Powtoon: o que é, para que serve e como usar?

Trabalhar com inbound marketing se torna muito mais simples e efetivo quando boas ferramentas são utilizadas para complementar a estratégia. O Powtoon é uma delas, com um propósito bem específico: criar vídeos de forma fácil e rápida.

O uso de vídeos no marketing vem se tornando cada vez mais importante. Uma pesquisa da Wyzowl, deste ano, mostrou que 73% dos consumidores preferem acessar conteúdo em vídeo para aprender sobre algum produto ou serviço. Também foi descoberto que as pessoas assistem, em média, 19 horas de vídeos online por semana.

Ou seja, investir em vídeo marketing parece uma boa ideia, não é? Então confira a seguir como fazer do Powtoon o meio ideal para suas criações!

A interface da plataforma é intuitiva | Powtoon

Baixe o guia completo sobre

Inbound Marketing

O que é Powtoon?

O Powtoon é uma plataforma para a criação de vídeos, animados ou não, que podem ser usados para diversos fins. Seja uma apresentação, uma aula, comunicação interna ou outros objetivos.

A ferramenta nasceu em 2012 e, de lá para cá, já foi o “berço” de mais de 100 milhões de conteúdos. Atualmente, cerca de 30 milhões de pessoas usam a plataforma, além de empresas de grande renome: Google, Microsoft, Adobe, Dell e Unilever são apenas algumas delas.

Como funciona o Powtoon?

O uso é bem intuitivo. Depois de fazer uma conta e logar, é possível escolher entre os planos gratuito, Pro, Pro+ ou Agency, cada um com determinadas limitações. Mesmo que você escolha a versão grátis, já terá acesso a muitos recursos interessantes e poderá começar a trabalhar imediatamente.

Ao entrar na sua página inicial, você poderá criar um novo projeto do zero ou utilizar algum dos diversos templates disponíveis. Dentre eles há animações e também stock videos, como são chamados os vídeos prontos gravados para utilização em contextos variados. As animações, contudo, compõem o carro-chefe da plataforma.

Depois de definir um template ou iniciar com uma tela em branco, você poderá escolher entre diversos elementos e slides prontos na barra lateral direita. Em cada um, é possível alterar os detalhes, como textos, efeitos de transição, fundos, entre outros.

Quer entender melhor? Confira esse tutorial para iniciantes:

Para que usar o Powtoon?

Você pode descobrir as particularidades e possibilidades da ferramenta conforme a utiliza, mas só se souber com qual objetivo está fazendo isso. Então é válido questionar: de que maneira dá para usar o Powtoon no marketing de conteúdo?

Há diversas finalidades possíveis para esse tipo de vídeo. Vamos ver algumas delas!

Se 73% das pessoas preferem ver um vídeo para entender como um produto ou serviço funciona, por que não dar a elas algo bem feito? Uma animação simples pode ser o suficiente para tirar as principais dúvidas do seu público.

Seja para dar instruções mais claras aos colaboradores ou para auxiliar uma aula, as apresentações são sempre muito úteis. Neste caso, você consegue criá-las como faria com os vídeos, sem precisar recorrer ao Powerpoint.

É possível gravar a si mesmo por uma webcam, gravar a tela do computador e também inserir sua própria narração ao fazer vídeos no Powtoon. Todos esses recursos são fundamentais na hora de montar um tutorial.

Se já são tão benéficos como imagens, os infográficos ganham ainda mais potencial em forma de vídeo. É uma maneira muito eficaz de transmitir informações, notícias e até contar histórias.

No site e blog da empresa, os vídeos são ótimos para aprimorar o SEO. Já nas redes sociais, são ideais para chamar e prender a atenção — especialmente agora que as taxas de engajamento com esse tipo de conteúdo subiram. Segundo um estudo da estudo da comScore, houve uma alta de 35% nas visualizações de vídeos, além de 20% nas interações com eles, entre 2020 e 2021.

É possível escolher os personagens que mais fazem sentido com a persona do negócio | Powtoon

Aprenda teoria e prática para ser o profissional que o mercado procura

O Powtoon é uma ferramenta valiosa que, quando bem utilizada, pode fazer uma boa diferença no inbound marketing de uma empresa. Dessa maneira, o profissional que souber usá-la habilidosamente estará à frente no mercado.

Para tanto, é preciso conhecer profundamente as melhores estratégias de marketing digital. Se esse é seu objetivo, os cursos do Instituto Infnet certamente vão ajudar! Dá uma olhada!

Baixe o guia completo sobre

Inbound Marketing