Há algum tempo, o marketing digital tem sido cada vez mais valorizado por profissionais e empresas de diversos portes. Isso se deve, na maioria, ao fato de que passamos a maior parte do tempo conectados e de olho em nossas telas.
Com essa mudança no comportamento do consumidor, vender pela internet deixou de ser uma opção e tornou-se uma necessidade. E surge a questão: como fazer marketing digital B2B de maneira eficiente?
Quando se trata de vendas B2B, é comum pensar em networking e marketing de relacionamento como estratégias-chave. No entanto, as empresas não podem depender apenas de indicações para prosperar.
Isso porque o marketing digital B2B deverá corresponder a até 75% do orçamento das empresas nos próximos cinco anos, segundo dados do Adweek.
Neste conteúdo, além de explicar como funciona o marketing digital B2B, separamos algumas dicas e estratégias para você. Vamos lá?
Baixe o guia completo sobre a profissão de
Marketing Digital.igit
O que é marketing digital B2B
No contexto do modelo de negócio B2B, uma empresa oferece seus produtos e serviços para outras empresas, tais como fábricas, distribuidoras de matérias-primas, agências de marketing digital, serviços de TI e outras entidades jurídicas.
De maneira geral, esse modelo de negócio segue uma hierarquia: as indústrias vendem para os distribuidores, os fornecedores vendem para os fabricantes e os importadores vendem para as revendas, até que os produtos cheguem ao consumidor final.
No marketing digital feito para B2B, os produtos têm um ciclo de vendas mais complexo e longo. Como muitas vezes não há uma demanda concreta ou mercado consolidado para a solução oferecida, cabe às empresas vendedoras atuar como propagadoras da evolução do mercado.
Veja alguns dos benefícios de fazer marketing digital B2B:
- Alcance global: o marketing digital permite que empresas alcancem clientes em potencial em todo o mundo, aumentando a visibilidade da marca e a possibilidade de novos negócios;
- Mensuração de resultados: com as ferramentas de análise e monitoramento disponíveis no marketing digital, é possível medir o desempenho das campanhas e avaliar o retorno sobre o investimento, permitindo ajustes e melhorias contínuas;
- Maior segmentação: o marketing digital permite que as empresas segmentem com precisão o público-alvo, atingindo pessoas ou empresas com maior probabilidade de se interessarem pelo produto ou serviço oferecido;
- Custo-benefício: em comparação com o marketing tradicional, o marketing digital é geralmente mais acessível e oferece um melhor retorno sobre o investimento, especialmente para pequenas e médias empresas;
- Personalização: com o marketing digital, as empresas podem personalizar a experiência do usuário, criando conteúdo relevante e personalizado para cada estágio do funil de vendas, o que pode aumentar significativamente as chances de conversão e fidelização do cliente.

Como fazer marketing digital B2B?
Agora que você descobriu os benefícios e como funciona o marketing digital para o B2B, será preciso planejar as suas ações, antes de começar a colocar as suas estratégias na prática. Para isso:
Defina seus objetivos
É importante definir metas específicas de marketing alinhadas com os objetivos da empresa e que sejam mensuráveis e alcançáveis.
Em vez de objetivos genéricos, como “melhorar o perfil do Instagram”, é preciso estabelecer metas numéricas, como alcançar um número específico de seguidores, aumentar a taxa de engajamento em uma porcentagem determinada, gerar uma receita específica em um trimestre e atrair um número definido de leads.
Tenha uma persona
A persona e o ICP são estratégias importantes para o marketing digital B2B. A persona é a representação do cliente ideal, enquanto o ICP é o recorte do público-alvo com informações detalhadas que ajudam na segmentação de conteúdo.
Quando falamos em um público do B2B, ter o seu ICP bem elaborado é fundamental, pois as informações contidas são estratégicas para segmentar e direcionar seus conteúdos. Evitando prejuízos de tempo e dinheiro para atrair o público errado.
Quer uma dica? Você pode usar o gerador de personas da Rock Content para começar!
Tenha um bom posicionamento
Para construir uma presença forte nas redes sociais, é importante que a empresa tenha um tom de voz, personalidade e posicionamento definidos. Isso é feito por meio da construção da brand persona, que garante a convergência das estratégias da empresa.
A brand persona é a personificação dos valores de uma marca, representada por um personagem que incorpora o tom, a linguagem e o estilo da mesma. O objetivo é guiar a equipe de marketing no relacionamento com o público.
Construa estratégias de atuação
O marketing digital B2B requer planejamento estratégico para a produção de conteúdo. É fundamental criar um planejamento de marketing digital e de conteúdo para auxiliar na tomada de decisão e descobrir as melhores estratégias por meio de testes.
E então, o conteúdo te ajudou a entender melhor sobre como fazer marketing digital B2B? Se você quer aprender ainda mais sobre essa área, conheça cursos em Gestão de Tráfego Pago e Publicidade Digital do Infnet. E para quem ir além, também pode contar com a graduação EAD em Marketing Digital!