Briefing no marketing digital: o que é e como montar o seu

Neste artigo você encontrará:

Se você trabalha com comunicação ou vendas certamente já ouviu a palavra briefing. Mas, você sabe para que serve um briefing? O marketing digital só pode ser executado com qualidade se os profissionais envolvidos sabem o que e por que estão desenvolvendo cada ação. E o briefing é o instrumento que fornece essas respostas.

Neste artigo, além de entender mais profundamente o que é um briefing, você ainda descobrirá como montá-lo da forma correta. Vamos lá?

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O que é briefing no marketing digital?

Briefing vem do inglês, brief, que significa “resumo”. Na prática, trata-se de um documento que reúne, de modo breve e detalhado, todas as informações para desenhar um produto, estratégia ou campanha.

No marketing digital, o briefing faz a ponte entre um solicitante – que pode ser o dono do negócio ou um gerente, por exemplo – e o executor da ação – que pode ser um profissional criativo, redator, roteirista, ou outro.

Assim, ele precisa responder a uma série de questões, comumente resumidas no acrônimo 5W. O 5W se refere a cinco perguntas essenciais que todo briefing deve responder: who (quem), what (o que), where (onde), when(quando), why(por que).

Discutir algumas perguntas-chave com a equipe de marketing pode ajudar na montagem do briefing | Pexels

Por que usar briefing para marketing digital?

O briefing é utilizado em várias áreas, como design de produtos e arquitetura. No marketing, ele é fundamental para garantir que estratégias, campanhas e produtos criados estarão aderentes aos objetivos do negócio.

Um briefing bem feito pode levar uma ação de marketing digital ao sucesso. Já a ausência de briefing, ou sua má execução, resultam em:

Uma pesquisa global, de 2021, mostrou que 89% dos profissionais de marketing concordam que o briefing é importante. Por outro lado, 90% também acreditam que essa tem sido uma ferramenta negligenciada. Para fugir desse problema, siga lendo este artigo!

Como montar um briefing para marketing digital bem estruturado? Etapas essenciais

Hora de botar a mão na massa! Para escrever um briefing no marketing digital, é preciso contemplar alguns pontos essenciais. Aqui, vamos usar a metodologia 5W, acrescida de alguns complementos que vão fazer toda a diferença.

Então, confira as perguntas e respostas que não podem faltar no seu briefing para marketing:

1. Who? Defina as personas e os solicitantes

Seu briefing precisa deixar claro dois pontos em relação ao “Who?”:

2. What? Defina qual é a entrega esperada

A segunda etapa que deve estar contida no briefing é a definição clara e precisa do que será entregue:

Entender o que é esperado com o briefing é essencial para desenvolver um bom trabalho | Unsplash

3. Where? Entenda onde se dará a veiculação

O terceiro ponto essencial do briefing envolve a questão do “Where?” (onde), a saber:

O entendimento sobre o canal e formato esperados vão direcionar de modo definitivo o trabalho dos profissionais de marketing.

4. When? Defina os prazos

Prazos não podem ser esquecidos na hora de montar um briefing. Marketing digital é uma área em constante mudança, com processos muito rápidos e fluídos, por isso, entender os prazos é essencial. Então, inclua perguntas como:

Estabelecer as datas importantes para o projeto é parte do briefing de marketing digital | Unsplash

5. Why? Entenda o objetivo maior do trabalho

Entender o porquê por trás da solicitação e o objetivo da entrega são essenciais para qualquer profissional. Assim, o briefing de marketing digital deve responder:

6. Bônus: informações complementares do briefing no marketing digital

Para além das questões anteriores, você também pode incluir um H na metodologia 5W, levando ao briefing um “How” (como). Por exemplo:

E, por fim, para complementar nossa dica bônus: considere solicitar também exemplos e referências em seu briefing de marketing digital.

Conclusão

Para além de todas as técnicas apresentadas acima, há muito para se aprofundar quando o assunto é briefing. No Infnet, você pode cursar uma graduação EAD em marketing digital, e ter aulas específicas sobre o tema, com professores qualificados. Não deixe, também, de colocar em prática as dicas dadas aqui. Bom trabalho!

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