Qual a importância de uma estratégia de Inbound Marketing e como montar uma?

Neste artigo você encontrará:

O usuário não acessa a internet apenas para pesquisar uma informação ou ver um catálogo, ele acessa redes sociais, lê e-mails, vê vídeos e consome diferentes tipos de conteúdo. E o mais importante, não gosta de ser interrompido durante seu tempo online. 

E dentro do Marketing Digital podemos encontrar as estratégias deInbound Marketing que mais se encaixam com essa realidade e exigências do consumidor. O objetivo do inbound é atrair o público para o que a marca tem para transmitir enquanto conteúdo e identidade, além de criar um vínculo e participar da jornada de compra do potencial cliente até chegar na venda. 

Mulher olhando para um alvo, localizado em frente a um computador, sendo atingido por um dardo em seu centro.
O segredo para uma ação de marketing digital de sucesso é ter sua persona e objetivos bem traçados. | Freepik

Algumas vantagens do inbound é ter um custo menor para atrair o público e gerar novos clientes, canais de comunicação mais baratos que no marketing tradicional, um alcance maior e a criação de um vínculo mais forte entre marca e cliente.  

Interessado em saber como aplicar Inbound Marketing para seu negócio ou carreira? 

Criamos um guia para você revisar as melhores estratégias disponíveis, como implementar no seu projeto e em qual etapa do funil de vendas ela se encaixa melhor. Acompanhe no nosso artigo! 

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O que precisa para criar uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso?

Existem 3 pontos que são essenciais na hora em que estiver planejando uma estratégia de inbound marketing: conhecer a persona, o canal e o ritmo.  

A persona é o seu público-alvo, defina quem é o foco do seu produto e investigue. Quais hábitos a sua persona tem online? Por onde circula e quais interesses? Procure saber a faixa etária mais comum, gênero, e outros recortes que deem uma forma para quem você está querendo alcançar. 

Conheça os canais de comunicação disponíveis! Instagram, Facebook, Youtube, blogs e e-mails, cada meio vai ter suas vantagens e desvantagens. Diferentes segmentos de seu público-alvo podem ser encontrados em todos esses canais. Cada um vai ter seu formato de conteúdo e dinâmica favorecida, é importante saber utilizar bem as vantagens de cada um. 

Fique de olho no ritmo, além de ter a sua própria velocidade de tendências e assuntos, a internet existe em paralelo com o cotidiano. Fique de olho em quais memes estão em destaque, quais posicionamentos estão sendo cobrados, como e em quais horários o seu público-alvo está passando o tempo online.

Estratégia de acordo com a etapa do Funil de Vendas

Nesse momento os objetivos vão ser simples, para se ter clientes é preciso atrair mais público. Para isso é preciso gerar mais leads, aumentar a circulação do seu conteúdo e estabelecer alguma autoridade na sua área. O primeiro passo é ter a sua persona bem definida, a partir disso é criar um conteúdo interessante e relevante. É preciso atrair a atenção, é mais comum utilizar blogs sobre um tema que englobe o seu produto, postagens em redes sociais e parcerias ao invés de influenciadores da área.

É preciso convencer o usuário que vai encontrar a sua empresa de que o seu conteúdo vai ser um diferencial para a tomada de decisão dele. Os resultados são medidos em reações que uma publicação teve, aumento de seguidores, compartilhamento e engajamento do conteúdo. 

Por exemplo:

Você tem uma loja de computadores e quer promover uma nova linha de cadeiras ortopédicas. Seu público alvo são trabalhadores que passam longas horas de frente para o computador. Você pode criar um blog fazendo resenhas sobre o impacto da postura no desempenho e possíveis lesões, publicar na sua página do instagram uma análise de custo benefício entre as principais cadeiras do mercado. Talvez até inovar em um nicho diferente e  fechar uma parceria com um streamer de jogos que vai falar como uma cadeira ortopédica afeta sua performance.

Grupo de pessoas observando fichas simbolizando clientes entrando dentro de um funil, localizado em frente a uma tela de computador, e saindo como moedas.
O segredo para uma ação de marketing digital de sucesso é ter sua persona e objetivos bem traçados. | Freepik

Nesse ponto você já tem a atenção do seu público alvo, e já está se inserindo no processo de decisão dele promovendo conteúdo e engajamento. Agora precisa dar um passo além e estreitar mais essa relação, começar a criar um vínculo e transformar aquele público interessado em um cliente em potencial. O objetivo é abrir uma porta de diálogo. 

Você pode criar um e-book onde o usuário possa preencher um formulário para receber o download ou anexar uma landing page nas suas publicações, que vai direcionar para um resumo do seu produto e seu canal de atendimento, criando CTAs (Call to actions) que estimulem o público a entrar em contato. O resultado será medido leads convertidos.

Por exemplo: 

Para anunciar a linha de cadeiras ortopédicas você pode criar uma live no Youtube, e liberar um e-book sobre como escolher a melhor cadeira para todos que se inscreverem no link da descrição. Criar uma landing page para anexar em todas as suas postagens, com uma CTA que coloca o cliente em contato direto com o whatsapp do atendimento da sua loja. 

O público-alvo que chegar nessa etapa já percorreu todo o processo do funil, e precisa tomar uma decisão final na sua jornada de compra. Como o público já está imerso no seu conteúdo e depois de já ter feito a conversão dele em um lead, seja coletando os contatos ou já estabelecendo um diálogo, é a hora de fazer a venda. 

Você pode criar um e-mail marketing para enviar as ofertas para quem se inscrever, fazer contato direto para ofertar o produto ou criar publicações anunciando descontos e promoções. Com o vínculo estabelecido, o objetivo nessa etapa é tanto finalizar a venda quanto fidelizar o cliente. 

Por exemplo: 

Todos os clientes que entrarem em contato pela CTA da sua landing page vão ter 20% de desconto. Os usuários que se inscreveram para  receber o e-book, vão receber um e-mail com a oferta das 5 cadeiras mais vendidas da sua linha. 

Homem puxa alavanca impulsionando um foguete ao lado de setas em ordem crescente. Atrás, vê-se símbolos de marketing digital.
Dedique um tempo desenvolvendo um plano estratégico de Marketing Digital, um fator decisivo para obter sucesso nas redes. Freepik

Esses são alguns exemplos de estratégias que são utilizadas por grandes marcas para campanhas de sucesso, mas este é um mercado que está sempre em busca de novidades e com muita margem para criatividade. Não deixe de conferir os cursos do Instituto Infnet, caso queira saber mais!

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