Qual é a função do blog no
Inbound Marketing?

Neste artigo você encontrará:

O blog é um canal de comunicação e ferramenta deInbound Marketing muito presente para quem utiliza a internet diariamente. Mesmo já sendo antigo na, relativamente curta, história da internet, a plataforma passou por transformações tanto em seus recursos quanto em suas formas de uso.

Criado em 1997, o blog se espalhou rapidamente nos anos 2000, como um “diário virtual” para os usuários. O que começou como um espaço virtual básico onde os internautas podiam gerar o seu próprio conteúdo e expor suas opiniões, rapidamente evoluiu. Empresas como a Blogger e WordPress, foram pioneiras e investiram em proporcionar uma plataforma acessível e com recursos personalizáveis, aumentando o reconhecimento do canal.

Os usuários começam a se especializar, a gerar conteúdos mais atrativos e diversos. Fazendo com que o Blog ocupe hoje um espaço de formação de opinião e conexão frequente para o público. É um segmento importante que as empresas precisam estar presentes caso queiram estabelecer um diálogo mais profundo com a sua persona.

Por isso o Inbound Marketing utiliza esse canal como uma ferramenta chave das suas práticas. Então, quais são as uais vantagens que um blog pode trazer para uma empresa? Aqui vão algumas:

O potencial é gigante. Quer saber mais sobre como ele pode ser um diferencial para uma estratégia de sucesso no Inbound Marketing? Acompanhe nosso artigo!

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Qual a importância do blog para o Inbound Marketing

O Inbound Marketing trabalha através da atração, seu objetivo é fazer com que o público procure a empresa. Para isso é preciso que a marca estabeleça sua presença online e produza um conteúdo relevante que desperte o interesse do seu público-alvo.

Isso acontece através de uma modelo de Funil de Vendas, que é resumido da seguinte forma:

O blog é um canal de conteúdo que pode atuar nas 3 fases do Funil. Com uma atuação mais forte entre o topo e o meio, aprofundando o usuário no conteúdo da marca, e no fundo sendo importante para manter o relacionamento com o cliente.

Papel do blog no topo do funil de vendas

Antes de comprar algum produto ou tomar uma decisão, grande parte das pessoas fazem uma pesquisa do Google ou outros mecanismos de busca. Ter um blog vai colocar a marca e seu conteúdo visíveis nesses mecanismos. E esse conteúdo disponível vai ser o primeiro contato do cliente com a marca, começando a jornada de compra.

Nessa etapa de atração, ele vai ser uma fonte para sanar os questionamentos do potencial cliente. Fazendo com que ele reconheça a marca como uma autoridade no assunto. Aqui, o conteúdo do blog, se for relevante, começa a criar uma relação do usuário com a empresa.

conversão de marketing representada em vetor: pessoas acessando alguma plataforma de vendas online e fazendo compras.
Atuando principalmente no topo e meio do funil de vendas, o blog pode ser fundamental para construir a autoridade da marca. | Designed by Freepik

Nessa etapa é importante ter atenção com:

Papel do blog no meio do funil de vendas

Aqui já temos um usuário já atraído pelo conteúdo da marca, agora, é necessário convertê-lo em um lead. Nessa etapa do funil o blog vai continuar alimentando o público com conteúdo e incluir ferramentas que possibilitem a conversa.

Pode ser um formulário disponível no menu , uma CTA ( Call to Action) no final dos textos ou uma opção para que os usuários recebam atualizações por e-mail. O objetivo é que o usuário deixe de ser um leitor anônimo e crie algum vínculo, para que a empresa possa estabelecer um contato bilateral. Esse é o momento da conversão e ele se torna um lead.

Para ser efetivo no meio do funil, o conteúdo do seu blog tem que ser pensando em como vai aprofundar o interesse do cliente enquanto educa ele sobre o produto. | Designed by Freepik

Nessa etapa é importante se policiar para:

Papel do blog no fundo do funil de vendas

Nesse estágio, usuário já passou por todas as etapas do funil e agora já é um lead qualificado para a empresa. O lead já vai estar no final da sua jornada de decisão, então nessa etapa do funil a função do blog vai ser manter a relação já estabelecida.

Para ajudar na venda, podem ser incluídas publicações fazendo uma resenha das “ofertas” ou relatos de clientes satisfeitos. O Blog vai ter uma papel de fidelização no pós venda, fazendo com que o cliente continue conectado a marca e propenso a novos consumos.

Nessa etapa importante, as dicas são:

Blogueiros e influenciadores escrevendo artigos e postando conteúdos na internet. Autores de blog usando notebooks. Homem a esquerda usando um megafone
Os Blogs são centros de decisão e formação de opinião na internet, aprenda como usar para melhorar o marketing digital da sua marca! | Designed by Freepik

O blog é uma ferramenta que ocupa um lugar muito importante no marketing digital, a sua utilização bem feita pode gerar um alcance gigantesco para uma marca. E a internet é uma área de constante inovação, as ferramentas se renovam o tempo todo. Esse conhecimento pode ser vital para sua carreira ou negócio, o Instituto Infnet pode ajudar nessa busca, confira nossos cursos!

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