Como fazer um relatório de marketing digital?

Neste artigo você encontrará:

As ações de marketing digital são fundamentais para o crescimento de uma empresa. No entanto, para que as estratégias utilizadas apresentem o resultado esperado, os profissionais da área precisam estar atentos a todo momento aos efeitos dessas ações. E a melhor maneira de fazer isso é através de um relatório de marketing.

Ao elaborar esse documento, a equipe consegue mensurar de forma objetiva quais são os reais impactos do marketing digital para o negócio. Porém, nesse processo, mais importante do que levantar diversos dados para avaliar, é utilizar métricas relevantes, a fim de observar com precisão os resultados gerados pelas ações realizadas.

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O que é um relatório de marketing digital?

O relatório de marketing digital é um documento que traz informações sobre as estratégias e os resultados alcançados pelas ações realizadas ao longo de um determinado período. Desse modo, ao analisar métricas relevantes para o contexto em questão e elaborar o documento com tais dados, a equipe consegue:

reunião sobre relatório de marketing digital
Dados sobre métricas, SEO e mídias sociais são alguns pontos que podem ser abordados em um relatório de marketing | Freepik

Quais itens devem estar presentes em um relatório?

Não existe regra para a criação de um relatório. Cada empresa tem diferentes objetivos e é isso que precisa ser levado em consideração na hora de elaborá-lo. A seguir, conheça alguns itens importantes para a construção desse documento: 

Métricas

É preciso escolher métricas que de fato sejam relevantes para análise. Dessa forma, deve-se utilizar apenas KPIs essenciais para avaliar os resultados das ações realizadas em determinado período.

SEO

Nessa seção, é analisado o ranking da página para entender se os serviços – como otimização do site ou link bulding, por exemplo – estão contribuindo para o progresso ou não do site.

Mídias sociais

Aqui é avaliado o desempenho de cada canal de comunicação ativo (Facebook, Instagram, TikTok, etc). Nesse caso, a métrica de engajamento costuma ser muito utilizada para mensurar a performance de cada rede social.

Metas

Depois de ter apresentado os resultados de cada estratégia e identificado o que deu certo e o que não deu, chegou a hora de inserir no relatório as novas metas para serem atingidas no mês seguinte.

Além de escolher métricas relevantes, traçar objetivos e utilizar ferramentas tecnológicas são pontos essenciais para tornar o relatório ainda mais completo | Freepik

Dicas de como criar um bom relatório de marketing digital

Mostre quais objetivos anteriormente traçados vão ser analisados no relatório

Os objetivos foram alcançados? Se não, o quão próximo se está disso? O que faltou para chegar ao resultado esperado? 

Use a tecnologia como aliada

Escolha ferramentas que ajudem a levantar os dados de maneira mais clara, rápida e objetiva. No mercado existem diversas opções, como Google Analytics, RD Station, CRM de Vendas etc.

Defina a periodicidade dos relatórios

De quanto em quanto tempo será elaborado esse documento? Diariamente ou mensalmente? E qual será o nível de detalhamento dos relatórios?

Utilize elementos visuais

O relatório será apresentado não só para a equipe de marketing, como também para a diretoria e outros setores. Por isso, é importante utilizar gráficos, linguagem objetiva e simplificada para que todos compreendam as informações presentes no documento.

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