Quando estamos utilizando a internet, seja buscando por uma informação ou simplesmente navegando, vemos propagandas que cortam a nossa atenção e aparecem repetidamente e isso causa um grande desconforto na experiência virtual, não é?
Grandes marcas já entenderam que precisam estar online para alcançar seu cliente, que é cada vez mais seleto com o conteúdo que vai consumir. Para ter destaque nesse espaço é preciso estar atento a algumas técnicas de marketing digital, como por exemplo, o Inbound Marketing.
Quando estamos utilizando a internet, seja buscando por uma informação ou simplesmente navegando, vemos propagandas que cortam a nossa atenção e aparecem repetidamente e isso causa um grande desconforto na experiência virtual, não é?
Uma ação de marketing digital de sucesso não pode ter como objetivo comprar a atenção do cliente. É necessário conquistar o interesse de um público-alvo e estar junto com ele no processo de decisão, que começa bem antes da venda do produto.
- E como fazer isso?
Quer saber mais sobre como fazer marketing digital? Preparamos a análise de um caso de sucesso, para ilustrar de forma prática alguns exemplos de Inbound Marketing, acompanhe neste artigo!
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Inbound Marketing
Se aproximando do cliente com a Magazine Luiza
Uma gigante do varejo brasileiro, a empresa entre 2016 a 2019 teve um aumento impressionante no valor das suas ações, que culminou no prêmio Melhores Empresas da Bolsa, realizado pelo InfoMoney em parceria com o Ibmec. Um fator decisivo nessa guinada foi a inovadora reestruturação do plano de marketing da empresa. Não bastava apenas estar no meio digital, era preciso saber utilizar as ferramentas à disposição.
A importância dada ao público fica evidente na fala de Pedro Alvim, gerente de marketing da empresa – “Temos uma plataforma de marketplace poderosa e o consumidor tem um papel importante nesse cenário digital. O usuário [ou cliente] pode escolher nos excluir, nos bloquear, ao mesmo tempo que pode engajar e nos trazer cada vez mais fluxo nas redes e venda”.
Quais exemplos de Inbound Marketing podemos destacar neste caso?
- Identificação com a persona
A marca humanizou a sua identidade através da “Lu”, sua vendedora virtual e digital influencer, que atua por meio dos canais de comunicação da empresa tirando dúvidas, apresentando novidades e interagindo com o público.
A Lu é uma ferramenta poderosíssima de Storytelling, vital para o fortalecimento da identidade da marca. Ela tem história, se posiciona sobre causas nas redes sociais e vive uma “vida”. Isso cria uma relação de proximidade com o cliente, fortalecendo um vínculo com a empresa para além da venda casual.
Essas atitudes proporcionam uma produção de conteúdo para suas redes sociais de forma mais natural, com uma linguagem compatível e aproveitando as trends e assuntos do momento para aumentar o seu alcance.
- Presença online
Na internet existem vários meios para se estabelecer uma comunicação: redes sociais, sites, aplicativos, e-mail e outros. Diferentes canais agregam nichos em que o público-alvo vai se segmentar e é importante saber como se conectar com cada um.
A Magazine Luiza atua em uma estratégia multicanal. Nas redes sociais se fortalece a atuação da Lu, como influenciadora digital, levando de uma forma natural um potencial cliente que vai estar em um momento de relaxamento, com menos barreiras de atenção, para o consumo do conteúdo da marca.
Para usuários que estejam buscando informações ou recomendações sobre um produto, a marca oferece canais de conteúdo como o Canal da Lu e o Blog da Lu.
Além do site e aplicativo, cada loja física também possui a sua própria rede social e funciona como um centro de entrega para as compras feitas no marketplace, otimizando a interação entre a compra virtual e a retirada do produto físico.
Com isso, a marca consegue se fazer presente para o público de uma forma não invasiva.
- Marketing de conteúdo
Não tem como falar de Inbound Marketing, sem pensar em marketing de conteúdo. É uma estratégia fundamental em uma ação de marketing digital. Um conteúdo que agregue valor para o usuário precisa entreter, inspirar, educar e convencer.
A Magazine Luiza proporciona em todas as suas publicações alguma informação relevante para o público, nunca é só uma venda. Seja a partir de um posicionamento da Lu nas redes sociais, meme ou produzindo informações que vão ajudar o usuário no processo de decisão.
Outro destaque no investimento da produção de conteúdo relevante, foram as compras de canais consolidados para atender nichos mais específicos como: Canaltech para tecnologia, Steal the Look para moda e lifestyle e Jovem Nerd para cultura pop.
Porque aplicar Inbound Marketing no seu projeto?
A linha entre online e offline tem ficado cada vez mais tênue, as formas de consumo estão intimamente ligadas e mesmo em um compra física a tomada de decisão passa por uma consulta virtual. A Magazine Luiza é apenas um exemplo de como aplicar esse conceito, que envolve métricas e procedimentos, mas que conta com a criatividade como diferencial.
As tecnologias de comunicação estão mudando e evoluindo a cada momento, sempre trazendo inovações para a internet. Para sua carreira ou negócio ter sucesso no espaço virtual é necessário estar na vanguarda da produção de conhecimento. O Instituto Infnet, reconhecido por sua excelência de ensino e visão de mercado, pode te ajudar. Confira!