Quando o assunto é a prestação de serviços, sem dúvidas os contratos são de suma importância para que o projeto oferecido possa apresentar o que de fato foi combinado entre as partes, sendo este um documento de segurança jurídica e controle. Pensando nisso, abaixo falaremos dos modelos de contrato de marketing digital e sua importância.
Muitos profissionais da área não sabem ao certo como elaborar o documento corretamente, sendo uma dúvida comum, já que muitos associam os contratos a algo complicado, com muitas regras. Primeiramente, é preciso saber que não existe um modelo pronto para todo o tipo de negócio.
Afinal, você pode atuar exclusivamente com o gerenciamento de redes sociais ou com o projeto de sites, por exemplo, o que exigiria condições diferentes. Então, para que você entenda com clareza, pense que o contrato deve estipular o registro dos valores e prazos de pagamento das tarefas feitas, além das obrigações e deveres das partes. Continue a leitura e entenda isso em detalhes!
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Quais os modelos de contrato de marketing digital?
Como você leu acima, não existe um único modelo de contrato de marketing digital. Por isso, é importante que você conheça algumas das opções, pois só assim você pode determinar a melhor escolha para a sua empresa, como também para seu cliente. Veja abaixo alguns dos tipos de documentos:
- Mensal: esse contrato, como o nome já indica, é feito de forma mensal, onde é estipulado um valor para o cumprimento de determinadas tarefas durante esse período de tempo. O escopo do trabalho deve ser bem detalhado, citando horários, dias, além de condições e ferramentas utilizadas;
- Projetos pontuais: esse modelo é muito utilizado como contrato particular de prestação de serviços de marketing digital. Isso porque o documento irá detalhar as condições de cada job oferecido pela empresa ou profissional de maneira individual, citando remuneração e todas as condições do projeto, como o início e fim;
- Contrato por comissão: nesse tipo de contrato no marketing digital é previsto um valor de comissão a partir dos resultados oferecidos por determinado profissional durante o período estipulado. É preciso ter detalhes sobre a forma de pagamento e os prazos.

O que deve ser considerado e como oficializar o documento?
Agora que você já conhece três tipos de contratos de marketing digital, é preciso que você entenda quais etapas seguir para conseguir elaborar um modelo ideal para o seu negócio. Entenda nos tópicos abaixo:
- Comece definindo o objetivo do contrato, dando detalhes sobre as partes envolvidas, como CNPJ, endereço, canais de comunicação, entre outras informações;
- Faça a descrição dos serviços da forma mais detalhada e clara possível, citando prazos, tarefas a serem desenvolvidas e o objetivo final da parceria;
- Estipule os valores e os prazos de pagamento;
- Determine o prazo de vigência conforme a necessidade do que foi acordado entre as partes;
- Coloque cláusulas específicas, inserindo detalhes sobre as condições em caso de descumprimento das obrigações e deveres de uma das partes. Lembre-se também de inserir cláusulas para a rescisão de contrato;
- Coloque cláusulas de proteção para que você possa ficar respaldado juridicamente, como também o cliente, já que isso passa segurança.
Para registrar um contrato de forma oficial, pode-se levar o documento para o Cartório de Registro e Documentos, podendo ou não haver o reconhecimento de firma das partes, o que pode ser feito se existir desconfiança na identidade dos envolvidos.
Mas, se isso não for necessário, é preciso que o documento esteja assinado por ambas as partes, sendo ideal que este também tenha campo de testemunha com a assinatura destas. Em todo o caso, existem muitos modelos de contratos de marketing digital prontos na Internet. Contudo, vale a pena buscar auxílio jurídico para casos específicos e para formalizar grandes parcerias.
Por que ter o documento?
Ter um contrato de marketing digital é muito importante, pois, de forma geral, o documento pode manter um bom relacionamento entre o prestador de serviços e o cliente, gerando um vínculo de confiança. É por meio dele que todos os direitos e deveres ficam estabelecidos entre as partes, o que evita controvérsias, deixando os envolvidos protegidos por meio de um documento com validade jurídica.
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