Muitas empresas não sabem ao certo como definir um bom orçamento de Marketing Digital, pois não sabem quais fatores devem ser analisados antes de traçar um plano assertivo. Por isso, neste artigo vamos falar sobre média de valores, como também sobre estratégias básicas e importantes para quem precisa avaliar os custos da implantação do marketing digital. Confira abaixo!
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Quais os serviços básicos para fazer um orçamento de marketing digital?
Antes de mais nada, é muito importante que você entenda de forma resumida como é possível fazer um orçamento de marketing digital que esteja adequado às demandas, necessidades e projeção de crescimento. Para isso, é muito importante que você possa avaliar dados concretos e reais.
Isso porque, sem métricas, muitas decisões tornam-se achismo, o que de fato não é a melhor maneira de fazer um orçamento de marketing digital assertivo. Então, o primeiro passo é começar a analisar o seu histórico de vendas, entendendo seus custos e ganhos. Uma margem dos seus produtos ou serviços deve ser destinada ao setor de marketing e, infelizmente, não existe uma resposta certa para todas as empresas.

Lembre-se sempre que se você está tentando aumentar a sua taxa de crescimento, então muito provavelmente você terá que investir mais. É importante que você determine qual o objetivo de vendas e quanto você pode destinar do seu custo para isso. De forma geral, o marketing digital tende a diminuir o custo de aquisição e aumentar a margem e as vendas.
Então, é preciso considerar isso na elaboração da sua estratégia. Sem dúvidas, o marketing digital é muito amplo. Por isso, para que você defina escolhas corretas, também é importante que você conheça um pouco do setor, entendendo onde você pretende investir, seja no tráfego pago ou nas mídias sociais, por exemplo.
Para te auxiliar, abaixo falaremos de uma maneira geral sobre alguns cargos e sobre a precificação. Lembrando que isso pode variar conforme o tipo de profissional escolhido, sua experiência e formação, entre outros fatores. Confira:
- Copywriter: responsável por escrever textos persuasivos para campanhas gerais, vídeos, e-mail marketing e etc. Pode cobrar cerca de R$ 3.000 a R$ 5.000 mensais, a depender da demanda;
- Social Media: responsável por cuidar das redes sociais da empresa, criar ideias para conteúdos e gerenciá-las. Pode cobrar cerca de R$ 1.000 a R$ 5.000 por um pacote completo mensal;
- Gestor de Tráfego Pago: responsável por gerir campanhas nas mídias pagas, como no Facebook, Instagram e Google, por exemplo. Pode cobrar cerca de R$ 2.500 a R$ 7.000 por mês, a depender da demanda;
- Estrategista: responsável por definir quais estratégias serão utilizadas em determinado ciclo de tempo. Pode cobrar cerca de R$ 2.000 a R$ 5.000 por mês.
Onde encontrar ou divulgar serviços de marketing digital?
Agora que você conheceu algumas das áreas de atuação do setor, certamente seu orçamento de marketing digital se tornará mais assertivo e claro. Muitos profissionais da lista que mencionamos acima, assim como outros, também fazem trabalhos freelancer.
Nesse caso, é recomendado fazer uma cotação direta com alguns profissionais para analisar a melhor forma de inserir os valores no orçamento.
Essa é uma ótima opção para empresas que têm um trabalho específico para determinado ciclo, como também para os profissionais que querem se desenvolver atuando em demandas específicas. Boas plataformas para encontrar profissionais da área e divulgar serviços são a GetNinjas, 99Freelas e Workana, além do LinkedIn.
Se você quer saber mais a respeito do tema e das possíveis atuações no setor, te convidamos agora a conhecer o Instituto Infnet – referência no preparo de profissionais na área de Marketing Digital e TI –, que tem diversas opções de cursos, como graduação, pós-graduação, bootcamp e training, para melhor adequar o seu tempo disponível para se especializar