresa, porém habilidades em mídia, conteúdo, análise e dados digitais são sempre importantes. Cargos juniores podem aceitar candidatos com pouca ou nenhuma experiência, mas o conhecimento de plataformas de mídias sociais e capacidade analítica são bastante apreciadas.

Como funciona uma consultoria?

Fonte da Imagem: Thirdman/Pexels

Uma consultoria de Inbound Marketing é recomendada para empresas e profissionais que desejam aumentar o seu fluxo de tráfego online. Na consultoria, o cliente apresenta seus objetivos e ideias para o profissional (ou para o time de profissionais) de Inbound Marketing que, a partir disso, irá montar uma estratégia personalizada e bem elaborada para que o cliente possa atingir estes números.

Gostou de saber mais sobre essa carreira? Se interessou? Então você não pode deixar de conferir os cursos da nossa Escola de Comunicação e Design Digital!

Baixe o guia completo sobre

Inbound Marketing