Neste artigo você encontrará:
- Entendendo o que são etapas do funil de vendas do Inbound Marketing e seu papel na tomada de decisão
- Topo do Funil: Criando atração e iniciando um processo de aprendizado
- Meio do Funil: Aprofundando o aprendizado e começando as considerações
- Fundo do Funil: Tomando decisões
- Por que fundo e não final?
Durante a nossa jornada diária utilizando a internet poucos, quase raros, são os momentos que temos desejo de parar tudo para ver uma propaganda, ler um pop-up ou ser abordados por um vendedor. O funil de venda noInbound Marketing age em oposição às interrupções, já que o desejo do usuário é aproveitar seu tempo online.
Nesse caso, como alcançar um potencial cliente sem propaganda?
Atraindo a atenção do seu público, engajando no processo de decisão da compra junto com ele, sanando seus questionamentos até que aquele usuário que se identificou com seu conteúdo vire um cliente do seu produto. A motivação para uma compra vem da necessidade de sanar uma dor e a busca para satisfazer esse desejo gera questionamentos, que em grande parte procuramos responder com a ajuda da internet.
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Inbound Marketing
Entendendo o que são etapas do funil de vendas do Inbound Marketing e seu papel na tomada de decisão
O funil de vendas é um modelo que envolve diferentes formas de construir um diálogo e gatilhos em etapas bem definidas, para que em cada uma o desejo do cliente em potencial esteja mais alinhado com o objetivo da marca. Para entender melhor a interação entre funil de vendas e jornada de decisão de compra, podemos definir as etapas como:
- Topo do Funil;
- Meio do Funil;
- Fundo do Funil.
É jornada de decisão do cliente baseada em:
- Atração;
- Aprendizado;
- Consideração;
- Decisão.
Topo do Funil: Criando atração e iniciando um processo de aprendizado
No topo do funil a estratégia é começar o engajamento com o público-alvo, e é importante nesse momento ter a sua persona bem definida. O conteúdo gerado nessa etapa é elaborado de acordo com as características e desejos de quem você quer atrair como cliente.
Nessa etapa o objetivo é alcançar o público que vai estar em um momento de atração na sua jornada de compra. Nessa hora o seu conteúdo vai ser pensado para atender tanto a possibilidade de iniciar o aprendizado de quem já está buscando uma resposta, quanto chamar a atenção do usuário para uma dor que talvez ele não tivesse consciência.
Blogs educando sobre seu produto e como ele pode ajudar na vida do cliente. Conteúdo para redes sociais apresentando a história da sua marca e objetivo. Parcerias com influenciadores e canais de comunicação consolidados nos nichos que você quer alcançar. É necessário fazer com que o público veja o seu conteúdo como uma fonte de conhecimento e um meio para satisfazer um desejo.
Meio do Funil: Aprofundando o aprendizado e começando as considerações
No meio do funil o público já está ciente qual é a dor que deseja solucionar e já reconhece a sua marca como uma forma de alcançar essa solução. O conteúdo aqui tem que aprofundar as questões sobre o tema e já começar a apresentar quais produtos podem auxiliar o cliente em potencial. É importante começar a estreitar o funil, a pessoa que você quer alcançar não pode ser apenas um leitor anônimo.
Aqui podemos começar a criar e-books com uma explicação mais profunda, porém com o acesso por meio de uma landing page para que aconteça uma troca de informações. Uma campanha viral noInstagram com redirecionamento para WhatsApp e Messenger, além de Assinatura para Newsletter com atualizações do blog da marca.
O foco dessa etapa é dar todas as ferramentas para que o público-alvo possa obter o aprendizado necessário para saber como sanar a sua dor e estreitar os meios de comunicação entre marca e cliente. Construir uma relação para que possa estar junto durante a consideração de como o desejo vai ser solucionado na prática também é uma boa utilização dessa etapa.
Fundo do Funil: Tomando decisões
Chegando na etapa do fundo do funil o seu cliente em potencial já está munido com as informações necessárias para finalizar uma compra. Nesse momento, ele faz as considerações finais para tomar uma decisão de compra.
Aqui você já sabe quem é seu cliente, já existe um nome e um contato, Está na hora de estreitar mais o funil e iniciar uma proposta de venda mais direta. Pode ser o momento de fazer uma ligação, enviar um email de oferta e fazer a venda do produto, durante os processos anteriores já se criou uma relação de confiança e sua marca construiu uma identidade de autoridade para solucionar o problema dele.
O foco dessa etapa é transformar o público que começou como interessado em um cliente e finalizar a venda do seu produto. Nessa etapa também é importante fazer o levantamento da experiência do público durante o processo e pensar em como fidelizar a relação dele com a marca.
Por que fundo e não final?
O funil de vendas no Inbound Marketing é um processo cíclico, depois de uma jornada pelas etapas e finalização da venda, aquele cliente não pode ser esquecido. No inbound o objetivo é criar e manter o engajamento, pois o mesmo cliente pode se interessar por outros produtos da sua marca e iniciar novas jornadas de decisão ou até mesmo ser um canal de divulgação atraindo novos clientes após compartilhar sua experiência.
O funil do inbound marketing é uma área do marketing digital onde o conhecimento e inovação são vitais, não deixe de conferir os cursos do Instituto Infnet, podemos te ajudar a se manter à frente da onda!