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Se você perguntar para seus familiares e amigos se eles têm Instagram, a resposta da maioria provavelmente será sim. Não é à toa, essa é uma das redes sociais mais populares do mundo. Por isso mesmo, também é uma plataforma importante para marcas e empresas trabalharem por meio do Social Media. Daí surge a necessidade de entender o marketing digital no Instagram.
Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o Instagram oferece diversas oportunidades para a promoção de produtos e serviços. Lá, é possível alcançar um público amplo e engajado.
Mas como fazer isso? A seguir, você verá um guia básico, com exemplos práticos, e sairá deste artigo com muitas novas ideias!

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Por que investir em marketing digital no Instagram?
O primeiro passo, antes de começar a agir, é entender quais são suas expectativas e por quais motivos vale a pena aplicar marketing digital no Instagram.
Existem muitas vantagens, como, por exemplo:
- Grande alcance
- Segmentação eficaz de diferentes públicos
- Custo-benefício, especialmente em relação às estratégias de marketing tradicional
- Fortes possibilidades de engajamento e criação de conexão com os usuários
- Dados e métricas para análise e aprimoração das ações
Portanto, se um ou mais desses benefícios faz sentido para você, já é motivo o suficiente para seguir em frente. Só não esqueça que, como tudo no marketing, é importante definir metas e acompanhá-las durante toda a aplicação das estratégias.
Dicas para o marketing digital no Instagram
Para chegar a bons resultados, alguns cuidados devem ser tomados. Siga as orientações abaixo e comece uma estratégia mais efetiva na sua conta!
Crie um perfil atraente
Comece criando um perfil profissional, atraente e bonito. Isso significa escolher uma foto de perfil que representa bem a marca ou o profissional em questão, preencher a bio com informações importantes, aplicar links relevantes, etc.
Não deixe, também, de escolher um nome de usuário fácil de lembrar e que não seja muito longo, que faça sentido com o tema do perfil. Por exemplo, uma loja de vestidos se daria melhor com @biavestidos do que @bia.loja.
Produza conteúdo relevante
Produzir conteúdo relevante e de qualidade deve ser seu foco em qualquer estratégia nas redes sociais, tanto para atrair seguidores quanto engajamento. O que é considerado relevante varia de acordo com o assunto tratado.
Por exemplo, uma marca de maquiagens pode publicar tutoriais para os clientes fazerem com seus produtos. E qualquer empresa pode postar dicas, bastidores, histórias de clientes, posts humorísticos, entre outros.
Procure postar regularmente, variar entre formatos (fotos e vídeos no feed, stories e reels) e aproveitar quaisquer ferramentas de criação de conteúdo que possam te ajudar.

Use hashtags estrategicamente
As hashtags são importantes para ampliar o alcance das publicações no Instagram. O modo de usá-las varia: podem ser genéricas e populares para alcançar um público mais amplo, ou específicas para nichos e comunidades. Nesse último caso, elas podem atrair seguidores mais interessados no perfil.
Sempre escolha hashtags que estejam relacionadas com o conteúdo publicado e que sejam relevantes para o público-alvo. Por exemplo, um estúdio de tatuagem alcançará as pessoas certas se usar #tattoo, mas não necessariamente se usar #desenho, por mais que também seja o que está na publicação.
Considere anúncios pagos
Os anúncios pagos, também conhecidos como mídia paga, são uma estratégia que amplia muito o alcance e a visibilidade das publicações no Instagram. É possível criar anúncios de foto, vídeo, carrossel e stories, segmentando-os de acordo com a localização, idade, interesses e comportamentos do público-alvo.
É possível trabalhar com a plataforma apenas de maneira orgânica. Porém, a publicidade digital é altamente eficiente e traz resultados mais rápidos. Vale considerar.
Monitore e avalie os resultados
Por fim, é essencial analisar os dados de marketing digital no Instagram, para identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser ajustado. A própria plataforma oferece essas informações, mas algumas ferramentas ajudam a condensá-las e formar relatórios, se você preferir.
Métricas importantes para acompanhar incluem o número de seguidores, taxa de engajamento, de alcance e de conversões (como cliques em links ou vendas realizadas).
Estude e se aprimore
Marketing digital no Instagram é para quem sabe. Mas não se preocupe: todo mundo precisa aprender primeiro! Com as dicas acima, você já tem uma base firme para começar. Ainda assim, sempre é uma boa ideia conhecer mais, não é?
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