Neste artigo você encontrará:
O benefício doInbound Marketingé ser a forma de alcançar o cliente mais alinhada com a realidade digital que vivenciamos hoje. Em 2021 o Brasil alcançou a marca de 82% da sua população conectada à internet. São cerca de 150 milhões de usuários circulando em redes sociais, sem contar no aumento dos sites de e-commerce.
Outro dado expressivo sobre o mercado é de que 70% das empresas no Brasil já utilizam omarketing de conteúdo, um dos pilares do Inbound Marketing. Segundo a Hubspot, 75% das empresas que aplicam estratégias de Inbound acreditam ser mais efetivas.
É uma área em crescimento, que pode significar ser tanto uma oportunidade de carreira quanto uma forma de fazer seu negócio crescer e alcançar novos clientes.
Mas quais são os benefícios práticos de investir em Inbound Marketing? Quais as diferenças para outras formas deMarketing Digital? E como ele pode ser aplicado junto com outras estratégias?
Para ajudar com essas questões, preparamos um artigo com um resumo das diferentes modalidades de marketing digital e quais as vantagens de investir em Inbound, continue conosco!
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Inbound Marketing
Quais são as formas de fazer Marketing Digital?
Dentre as formas de fazer Marketing Digital estaremos abordando principalmente o Inbound Marketing, que é um marketing baseado em atração. Atuando através de 3 eixos: Marketing de conteúdo, Otimização (SEO) e ação em múltiplos canais (redes sociais, blogs, email). Porém você também pode se deparar com outros termos na hora de pesquisar a melhor estratégia, como: Outbound Marketing, Endomarketing e Growth Marketing.
O Outbound segue um modelo mais “tradicional” de publicidade, baseado em interrupções, levando propagandas e ofertas de produtos até o usuário. Aquelas propagandas durante um vídeo, banners no canto da página e pop-ups com ofertas, são exemplos de Outbound na internet.
Endomarketing, ou marketing interno, são campanhas e ações voltadas para o ambiente interno de uma empresa. O objetivo é fortalecer a cultura das empresas e o bem-estar dos funcionários.
Growth Marketing, é baseado na ideia de growth hacking que é uma forma de trabalhar buscando trazer insights de dados que possam otimizar seu processo de venda ou trazer novas ideias de campanha. Levantar uma hipótese, gerar um experimento, fazer a leitura dos dados gerados e como aplicar esses resultados para melhorar a comunicação da empresa é o objetivo dessa modalidade.
O inbound marketing é o principal modelo de sucesso quando pensamos em construção de identidade da marca, atração de clientes e estabelecimento de “autoridade” sobre uma área. Porém o diálogo entre diferentes formas de fazer marketing é bem vindo e muitas vezes essencial.
Tráfego pago, que é uma característica outbound, pode ser um caminho para impulsionar um conteúdo até seu nicho. Os funcionários de uma empresa também são agentes de construção na identidade da marca, o público gosta de ver que está tudo certo nos “bastidores” também. E claro, mensuração e análise de dados será uma constante para qualquer campanha de marketing, saber fazer a sua leitura é vital para evoluir as suas campanhas.
Quais os benefícios do Inbound?
- Conversão de Leads
O inbound, como já havíamos tido, é baseado fortemente em atração e persona, seu público-alvo. Ter a persona definida dá mais segurança para qual tipo de conteúdo produzir, quais os interesses e dores devem ser atendidas para que se estabeleça um diálogo.
Com isso o seu material produzido e divulgado em redes sociais, blogs ou e-mail marketing vai ter uma aderência maior para o segmento que for direcionado. O usuário primeiro vai se identificar com a imagem que sua marca transmite, depois se engajar com o conteúdo relevante para os interesses dele e partir desse momento ele vai se tornar um lead, um cliente em potencial.
- Fortalecimento da identidade da marca
Marketing de conteúdo é vital para para uma estratégia inbound. Ele não é só essencial para pensar em um conteúdo relevante pro cliente, mas que conteúdo é vital para construir a identidade da sua marca. Uma das principais formas de atrair um cliente é demonstrando que sua marca tem autoridade naquele assunto.
No Inbound, promover uma identidade forte é um dos objetivos. O conteúdo produzido para seus canais de comunicação não é uma via única ou isolada. Cada publicação, artigo, campanha e interação contribuem para aumentar a autoridade do seu discurso e fortalecer a imagem que você quer transmitir.
- Otimização do processo de vendas
No Inbound, as estratégias são pensadas de acordo com o funil de vendas. Esse modelo segmenta a experiência do cliente desde o interesse até a compra final em etapas, que são estruturadas de acordo com quais expectativas o cliente tem em cada momento da sua jornada de decisão e qual o melhor conteúdo ou ação para guiá-lo até a próxima fase do funil.
- Topo do Funil: Atração - Produção de conteúdo relevante
- Meio do Funil: Conversão - Transformar o usuário em lead, cliente potencial
- Fundo do Funil: Venda - Fazer a oferta do produto para o lead qualificado
Com isso você tem um usuário que é direcionado para a compra do seu produto de uma forma mais natural. Ele vai até você, consumindo conteúdo e gerando interesse, quando chegar no fundo do funil a oferta do produto é feita para um usuário já interessado em comprar.
Esses são alguns benefícios que vão de encontro com preceitos básicos do Marketing: Captação de cliente, expansão da marca e venda do produto. Porém podemos encontrar outros como custo de propaganda menor, atuar em uma plataforma de maior alcance e ser um mercado muito propenso à inovação. O marketing digital ,além de se tornar uma obrigatoriedade para que uma empresa tenha sucesso, é uma opção de carreira em alta.
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