Qual é a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

Neste artigo você encontrará:

Se você estuda Marketing ou então procura entender um pouco mais da área com o objetivo de aumentar o fluxo de compras e de clientes do seu negócio, possivelmente já se deparou com os termos Inbound Marketinge Marketing de conteúdo. No entanto, pode ser um pouco confuso entender a diferença entre os dois e como ambos podem te ajudar a conseguir atingir o seu público-alvo de forma mais certeira.

Antes de entender a diferença entre Inbound Marketing e marketing de conteúdo, continue lendo para compreender melhor o que é cada um e como funcionam:

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Inbound Marketing.

O que é Inbound Marketing?

Fonte da Imagem: Tima Miroshnichenko/Pexels

O termo Inbound Marketing foi criado em 2005 por Brian Halligan, fundador da HubSpot, uma das maiores empresas de software de marketing do mundo, com base nos Estados Unidos. Este conjunto de táticas tem como objetivo criar conteúdo que se alinhe com as expectativas e desejos do seu público-alvo antes mesmo que ele conheça a sua marca.

Assim, qualquer pessoa navegando na Internet pode se transformar em um lead, isto é, um cliente em potencial. Esta tática apresenta 3 pilares fundamentais: o SEO (Search Engine Optimization), as estratégias em redes sociais e o marketing de conteúdo.

Um ponto bastante importante é o fato do Inbound Marketing ter como objetivo que a empresa seja encontrada através dos mecanismos de busca, fazendo com que assim ela se mostre útil a um potencial cliente.

Isto é, a empresa não vai investir em em uma propaganda pop-up que aparece quando você abre um site qualquer, mas sim em um contexto relevante para o que o cliente deseja.

O que é marketing de conteúdo?

Fonte da Imagem: Adrienn/Pexels

Já o marketing de conteúdo é uma maneira de fidelizar clientes através da produção de conteúdo relevante relativa aos seus clientes em potencial, criando conteúdo relevante e de qualidade para gerar atração e envolvimento. Pensando em termos do funil de vendas do marketing digital, o marketing de conteúdo está no topo.

Um bom material de marketing de conteúdo, que seja bem feito e bem pensado, posiciona bem sua empresa, construindo a preferência da marca à medida que você informa e educa seus clientes. Fornecer conteúdo útil e divertido pode criar um forte vínculo entre sua marca e o público, que pode crescer e se fortalecer ao longo do tempo.

Qual é a diferença entre eles?

Fonte da Imagem: Julia M Cameron/Pexels

O marketing de conteúdo, enquanto estratégia de marketing digital, faz parte do Inbound Marketing. Um não existe sem o outro. Por exemplo, se você tem uma editora e publica um livro que se passa no Japão, pode escrever no blog da empresa sobre 10 atividades imperdíveis para se fazer por lá, investindo no seu marketing de conteúdo.

No entanto, se o texto não estiver alinhado com boas estratégias de SEO, seu conteúdo dificilmente aparecerá no topo das pesquisas na hora que um potencial cliente pesquisar sobre o país.

Ou, ainda, se ao longo do texto você não tiver nenhuma oportunidade de call to action, não vai conseguir converter um visitante do seu site em um lead qualificado. Ao fazer isso, as estratégias se complementam.

E aí, entendeu direitinho a diferença? É importante se manter sempre bem atualizado(a) para poder arrasar no mundo do Marketing!

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