Neste artigo você encontrará:

Porém, é comum que esses conceitos se confundam para quem ainda não está 100% dentro do assunto. Por isso, separamos informaçẽs que vão te ajudar a entender as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing.
Venha conferir!
Baixe o guia completo sobre
Inbound Marketing.
O que é Inbound Marketing?
Para entender melhor a diferença entre Inbound e Outbound Marketing, vamos começar explicando estes conceitos.
O Inbound Marketing é uma estratégia em que o público procura os serviços da marca. Dessa forma, ele trabalha para atrair e fidelizar os consumidores, logo a empresa tem um papel mais passivo na relação com o cliente, visto que é ele a parte ativa que vai atrás.

Esse método apresenta como vantagem o fato de custar menos do que a propaganda tradicional, além de conseguir cativar o consumidor. Contudo, os resultados não são imediatos e tendem a aparecer em médio prazo. Portanto, é um método que requer mais paciência.
Para que isso seja possível é necessário a adoção de várias técnicas, como a criação de conteúdo de valor e a utilização de técnicas de SEO.
O que é Outbound Marketing?
O Outbound Marketing é uma estratégia mais clássica. Ela se refere às publicidades mais comuns, por exemplo, anúncios na televisão e no rádio, criação de outdoors e até telefonemas de telemarketing.
Essa é uma tática em que a empresa vai atrás do cliente. Logo, a marca é a parte ativa deste vínculo, enquanto o cliente apenas recebe passivamente as informações oferecidas.

Apesar de trazer mais visibilidade à marca, por conta do imenso público que atinge, o Outbound Marketing apresenta algumas desvantagens.
Em primeiro lugar, não é estabelecido um vínculo forte entre marca e cliente. Além disso, ele alcança um número muito grande de pessoas, e não apenas seu público alvo. Outro problema é que não é possível calcular sua efetividade, visto que as métricas não funcionam nos meios utilizados.
Deste modo, por ser um método mais antigo, muitos enxergam o Outbound Marketing como ultrapassado. Mas não é bem assim, pois ele ainda é capaz de oferecer bons resultados a empresa.
Qual a diferença entre eles?
Como podemos observar, o que diferencia as estratégias é o modo de lidar com o público. Afinal, no Outbound a marca vai atrás do público, e no Inbound, o público que vai atrás da marca.
Enquanto o Inbound é muito focado no mundo digital, o Outbound é mais tradicional, sendo utilizado desde sempre na publicidade.
Ao contrário do Outbound Marketing, o Inbound propõe uma comunicação menos direta com o consumidor. Afinal, a ideia é despertar o interesse do cliente por meio de diversas táticas.

Já o Outbound é algo mais aberto, ou seja, a ideia é falar diretamente as informações para o público. Para que dessa forma, eles decidam se irão consumir ou não. Logo, o Inbound trabalha com a ideia de criar uma necessidade, o que não acontece com o Outbound.
Contudo, apesar do que possa parecer, o Outbound e o Inbound Marketing não são estratégias opostas. Na verdade, elas podem se complementar para oferecer o melhor resultado possível.
A dica é não optar apenas por apenas uma das táticas, mas adotar ambas. Assim, com coerência e bom trabalho, os resultados aparecerão.
E se você quer saber mais sobre marketing digital, oInfnet é o que você está procurando!
Voltado para a formação de profissionais de TI, oferecemos diversos cursos degraduação epós-graduação voltados para o mundo digital.
Venha nos conhecer!Acesse o nosso site e saiba mais.