As ações de marketing digital são fundamentais para o crescimento de uma empresa. No entanto, para que as estratégias utilizadas apresentem o resultado esperado, os profissionais da área precisam estar atentos a todo momento aos efeitos dessas ações. E a melhor maneira de fazer isso é através de um relatório de marketing.
Ao elaborar esse documento, a equipe consegue mensurar de forma objetiva quais são os reais impactos do marketing digital para o negócio. Porém, nesse processo, mais importante do que levantar diversos dados para avaliar, é utilizar métricas relevantes, a fim de observar com precisão os resultados gerados pelas ações realizadas.
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O que é um relatório de marketing digital?
O relatório de marketing digital é um documento que traz informações sobre as estratégias e os resultados alcançados pelas ações realizadas ao longo de um determinado período. Desse modo, ao analisar métricas relevantes para o contexto em questão e elaborar o documento com tais dados, a equipe consegue:
- Avaliar se os objetivos estão sendo atingidos ou não;
- Apresentar aos outros setores os reais impactos do marketing para a empresa;
- Tomar decisões mais previsíveis e assertivas, com base em dados e não em achismos.

Quais itens devem estar presentes em um relatório?
Não existe regra para a criação de um relatório. Cada empresa tem diferentes objetivos e é isso que precisa ser levado em consideração na hora de elaborá-lo. A seguir, conheça alguns itens importantes para a construção desse documento:
Métricas
É preciso escolher métricas que de fato sejam relevantes para análise. Dessa forma, deve-se utilizar apenas KPIs essenciais para avaliar os resultados das ações realizadas em determinado período.
SEO
Nessa seção, é analisado o ranking da página para entender se os serviços – como otimização do site ou link bulding, por exemplo – estão contribuindo para o progresso ou não do site.
Mídias sociais
Aqui é avaliado o desempenho de cada canal de comunicação ativo (Facebook, Instagram, TikTok, etc). Nesse caso, a métrica de engajamento costuma ser muito utilizada para mensurar a performance de cada rede social.
Metas
Depois de ter apresentado os resultados de cada estratégia e identificado o que deu certo e o que não deu, chegou a hora de inserir no relatório as novas metas para serem atingidas no mês seguinte.

Dicas de como criar um bom relatório de marketing digital
Mostre quais objetivos anteriormente traçados vão ser analisados no relatório
Os objetivos foram alcançados? Se não, o quão próximo se está disso? O que faltou para chegar ao resultado esperado?
Use a tecnologia como aliada
Escolha ferramentas que ajudem a levantar os dados de maneira mais clara, rápida e objetiva. No mercado existem diversas opções, como Google Analytics, RD Station, CRM de Vendas etc.
Defina a periodicidade dos relatórios
De quanto em quanto tempo será elaborado esse documento? Diariamente ou mensalmente? E qual será o nível de detalhamento dos relatórios?
Utilize elementos visuais
O relatório será apresentado não só para a equipe de marketing, como também para a diretoria e outros setores. Por isso, é importante utilizar gráficos, linguagem objetiva e simplificada para que todos compreendam as informações presentes no documento.
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