Exemplos de Inbound Marketing: Analisando um caso de sucesso

Neste artigo você encontrará:

Quando estamos utilizando a internet, seja buscando por uma informação ou simplesmente navegando, vemos propagandas que cortam a nossa atenção e aparecem repetidamente e isso causa um grande desconforto na experiência virtual, não é?

Grandes marcas já entenderam que precisam estar online para alcançar seu cliente, que é cada vez mais seleto com o conteúdo que vai consumir. Para ter destaque nesse espaço é preciso estar atento a algumas técnicas de marketing digital, como por exemplo, o Inbound Marketing.

Quando estamos utilizando a internet, seja buscando por uma informação ou simplesmente navegando, vemos propagandas que cortam a nossa atenção e aparecem repetidamente e isso causa um grande desconforto na experiência virtual, não é?

Uma ação de marketing digital de sucesso não pode ter como objetivo comprar a atenção do cliente. É necessário conquistar o interesse de um público-alvo e estar junto com ele no processo de decisão, que começa bem antes da venda do produto.

O Inbound Marketing, diferente do marketing “tradicional” que é baseado na interrupção para transmitir uma propaganda, age através do conceito da atração. O primeiro passo é construir uma relação com a sua “persona”, o público-alvo da marca. A venda acontece de uma forma natural, depois que a confiança é estabelecida.
Interação, conectividade e atração, deixe o público interessado na narrativa da sua marca. | Freepik

Quer saber mais sobre como fazer marketing digital? Preparamos a análise de um caso de sucesso, para ilustrar de forma prática alguns exemplos de Inbound Marketing, acompanhe neste artigo!

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Se aproximando do cliente com a Magazine Luiza

A Magazine Luiza foi uma pioneira do Inbound Marketing no mercado de varejo, alcançando sucessos impressionantes para o mercado.

Uma gigante do varejo brasileiro, a empresa entre 2016 a 2019 teve um aumento impressionante no valor das suas ações, que culminou no prêmio Melhores Empresas da Bolsa, realizado pelo InfoMoney em parceria com o Ibmec. Um fator decisivo nessa guinada foi a inovadora reestruturação do plano de marketing da empresa. Não bastava apenas estar no meio digital, era preciso saber utilizar as ferramentas à disposição.

A importância dada ao público fica evidente na fala de Pedro Alvim, gerente de marketing da empresa – “Temos uma plataforma de marketplace poderosa e o consumidor tem um papel importante nesse cenário digital. O usuário [ou cliente] pode escolher nos excluir, nos bloquear, ao mesmo tempo que pode engajar e nos trazer cada vez mais fluxo nas redes e venda”.

Quais exemplos de Inbound Marketing podemos destacar neste caso?

A marca humanizou a sua identidade através da “Lu”, sua vendedora virtual e digital influencer, que atua por meio dos canais de comunicação da empresa tirando dúvidas, apresentando novidades e interagindo com o público.

A Lu é uma ferramenta poderosíssima de Storytelling, vital para o fortalecimento da identidade da marca. Ela tem história, se posiciona sobre causas nas redes sociais e vive uma “vida”. Isso cria uma relação de proximidade com o cliente, fortalecendo um vínculo com a empresa para além da venda casual.

Printscreen do Twitter da Magazine Luiza com texto e imagem. Lu do Magalu, mulher 3D de pele clara e cabelos curtos pretos e presos em coque, está no centro da imagem, sentada em um sofá, com expressão sorridente. Ela olha fixamente para o notebook que está em seu colo. Há uma toalha azul sobre seus ombros e suas pernas estão cobertas por uma manta bege. Lu veste blusa de manga comprida branca. Há ainda um livro sobre o braço do sofá. O fundo é composto por uma sala de estar.
A forma como a Lu interage nas suas redes fortalece a identidade que a marca quer transmitir para o público.

Essas atitudes proporcionam uma produção de conteúdo para suas redes sociais de forma mais natural, com uma linguagem compatível e aproveitando as trends e assuntos do momento para aumentar o seu alcance.

Na internet existem vários meios para se estabelecer uma comunicação: redes sociais, sites, aplicativos, e-mail e outros. Diferentes canais agregam nichos em que o público-alvo vai se segmentar e é importante saber como se conectar com cada um.

A Magazine Luiza atua em uma estratégia multicanal. Nas redes sociais se fortalece a atuação da Lu, como influenciadora digital, levando de uma forma natural um potencial cliente que vai estar em um momento de relaxamento, com menos barreiras de atenção, para o consumo do conteúdo da marca.

printscreen do canal da lu no youtube
O “Canal da Lu” já conta com mais 2.63 milhões de inscritos, que são potenciais clientes gerando engajamento.

Para usuários que estejam buscando informações ou recomendações sobre um produto, a marca oferece canais de conteúdo como o Canal da Lu e o Blog da Lu.

Além do site e aplicativo, cada loja física também possui a sua própria rede social e funciona como um centro de entrega para as compras feitas no marketplace, otimizando a interação entre a compra virtual e a retirada do produto físico.

Com isso, a marca consegue se fazer presente para o público de uma forma não invasiva.

Não tem como falar de Inbound Marketing, sem pensar em marketing de conteúdo. É uma estratégia fundamental em uma ação de marketing digital. Um conteúdo que agregue valor para o usuário precisa entreter, inspirar, educar e convencer.

A Magazine Luiza proporciona em todas as suas publicações alguma informação relevante para o público, nunca é só uma venda. Seja a partir de um posicionamento da Lu nas redes sociais, meme ou produzindo informações que vão ajudar o usuário no processo de decisão.

Outro destaque no investimento da produção de conteúdo relevante, foram as compras de canais consolidados para atender nichos mais específicos como: Canaltech para tecnologia, Steal the Look para moda e lifestyle e Jovem Nerd para cultura pop.

Printscreen da página "canaltech"
Mesmo que não haja uma identificação visual imediata com a Magazine Luiza, os blogs contribuem com o fortalecimento da “autoridade” da marca sobre os temas.

Porque aplicar Inbound Marketing no seu projeto?

A linha entre online e offline tem ficado cada vez mais tênue, as formas de consumo estão intimamente ligadas e mesmo em um compra física a tomada de decisão passa por uma consulta virtual. A Magazine Luiza é apenas um exemplo de como aplicar esse conceito, que envolve métricas e procedimentos, mas que conta com a criatividade como diferencial.

As tecnologias de comunicação estão mudando e evoluindo a cada momento, sempre trazendo inovações para a internet. Para sua carreira ou negócio ter sucesso no espaço virtual é necessário estar na vanguarda da produção de conhecimento. O Instituto Infnet, reconhecido por sua excelência de ensino e visão de mercado, pode te ajudar. Confira!

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