Como utilizar Inbound Marketing no seu negócio: 2 cases de sucesso

Neste artigo você encontrará:

Desde o seu surgimento, há 10 anos, oInbound Marketingtem marcado uma profunda transformação na forma como empresas se comunicam na internet. A estratégia de marketing criada pelos fundadores da Hubspot, Brian Halligan e Dharmesh Shah, tem como princípio atrair a atenção do público por meio da produção de conteúdo. Esse modelo não invasivo de alcançar o cliente tem sido um fator decisivo para as marcas se tornarem cases de sucesso no mercado digital!

O objetivo do Inbound em uma campanha de marketing digital é guiar o lead a partir da jornada de decisão de compra. Diferente do modelo mais tradicional, que se baseia em convencer o cliente pelo anúncio direto, aqui o relacionamento com a marca começa antes da venda do produto.

Ilustração vetorial da metáfora conceitual do funil de vendas e clientes
O funil de venda é o conceito estratégico para guiar o cliente durante a sua jornada de decisão. | Freepik

Por exemplo, uma empresa de roupas quer divulgar sua nova coleção, primeiro ela vai pensar em qual conteúdo pode interessar seu público alvo e quais plataformas vai investir. Digamos que ela escolheu lançar sua campanha utilizando os canais de Blog e Instagram, para isso, preparou uma série de artigos sobre as tendências fashion da estação e um ensaio fotográfico com diferentes combinações de looks com a coleção da marca.

Os artigos no Blog vão atrair o público que estiver pesquisando sobre o assunto e começar a reconhecer a marca como uma “autoridade” quando quiserem saber mais sobre o tema. No Instagram, as fotos do ensaio vão dar uma visão para o público de como a coleção da marca pode combinar com o seu estilo. Veja, em nenhum momento o foco foi convencer o cliente a comprar um produto em especial, mas mostrar como a marca pode contribuir para o conhecimento dele sobre moda e gerar o pensamento “será que combina comigo?”.

Na próxima vez que o seguidor do conteúdo dessa empresa pensar em renovar o guarda roupa, em quem ele vai pensar primeiro?

Essa é a relação entre marca e público que o Inbound Marketing tem como alvo. Para mostrar na prática como as empresas vem aplicando essa estratégia, trouxemos dois cases de sucesso, acompanhe!

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Exemplos de Inbound Marketing

Para ajudar a entender um pouco como funciona uma estratégia de Inbound Marketing na prática, trouxemos 2 exemplos com identidades de marca bem distintas. A criatividade sempre será decisiva para um boa campanha, veja como uma mesma base pode ser aplicada a diferentes ideias:

Uma fintech que começou buscando espaço no tradicional mercado financeiro, o famoso “roxinho”, com certeza é hoje um produto de grande impacto. Com um plano de crescimento bem estruturado, o Nubank vem ampliando a sua rede de serviços, mas é importante frisar em como a estratégia adotada para criar uma relação com o público foi vital para esse sucesso.

O foco no atendimento humanizado e conteúdo para redes sociais são duas premissas da estratégia de inbound marketing do Nubank.

Seguindo os conceito do Inbound, vemos que a empresa estudou bem a sua persona e constrói seu conteúdo de uma forma consciente aos desejos e interesses que ela possui, buscando sempre gerar mais engajamento. Com uma linguagem mais humana no atendimento ao cliente e conteúdo nas redes sociais, a marca fortalece uma identidade que opõe a “tradicional” de um banco que geralmente é visto como burocrático e não transparente.

Outro ponto forte é na temática que envolve o conteúdo, a empresa não quer só que o cliente use o aplicativo, mas que se sinta no poder da sua vida financeira. A empresa está sempre alimentando os seus canais com algum conteúdo que possa ser relevante para o público, esse é um dos princípios do Inbound Marketing, buscando gerar atração e engajamento, fortalecendo a autoridade da marca no nicho.

Invista em um conteúdo que leve informação e desperte o interesse do seu público.

O que vem em mente quando pensamos em um canal de comunicação de um órgão público? Uma linguagem formal e estritamente informativa, talvez? Pois a prefeitura de Curitiba quebrou essas normas e com certeza atraiu atenção com sua forma descontraída de interagir nas redes sociais.

Independente do setor, qualquer campanha de marketing digital vai ter como objetivo central o posicionamento da marca para o público e gerar engajamento. Tendo isso em vista, a prefeitura nos últimos anos tem investido no conteúdo para Facebook e Instagram, mantendo um equilíbrio entre humor, linguagem informal e informação. Sempre atenta aos memes e buscando responder de forma rápida e humanizada as questões levantadas nas redes sociais, a prefeitura tem conquistado fãs para além dos moradores de Curitiba.

Sempre é possível inovar dentro do seu nicho!

Importante destacar que aqui o produto é a imagem da prefeitura e o público-alvo são os próprios moradores da cidade. Ocupando uma dupla função para sua persona, como canal de informação e símbolo para a cidade, portanto, o seu conteúdo afeta não só a identidade virtual da prefeitura, como também a do curitibano.

Nos dois casos temos exemplos de uma estratégia de Inbound Marketing muito presente, que é a produção de conteúdo para as redes sociais, buscando engajamento com o público-alvo. Mesmo com produtos bem distintos em ambos os exemplos, as marcas alcançaram um sucesso gigantesco na recepção e crescimento na internet. O marketing digital está em constante crescimento e renovação, além de criatividade é importante saber quais são as tendências e oportunidades do momento para ser um bom profissional ou aplicar o conceito do seu negócio, o Instituto Infnet pode ajudar nessa etapa! Confira,

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