Neste artigo você encontrará:
O usuário não acessa a internet apenas para pesquisar uma informação ou ver um catálogo, ele acessa redes sociais, lê e-mails, vê vídeos e consome diferentes tipos de conteúdo. E o mais importante, não gosta de ser interrompido durante seu tempo online.
E dentro do Marketing Digital podemos encontrar as estratégias deInbound Marketing que mais se encaixam com essa realidade e exigências do consumidor. O objetivo do inbound é atrair o público para o que a marca tem para transmitir enquanto conteúdo e identidade, além de criar um vínculo e participar da jornada de compra do potencial cliente até chegar na venda.
![Mulher olhando para um alvo, localizado em frente a um computador, sendo atingido por um dardo em seu centro.](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2022/06/image3-1.jpg)
Algumas vantagens do inbound é ter um custo menor para atrair o público e gerar novos clientes, canais de comunicação mais baratos que no marketing tradicional, um alcance maior e a criação de um vínculo mais forte entre marca e cliente.
Interessado em saber como aplicar Inbound Marketing para seu negócio ou carreira?
Criamos um guia para você revisar as melhores estratégias disponíveis, como implementar no seu projeto e em qual etapa do funil de vendas ela se encaixa melhor. Acompanhe no nosso artigo!
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Inbound Marketing
O que precisa para criar uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso?
Existem 3 pontos que são essenciais na hora em que estiver planejando uma estratégia de inbound marketing: conhecer a persona, o canal e o ritmo.
A persona é o seu público-alvo, defina quem é o foco do seu produto e investigue. Quais hábitos a sua persona tem online? Por onde circula e quais interesses? Procure saber a faixa etária mais comum, gênero, e outros recortes que deem uma forma para quem você está querendo alcançar.
Conheça os canais de comunicação disponíveis! Instagram, Facebook, Youtube, blogs e e-mails, cada meio vai ter suas vantagens e desvantagens. Diferentes segmentos de seu público-alvo podem ser encontrados em todos esses canais. Cada um vai ter seu formato de conteúdo e dinâmica favorecida, é importante saber utilizar bem as vantagens de cada um.
Fique de olho no ritmo, além de ter a sua própria velocidade de tendências e assuntos, a internet existe em paralelo com o cotidiano. Fique de olho em quais memes estão em destaque, quais posicionamentos estão sendo cobrados, como e em quais horários o seu público-alvo está passando o tempo online.
Estratégia de acordo com a etapa do Funil de Vendas
- Topo do Funil: Atração
Nesse momento os objetivos vão ser simples, para se ter clientes é preciso atrair mais público. Para isso é preciso gerar mais leads, aumentar a circulação do seu conteúdo e estabelecer alguma autoridade na sua área. O primeiro passo é ter a sua persona bem definida, a partir disso é criar um conteúdo interessante e relevante. É preciso atrair a atenção, é mais comum utilizar blogs sobre um tema que englobe o seu produto, postagens em redes sociais e parcerias ao invés de influenciadores da área.
É preciso convencer o usuário que vai encontrar a sua empresa de que o seu conteúdo vai ser um diferencial para a tomada de decisão dele. Os resultados são medidos em reações que uma publicação teve, aumento de seguidores, compartilhamento e engajamento do conteúdo.
Por exemplo:
Você tem uma loja de computadores e quer promover uma nova linha de cadeiras ortopédicas. Seu público alvo são trabalhadores que passam longas horas de frente para o computador. Você pode criar um blog fazendo resenhas sobre o impacto da postura no desempenho e possíveis lesões, publicar na sua página do instagram uma análise de custo benefício entre as principais cadeiras do mercado. Talvez até inovar em um nicho diferente e fechar uma parceria com um streamer de jogos que vai falar como uma cadeira ortopédica afeta sua performance.
![Grupo de pessoas observando fichas simbolizando clientes entrando dentro de um funil, localizado em frente a uma tela de computador, e saindo como moedas.](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2022/06/image2-1.jpg)
- Meio do Funil: Conversão
Nesse ponto você já tem a atenção do seu público alvo, e já está se inserindo no processo de decisão dele promovendo conteúdo e engajamento. Agora precisa dar um passo além e estreitar mais essa relação, começar a criar um vínculo e transformar aquele público interessado em um cliente em potencial. O objetivo é abrir uma porta de diálogo.
Você pode criar um e-book onde o usuário possa preencher um formulário para receber o download ou anexar uma landing page nas suas publicações, que vai direcionar para um resumo do seu produto e seu canal de atendimento, criando CTAs (Call to actions) que estimulem o público a entrar em contato. O resultado será medido leads convertidos.
Por exemplo:
Para anunciar a linha de cadeiras ortopédicas você pode criar uma live no Youtube, e liberar um e-book sobre como escolher a melhor cadeira para todos que se inscreverem no link da descrição. Criar uma landing page para anexar em todas as suas postagens, com uma CTA que coloca o cliente em contato direto com o whatsapp do atendimento da sua loja.
- Fundo do Funil: Venda
O público-alvo que chegar nessa etapa já percorreu todo o processo do funil, e precisa tomar uma decisão final na sua jornada de compra. Como o público já está imerso no seu conteúdo e depois de já ter feito a conversão dele em um lead, seja coletando os contatos ou já estabelecendo um diálogo, é a hora de fazer a venda.
Você pode criar um e-mail marketing para enviar as ofertas para quem se inscrever, fazer contato direto para ofertar o produto ou criar publicações anunciando descontos e promoções. Com o vínculo estabelecido, o objetivo nessa etapa é tanto finalizar a venda quanto fidelizar o cliente.
Por exemplo:
Todos os clientes que entrarem em contato pela CTA da sua landing page vão ter 20% de desconto. Os usuários que se inscreveram para receber o e-book, vão receber um e-mail com a oferta das 5 cadeiras mais vendidas da sua linha.
![Homem puxa alavanca impulsionando um foguete ao lado de setas em ordem crescente. Atrás, vê-se símbolos de marketing digital.](https://blog.infnet.com.br/wp-content/uploads/sites/6/2022/06/image1.jpg)
Esses são alguns exemplos de estratégias que são utilizadas por grandes marcas para campanhas de sucesso, mas este é um mercado que está sempre em busca de novidades e com muita margem para criatividade. Não deixe de conferir os cursos do Instituto Infnet, caso queira saber mais!