Quais são os benefícios do Inbound Marketing?

O benefício doInbound Marketingé ser a forma de alcançar o cliente mais alinhada com a realidade digital que vivenciamos hoje. Em 2021 o Brasil alcançou a marca de 82% da sua população conectada à internet. São cerca de 150 milhões de usuários circulando em redes sociais, sem contar no aumento dos sites de e-commerce.

Outro dado expressivo sobre o mercado é de que 70% das empresas no Brasil já utilizam omarketing de conteúdo, um dos pilares do Inbound Marketing. Segundo a Hubspot, 75% das empresas que aplicam estratégias de Inbound acreditam ser mais efetivas.

É uma área em crescimento, que pode significar ser tanto uma oportunidade de carreira quanto uma forma de fazer seu negócio crescer e alcançar novos clientes.

Mas quais são os benefícios práticos de investir em Inbound Marketing? Quais as diferenças para outras formas deMarketing Digital? E como ele pode ser aplicado junto com outras estratégias?

Para ajudar com essas questões, preparamos um artigo com um resumo das diferentes modalidades de marketing digital e quais as vantagens de investir em Inbound, continue conosco!

 

Mãos teclando em computador que possui uma tela de fundo preto onde se vê colunas de um gráfico e a palavra Marketing.
O marketing digital possui um conjunto de técnicas , métricas e estratégias pensadas para a forma que o público consome a internet. | Freepik

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Quais são as formas de fazer Marketing Digital?

Dentre as formas de fazer Marketing Digital estaremos abordando principalmente o Inbound Marketing, que é um marketing baseado em atração. Atuando através de 3 eixos: Marketing de conteúdo, Otimização (SEO) e ação em múltiplos canais (redes sociais, blogs, email). Porém você também pode se deparar com outros termos na hora de pesquisar a melhor estratégia, como: Outbound Marketing, Endomarketing e Growth Marketing.

Mulher escreve em quadro branco durante apresentação de marketing feita a um grupo de pessoas reunidas em uma sala.
Importante no marketing digital ter objetivos bem definidos, conhecer os hábitos da sua persona e manter um estudo constante dos seus resultados. | Freepik

O Outbound segue um modelo mais “tradicional” de publicidade, baseado em interrupções, levando propagandas e ofertas de produtos até o usuário. Aquelas propagandas durante um vídeo, banners no canto da página e pop-ups com ofertas, são exemplos de Outbound na internet.

Endomarketing, ou marketing interno, são campanhas e ações voltadas para o ambiente interno de uma empresa. O objetivo é fortalecer a cultura das empresas e o bem-estar dos funcionários.

Growth Marketing, é baseado na ideia de growth hacking que é uma forma de trabalhar buscando trazer insights de dados que possam otimizar seu processo de venda ou trazer novas ideias de campanha. Levantar uma hipótese, gerar um experimento, fazer a leitura dos dados gerados e como aplicar esses resultados para melhorar a comunicação da empresa é o objetivo dessa modalidade.

O inbound marketing é o principal modelo de sucesso quando pensamos em construção de identidade da marca, atração de clientes e estabelecimento de “autoridade” sobre uma área. Porém o diálogo entre diferentes formas de fazer marketing é bem vindo e muitas vezes essencial.

Tráfego pago, que é uma característica outbound, pode ser um caminho para impulsionar um conteúdo até seu nicho. Os funcionários de uma empresa também são agentes de construção na identidade da marca, o público gosta de ver que está tudo certo nos “bastidores” também. E claro, mensuração e análise de dados será uma constante para qualquer campanha de marketing, saber fazer a sua leitura é vital para evoluir as suas campanhas.

Mão saindo de dentro da tela de um computador, segurando um ímã. No centro da tela se lê inbound marketing.
O objetivo do Inbound Marketing é fazer o cliente ir até você para comprar, a marca alimenta o interesse e ensina sobre o produto. | Freepik

Quais os benefícios do Inbound?

O inbound, como já havíamos tido, é baseado fortemente em atração e persona, seu público-alvo. Ter a persona definida dá mais segurança para qual tipo de conteúdo produzir, quais os interesses e dores devem ser atendidas para que se estabeleça um diálogo.


Com isso o seu material produzido e divulgado em redes sociais, blogs ou e-mail marketing vai ter uma aderência maior para o segmento que for direcionado. O usuário primeiro vai se identificar com a imagem que sua marca transmite, depois se engajar com o conteúdo relevante para os interesses dele e partir desse momento ele vai se tornar um lead, um cliente em potencial.

Marketing de conteúdo é vital para para uma estratégia inbound. Ele não é só essencial para pensar em um conteúdo relevante pro cliente, mas que conteúdo é vital para construir a identidade da sua marca. Uma das principais formas de atrair um cliente é demonstrando que sua marca tem autoridade naquele assunto.

No Inbound, promover uma identidade forte é um dos objetivos. O conteúdo produzido para seus canais de comunicação não é uma via única ou isolada. Cada publicação, artigo, campanha e interação contribuem para aumentar a autoridade do seu discurso e fortalecer a imagem que você quer transmitir.

No Inbound, as estratégias são pensadas de acordo com o funil de vendas. Esse modelo segmenta a experiência do cliente desde o interesse até a compra final em etapas, que são estruturadas de acordo com quais expectativas o cliente tem em cada momento da sua jornada de decisão e qual o melhor conteúdo ou ação para guiá-lo até a próxima fase do funil.

Com isso você tem um usuário que é direcionado para a compra do seu produto de uma forma mais natural. Ele vai até você, consumindo conteúdo e gerando interesse, quando chegar no fundo do funil a oferta do produto é feita para um usuário já interessado em comprar.

Mulher inserindo fichas com símbolos de "pessoa" dentro de um funil, simbolizando o funil de vendas no inbound marketing.
Dedique um tempo desenvolvendo um plano estratégico de Marketing Digital, um fator decisivo para obter sucesso nas redes. Freepik

Esses são alguns benefícios que vão de encontro com preceitos básicos do Marketing: Captação de cliente, expansão da marca e venda do produto. Porém podemos encontrar outros como custo de propaganda menor, atuar em uma plataforma de maior alcance e ser um mercado muito propenso à inovação. O marketing digital ,além de se tornar uma obrigatoriedade para que uma empresa tenha sucesso, é uma opção de carreira em alta.

O Instituto Infnet, reconhecido por sua excelência de ensino e visão de mercado, pode te ajudar e ficar na crista dessa onda. Confira nos links abaixo!

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