Neste artigo você encontrará:
Fazer um planejamento de marketing digital é uma questão um tanto quanto complexa. Afinal, existem várias formas de se organizar e muitas abordagens diferentes.
No planejamento, é preciso organizar muito bem quem é o público do seu negócio, quais serão as ações escolhidas e os resultados esperados.
Esse planejamento deve ser colocado em prática para atrair clientes, aumentar as vendas e levar ao crescimento da empresa. Vamos, então, entender como fazer e quais são os benefícios para sua estratégia? Continue acompanhando o conteúdo!
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O que é um planejamento de marketing digital?
O planejamento de marketing digital é de extrema importância, pois define os objetivos que serão alcançados por meio de uma campanha e estabelece as ações de marketing que a empresa/marca realizará no ambiente online.
Este planejamento serve como guia para as ações estratégicas na web, que podem incluir divulgação da marca, produtos ou serviços, entre outros. Ele organiza as informações, alinha as expectativas, trabalha em soluções e ajuda a conquistar as metas traçadas.
Como fazer um planejamento de marketing digital passo a passo?
Ter uma presença digital consistente reflete diretamente nas vendas, assim o marketing digital vem sendo uma realidade cada vez mais presente em estratégias de comunicação e vendas.
Veja, então, um passo a passo para fazer um bom planejamento de marketing digital:
Passo 1: comece por um diagnóstico do cenário atual
O passo inicial consiste em avaliar a presença online atual da empresa.
Algumas organizações não possuem nenhuma presença digital, enquanto outras já possuem um site e página no Facebook, mas nunca acompanharam métricas relevantes para ambos.
Isso significa que não possuem conhecimento sobre o impacto da presença digital em suas vendas.
Passo 2: saiba onde você quer chegar
Após a realização do diagnóstico, é hora de definir os objetivos e prioridades das ações de marketing digital que serão implementadas para alcançar as melhorias necessárias identificadas anteriormente.
Para ficar mais fácil o entendimento, vamos dar um exemplo:
- Aumentar o tráfego orgânico do site em 60% no próximo trimestre.
- Aumentar em 50% o volume de contatos qualificados para a equipe comercial.
Passo 3: conheça o seu público-alvo na Internet
A definição de persona é crucial para qualquer plano de marketing digital que visa atrair novos clientes.
É importante descobrir em quais canais sua persona está presente e qual tipo de conteúdo ela consome, para evitar investimentos mal direcionados e garantir o sucesso do planejamento.
Passo 4: analise seus concorrentes
É essencial conhecer a concorrência para analisar seus pontos fortes e fracos e estabelecer diferenciais para a sua marca, conquistando mais clientes.
O objetivo é entender como se posicionar diante dos concorrentes, analisando suas estratégias, o impacto que causam e como abordam os clientes.
Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e estar preparado e alinhado a ele pode otimizar as estratégias, não somente para aqueles que oferecem no mercado as mesmas soluções que sua empresa, mas também para aqueles que disputam o mesmo público-alvo. Inove e tenha um diferencial para se destacar.

Passo 5: foque no planejamento de conteúdo
As etapas que os clientes passam durante a Jornada de Compra são cruciais para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. São elas:
- Aprendizado e descoberta: o consumidor ainda não sabe que tem um problema, portanto, o objetivo é criar interesse.
- Reconhecimento do problema: o consumidor já reconheceu que tem um problema e está buscando informações sobre ele.
- Consideração da solução: o consumidor já identificou algumas soluções e está avaliando as alternativas disponíveis.
- Decisão de compra: o consumidor já decidiu fazer a compra e está comparando os concorrentes.
Para atingir os clientes em cada etapa, é importante planejar e investir tempo na criação de conteúdos específicos.
Realizar pesquisas prévias para analisar as palavras-chave que ajudam a posicionar o site entre os primeiros resultados do Google é fundamental para obter um maior número de acessos.
Passo 6: escolha os canais
Com base nas informações coletadas, incluindo o estudo da persona e a análise da concorrência, torna-se mais fácil selecionar os canais onde seu público-alvo está presente e tornar sua presença mais relevante.
Vale lembrar que cada canal tem sua linguagem específica e, portanto, é necessário avaliar qual canal é mais adequado para o conteúdo e formato que se deseja divulgar.
Passo 7: realize um monitoramento contínuo
O monitoramento do desempenho das campanhas de marketing digital é uma métrica fundamental para avaliar se o planejamento está atingindo o público-alvo e gerando resultados satisfatórios.
É imprescindível investir em ferramentas de monitoramento para acompanhar o desempenho da estratégia, o RD Station e o Google Analytics são algumas que permitem verificar se os objetivos estão sendo alcançados e se o investimento está sendo bem aproveitado.
Pronto, agora você já pode fazer um planejamento de marketing digital efetivo!
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