O blog é um canal de comunicação e ferramenta deInbound Marketing muito presente para quem utiliza a internet diariamente. Mesmo já sendo antigo na, relativamente curta, história da internet, a plataforma passou por transformações tanto em seus recursos quanto em suas formas de uso.
Criado em 1997, o blog se espalhou rapidamente nos anos 2000, como um “diário virtual” para os usuários. O que começou como um espaço virtual básico onde os internautas podiam gerar o seu próprio conteúdo e expor suas opiniões, rapidamente evoluiu. Empresas como a Blogger e WordPress, foram pioneiras e investiram em proporcionar uma plataforma acessível e com recursos personalizáveis, aumentando o reconhecimento do canal.
Os usuários começam a se especializar, a gerar conteúdos mais atrativos e diversos. Fazendo com que o Blog ocupe hoje um espaço de formação de opinião e conexão frequente para o público. É um segmento importante que as empresas precisam estar presentes caso queiram estabelecer um diálogo mais profundo com a sua persona.
Por isso o Inbound Marketing utiliza esse canal como uma ferramenta chave das suas práticas. Então, quais são as uais vantagens que um blog pode trazer para uma empresa? Aqui vão algumas:
- Gerar autoridade para a empresa;
- Engajar o cliente;
- Facilitar o processo de venda.
O potencial é gigante. Quer saber mais sobre como ele pode ser um diferencial para uma estratégia de sucesso no Inbound Marketing? Acompanhe nosso artigo!
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Inbound Marketing.
Qual a importância do blog para o Inbound Marketing
O Inbound Marketing trabalha através da atração, seu objetivo é fazer com que o público procure a empresa. Para isso é preciso que a marca estabeleça sua presença online e produza um conteúdo relevante que desperte o interesse do seu público-alvo.
Isso acontece através de uma modelo de Funil de Vendas, que é resumido da seguinte forma:
- Topo do Funil: Atração - Produção de conteúdo relevante;
- Meio do Funil: Conversão - Transformar o usuário em lead, cliente potencial;
- Fundo do Funil: Venda - Fazer a oferta do produto para o lead qualificado.
O blog é um canal de conteúdo que pode atuar nas 3 fases do Funil. Com uma atuação mais forte entre o topo e o meio, aprofundando o usuário no conteúdo da marca, e no fundo sendo importante para manter o relacionamento com o cliente.
Papel do blog no topo do funil de vendas
Antes de comprar algum produto ou tomar uma decisão, grande parte das pessoas fazem uma pesquisa do Google ou outros mecanismos de busca. Ter um blog vai colocar a marca e seu conteúdo visíveis nesses mecanismos. E esse conteúdo disponível vai ser o primeiro contato do cliente com a marca, começando a jornada de compra.
Nessa etapa de atração, ele vai ser uma fonte para sanar os questionamentos do potencial cliente. Fazendo com que ele reconheça a marca como uma autoridade no assunto. Aqui, o conteúdo do blog, se for relevante, começa a criar uma relação do usuário com a empresa.
Nessa etapa é importante ter atenção com:
- SEO das publicações, pois isso afeta no posicionamento nos mecanismos de busca;
- Qualidade do conteúdo produzido, o usuário só vai ser atraído por um material que agregue valor;
- Divulgação do canal, é preciso investir em formas para que o blog circule entre outros meios, como as redes sociais.
Papel do blog no meio do funil de vendas
Aqui já temos um usuário já atraído pelo conteúdo da marca, agora, é necessário convertê-lo em um lead. Nessa etapa do funil o blog vai continuar alimentando o público com conteúdo e incluir ferramentas que possibilitem a conversa.
Pode ser um formulário disponível no menu , uma CTA ( Call to Action) no final dos textos ou uma opção para que os usuários recebam atualizações por e-mail. O objetivo é que o usuário deixe de ser um leitor anônimo e crie algum vínculo, para que a empresa possa estabelecer um contato bilateral. Esse é o momento da conversão e ele se torna um lead.
Nessa etapa é importante se policiar para:
- Manter a qualidade do conteúdo, o usuário precisa se manter engajado enquanto passa pela jornada de decisão;
- Não gerar interrupções, o inbound vai funcionar por atração sempre, tome cuidado para que uma CTA ou formulário não quebrem a experiência do usuário no blog.
Papel do blog no fundo do funil de vendas
Nesse estágio, usuário já passou por todas as etapas do funil e agora já é um lead qualificado para a empresa. O lead já vai estar no final da sua jornada de decisão, então nessa etapa do funil a função do blog vai ser manter a relação já estabelecida.
Para ajudar na venda, podem ser incluídas publicações fazendo uma resenha das “ofertas” ou relatos de clientes satisfeitos. O Blog vai ter uma papel de fidelização no pós venda, fazendo com que o cliente continue conectado a marca e propenso a novos consumos.
Nessa etapa importante, as dicas são:
- Não esquecer do cliente no pós venda, enviar emails com produtos similares ou incluir histórias no blog vão manter aquele lead renovado;
- Manter o equilíbrio, lembre que o foco do blog sempre vai ser produzir um conteúdo relevante, cuidado para o blog não virar apenas um catálogo de ofertas.
O blog é uma ferramenta que ocupa um lugar muito importante no marketing digital, a sua utilização bem feita pode gerar um alcance gigantesco para uma marca. E a internet é uma área de constante inovação, as ferramentas se renovam o tempo todo. Esse conhecimento pode ser vital para sua carreira ou negócio, o Instituto Infnet pode ajudar nessa busca, confira nossos cursos!