Se você usa redes sociais ou navega por sites na internet, certamente já foi impactado por ações de marketing digital. Estamos falando de anúncios, vídeos, posts, publis, e assim por diante. Mas, você sabe por que tantas empresas têm investido nisso? Para responder a essa pergunta, é preciso entender quais são os benefícios do marketing digital.
A seguir, conheceremos algumas das vantagens e benefícios desse tipo de marketing, por meio de cases e exemplos. Vamos lá?
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5 benefícios do Marketing Digital
Durante muito tempo, os estudiosos da área da publicidade falavam apenas em Marketing. Na década de 1990, no entanto, com o surgimento da internet, as ações de publicidade e relacionamento com os consumidores adotaram essa nova estratégia. Mas, será que o Marketing Digital vale a pena?
Hoje, quase 5 bilhões de pessoas no mundo são usuárias ativas da internet, segundo o Data Reportal. Mas, a presença de público não é o único motivo para a migração do tradicional para o digital. Vejamos, portanto, cinco fatores de diferenciação que só são possíveis graças ao Marketing Digital.
Segmentação e personalização
Um dos principais benefícios do marketing digital é permitir que os negócios segmentem o público para o qual desejam anunciar. Se você é uma marca de roupas infantis, por exemplo, pode segmentar seus anúncios de forma que apareçam exclusivamente para pessoas que têm filhos pequenos.
Do mesmo modo, pode produzir um anúncio ou conteúdo focado nas dores e necessidades desse público – de maneira personalizada, e não mais genérica. Em um anúncio de televisão ou outdoor, essa personalização estaria limitada.
Baixo custo
Durante muito tempo, o marketing esteve restrito a poucas pessoas e negócios, e suas ações dependiam de meios físicos ou da compra de espaço em veículos de grande audiência. Assim, quase tudo estava condicionado ao orçamento.
Na internet, por outro lado, basta ter um smartphone e abrir uma conta nas redes sociais. Em poucos minutos, você pode começar a fazer a divulgação de produtos ou serviços.
Além disso, mesmo para as empresas que mantêm um orçamento para ações de marketing, é certo que o custo do digital é muito mais barato. Um vídeo para a televisão exige padrões mínimos de qualidade para vídeo e som, por exemplo. Enquanto isso, um vídeo para a internet pode ser feito com um celular.

Ampliação das possibilidades geográficas de atuação da marca
No marketing tradicional, vender para pessoas ou empresas de outros municípios, estados ou país exigia um grande esforço de publicidade. Afinal, como você faria com que o conhecimento sobre as suas ofertas chegasse em locais distantes?
Com o marketing digital, mesmo um pequeno empreendedor pode expandir sua área de atuação. Imagine um artesão, por exemplo. Com o marketing digital, ele pode usar redes sociais e sites para divulgar – e vender! – seu artesanato para pessoas de outros locais, terceirizando a entrega.
Flexibilidade para ajustes
Na prática, um dos grandes benefícios do marketing digital é permitir a edição, alteração ou exclusão de uma campanha em poucos cliques.
Se a sua marca publica um post no Facebook, por exemplo, com um erro ortográfico na legenda, é possível fazer a correção desse erro em menos de 04 cliques. Entretanto, se a sua marca instalou um outdoor com um erro, será preciso reimprimir o material e fazer uma nova instalação. Muito mais difícil, não é mesmo?
Facilidade na mensuração de resultados
Um dos grandes problemas dos publicitários nas primeiras décadas do século XX era, certamente, a mensuração de resultados. Afinal, como saber quantas pessoas efetivamente chegaram até a página 12 do jornal e leram o anúncio?
Com a internet, acompanhar os resultados do marketing digital ficou mais fácil e pode, até mesmo, ser feito em tempo real. Quantas pessoas estão assistindo um vídeo, abriram seu e-mail-marketing, ou ainda, visualizaram seu anúncio: agora, todas essas métricas estão a poucos cliques.
Case de Sucesso: AiqFome
Para exemplificar algumas das vantagens do marketing digital, podemos analisar o caso da plataforma de delivery Aiqfome, criada em 2007. Apesar de o mercado ser dominado por empresas como IFood e Rappi, nos últimos anos o Aiqfome se tornou o segundo maior delivery do país.
A estratégia da empresa é focada em conversar com um público que está fora dos grandes centros – onde Ifood e Rappi tem prevalência. A possibilidade de segmentação trazida pelo digital ganha destaque, portanto.
Ademais, chama a atenção de especialistas o tom característico da comunicação do Aiqfome. Inserida no ambiente online, a empresa usa emojis, gírias e abandona a formalidade. Essa postura se estende por todos os canais digitais, o que contribui para fortalecer a percepção de marca.

Como você pôde ver, os benefícios do marketing digital são muitos. Mas, embora seja mais simples e barato, ele também exige estratégia, o que demanda conhecimento.
Para explorar ao máximo o potencial das mídias sociais para o seu negócio é fundamental investir em estudo, pois o marketing digital é um assunto muito denso e rico em detalhes, que merece ser explorado com calma e com a ajuda dos melhores profissionais da área.
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