Se você trabalha com comunicação ou vendas certamente já ouviu a palavra briefing. Mas, você sabe para que serve um briefing? O marketing digital só pode ser executado com qualidade se os profissionais envolvidos sabem o que e por que estão desenvolvendo cada ação. E o briefing é o instrumento que fornece essas respostas.
Neste artigo, além de entender mais profundamente o que é um briefing, você ainda descobrirá como montá-lo da forma correta. Vamos lá?
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O que é briefing no marketing digital?
Briefing vem do inglês, brief, que significa “resumo”. Na prática, trata-se de um documento que reúne, de modo breve e detalhado, todas as informações para desenhar um produto, estratégia ou campanha.
No marketing digital, o briefing faz a ponte entre um solicitante – que pode ser o dono do negócio ou um gerente, por exemplo – e o executor da ação – que pode ser um profissional criativo, redator, roteirista, ou outro.
Assim, ele precisa responder a uma série de questões, comumente resumidas no acrônimo 5W. O 5W se refere a cinco perguntas essenciais que todo briefing deve responder: who (quem), what (o que), where (onde), when(quando), why(por que).

Por que usar briefing para marketing digital?
O briefing é utilizado em várias áreas, como design de produtos e arquitetura. No marketing, ele é fundamental para garantir que estratégias, campanhas e produtos criados estarão aderentes aos objetivos do negócio.
Um briefing bem feito pode levar uma ação de marketing digital ao sucesso. Já a ausência de briefing, ou sua má execução, resultam em:
- entregas inadequadas e que não atendem às expectativas;
- retrabalho;
- morosidade na produção e entrega das demandas;
- aumento dos custos operacionais;
Uma pesquisa global, de 2021, mostrou que 89% dos profissionais de marketing concordam que o briefing é importante. Por outro lado, 90% também acreditam que essa tem sido uma ferramenta negligenciada. Para fugir desse problema, siga lendo este artigo!
Como montar um briefing para marketing digital bem estruturado? Etapas essenciais
Hora de botar a mão na massa! Para escrever um briefing no marketing digital, é preciso contemplar alguns pontos essenciais. Aqui, vamos usar a metodologia 5W, acrescida de alguns complementos que vão fazer toda a diferença.
Então, confira as perguntas e respostas que não podem faltar no seu briefing para marketing:
1. Who? Defina as personas e os solicitantes
Seu briefing precisa deixar claro dois pontos em relação ao “Who?”:
- Quem está solicitando a demanda que é alvo do briefing?
- Quem é o público alvo da entrega? Ou, quem será impactado pelo que será entregue?
2. What? Defina qual é a entrega esperada
A segunda etapa que deve estar contida no briefing é a definição clara e precisa do que será entregue:
- O que é esperado, quando finalizada a demanda?
- O que é (ou deve ser) o produto desse briefing?

3. Where? Entenda onde se dará a veiculação
O terceiro ponto essencial do briefing envolve a questão do “Where?” (onde), a saber:
- Onde essa entrega vai circular? Quais serão os canais de marketing digital usados em que ela será veiculada?
O entendimento sobre o canal e formato esperados vão direcionar de modo definitivo o trabalho dos profissionais de marketing.
4. When? Defina os prazos
Prazos não podem ser esquecidos na hora de montar um briefing. Marketing digital é uma área em constante mudança, com processos muito rápidos e fluídos, por isso, entender os prazos é essencial. Então, inclua perguntas como:
- Quando deve ocorrer a entrega da primeira versão do objeto do briefing?
- Quando a entrega deverá estar completamente finalizada (versão definitiva)?
- Quando o produto deste briefing irá a público (data prevista para veiculação)?

5. Why? Entenda o objetivo maior do trabalho
Entender o porquê por trás da solicitação e o objetivo da entrega são essenciais para qualquer profissional. Assim, o briefing de marketing digital deve responder:
- Por que essa demanda foi solicitada?
- Por que essa demanda é importante para o negócio?
6. Bônus: informações complementares do briefing no marketing digital
Para além das questões anteriores, você também pode incluir um H na metodologia 5W, levando ao briefing um “How” (como). Por exemplo:
- Como é esperado que esse trabalho seja feito (quais ferramentas e processos usar)?
- Como o sucesso desse trabalho será medido?
E, por fim, para complementar nossa dica bônus: considere solicitar também exemplos e referências em seu briefing de marketing digital.
Conclusão
Para além de todas as técnicas apresentadas acima, há muito para se aprofundar quando o assunto é briefing. No Infnet, você pode cursar uma graduação EAD em marketing digital, e ter aulas específicas sobre o tema, com professores qualificados. Não deixe, também, de colocar em prática as dicas dadas aqui. Bom trabalho!