Qual é a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?

Neste artigo você encontrará:

Se você conhece um pouco sobre marketing digital, certamente já ouviu falar sobre os termos marketing Inbound e Outbound. Afinal, eles se referem a relação de consumo entre público e marca.
O Marketing Inbound e Outbound são bem diferentes entre si (foto: Jopwell/Pexels)

Porém, é comum que esses conceitos se confundam para quem ainda não está 100% dentro do assunto. Por isso, separamos informaçẽs que vão te ajudar a entender as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing.

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O que é Inbound Marketing?

Para entender melhor a diferença entre Inbound e Outbound Marketing, vamos começar explicando estes conceitos.

O Inbound Marketing é uma estratégia em que o público procura os serviços da marca. Dessa forma, ele trabalha para atrair e fidelizar os consumidores, logo a empresa tem um papel mais passivo na relação com o cliente, visto que é ele a parte ativa que vai atrás.

O Inbound Marketing é uma estratégia de vendas mais atual (foto: PhotoMix Company/ Pexels)

Esse método apresenta como vantagem o fato de custar menos do que a propaganda tradicional, além de conseguir cativar o consumidor. Contudo, os resultados não são imediatos e tendem a aparecer em médio prazo. Portanto, é um método que requer mais paciência.

Para que isso seja possível é necessário a adoção de várias técnicas, como a criação de conteúdo de valor e a utilização de técnicas de SEO.

O que é Outbound Marketing?

O Outbound Marketing é uma estratégia mais clássica. Ela se refere às publicidades mais comuns, por exemplo, anúncios na televisão e no rádio, criação de outdoors e até telefonemas de telemarketing.

Essa é uma tática em que a empresa vai atrás do cliente. Logo, a marca é a parte ativa deste vínculo, enquanto o cliente apenas recebe passivamente as informações oferecidas.

O Outbound Marketing atrai clientes por meio de propagandas mais clássicas (foto: Negative Space/Pexels)

Apesar de trazer mais visibilidade à marca, por conta do imenso público que atinge, o Outbound Marketing apresenta algumas desvantagens.

Em primeiro lugar, não é estabelecido um vínculo forte entre marca e cliente. Além disso, ele alcança um número muito grande de pessoas, e não apenas seu público alvo. Outro problema é que não é possível calcular sua efetividade, visto que as métricas não funcionam nos meios utilizados.

Deste modo, por ser um método mais antigo, muitos enxergam o Outbound Marketing como ultrapassado. Mas não é bem assim, pois ele ainda é capaz de oferecer bons resultados a empresa.

Qual a diferença entre eles?

Como podemos observar, o que diferencia as estratégias é o modo de lidar com o público. Afinal, no Outbound a marca vai atrás do público, e no Inbound, o público que vai atrás da marca.

Enquanto o Inbound é muito focado no mundo digital, o Outbound é mais tradicional, sendo utilizado desde sempre na publicidade.

Ao contrário do Outbound Marketing, o Inbound propõe uma comunicação menos direta com o consumidor. Afinal, a ideia é despertar o interesse do cliente por meio de diversas táticas.

É possível sim adotar as estratégias de Marketing Inbound e Outbound em conjunto (foto: Andrea Piacquadio/Pexels)

Já o Outbound é algo mais aberto, ou seja, a ideia é falar diretamente as informações para o público. Para que dessa forma, eles decidam se irão consumir ou não. Logo, o Inbound trabalha com a ideia de criar uma necessidade, o que não acontece com o Outbound.

Contudo, apesar do que possa parecer, o Outbound e o Inbound Marketing não são estratégias opostas. Na verdade, elas podem se complementar para oferecer o melhor resultado possível.

A dica é não optar apenas por apenas uma das táticas, mas adotar ambas. Assim, com coerência e bom trabalho, os resultados aparecerão.

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