Como ganhar dinheiro com marketing digital?

Neste artigo você encontrará:

É inegável que a invenção da internet mudou e muito nosso modo de viver e nos relacionar. Dessa forma, é de se esperar que influenciaria também as possíveis formas de trabalhar e ganhar dinheiro.

Hoje, muitas pessoas já utilizam a internet para essa finalidade, seja para obter uma renda extra ou até mesmo como trabalho fixo e renda principal. Além da autonomia financeira, muitas pessoas buscam nesse tipo de trabalho uma maior flexibilidade de horários e liberdade geográfica, ou seja, poder trabalhar de qualquer lugar, até mesmo viajando.

Por isso, as profissões tecnológicas, chamadas também de profissões do futuro, vêm ganhando cada vez mais adeptos e interessados, como é o caso do Marketing Digital. Você está interessado em saber como ganhar dinheiro com marketing digital? Então continue conosco, pois neste texto vamos te mostrar algumas maneiras possíveis de ganhar dinheiro nessa área em constante crescimento.

Baixe o guia completo sobre a profissão de

Marketing Digital.igit

Formas de obter renda com Marketing Digital

Dentro do Marketing Digital existem diversas possibilidades e áreas, sendo necessário que você avalie com qual mais se identifica, qual já possui habilidades ou em qual deseja se especializar e talvez seguir carreira. Algumas delas são:

Programa de Afiliados

O marketing de afiliados se tornou bastante conhecido e atrai pessoas de diversas áreas, especialmente por aparentar exigir menos conhecimento técnico, ao menos em um primeiro momento, pois sabemos que, como qualquer área, o sucesso depende de estudo e dedicação.

Basicamente, o programa de afiliados se trata da divulgação e venda de um produto digital ou físico de outra pessoa (o produtor ou proprietário). Assim, é possível ganhar comissões  – cuja porcentagem varia conforme cada caso – e ganhar em cima de um produto sem precisar produzi-lo ou comprá-lo.

Há muitas formas de ganhar dinheiro com o marketing digital. I Freepik

Para se tornar um afiliado, é necessário se cadastrar em um programa ou site de afiliados como Lomadee (atual Social Soul), Hotmart, Monetizze e Eduzz.  Essas são plataformas que ligam os produtores digitais com os afiliados ou vendedores. Após o cadastro, você escolhe qual produto quer divulgar e, então, compartilha os links nas suas redes sociais, site, blogs,onde puder.

Os links que cada afiliado divulga são personalizados para seu nome de usuário, tendo um código único, assim, toda vez que for efetuada uma compra por meio do link que você compartilhou, sua comissão é computada e o valor depositado na sua conta no prazo estabelecido.

Caso não queira divulgar ou “revender” produtos de terceiros, você também pode criar seus próprios produtos digitais e ter uma maior margem de lucro a cada venda.

Criação de Infoprodutos

Como visto acima, há um crescente mercado de infoprodutos, isto é, de produtos digitais e, como o nome sugere, especialmente voltados para a informação como ebooks, cursos, vídeo aulas, apostilas, guias e outros.

As pessoas buscam cada vez mais os produtos digitais para aprender coisas online e de forma rápida, sejam receitas ou até consultorias sobre questões pessoais ou profissionais. Com isso, o mercado passou a carecer de produtores ou criadores destes conteúdos.

Portanto, se você é especialista em algum assunto ou está disposto(a) a buscar conhecimento e compartilhar isso, você pode ganhar dinheiro desta forma. Assim, em vez de divulgar produtos de outras pessoas, você cria o seu próprio e, com isso, pode acabar tendo uma margem maior de lucro.

Para ter maior divulgação do seu produto, você também pode ingressar em plataformas de afiliados e comissioná-los por cada venda, conforme explicamos no tópico anterior, mas agora você é o produtor, e não o afiliado. Além disso, também é possível criar landing pages e estratégias de lançamento de produtos, que é a próxima forma de ganhar dinheiro com marketing digital.

Criação de Landing Pages e lançamentos

Ao criar um novo produto digital ou curso, o produtor normalmente precisa providenciar uma estratégia de lançamento, utilizando uma série de canais e materiais como redes sociais, WhatsApp, Telegram, Youtube, e-mail marketing e landing pages.

Landing pages são páginas isoladas e específicas criadas para captar leads, ou seja, cadastros de pessoas que têm interesse em determinado produto ou conteúdo e, posteriormente, oferecer a oferta em si ou, já no primeiro contato vender o material. Elas carecem de um conteúdo estratégico e pensado na atração, tanto na parte visual de imagem, quanto na parte textual, que utiliza a técnica de copywriting (texto publicitário persuasivo com técnicas, gatilhos, depoimentos e argumentos para rebater objeções).

Exemplo de landing page. | Freepik

Portanto, desenvolver é uma das formas de ganhar dinheiro na internet com marketing digital. Além de desenvolver o conteúdo, também pode ser um diferencial saber instalar códigos de rastreamento e mensuração de resultados da landing page. Contudo, isto também pode ser trabalho para outro profissional que veremos a seguir: o Gestor de Tráfego ou de Tráfego Pago.

Gestão de Tráfego / Tráfego Pago

O gestor de tráfego é o responsável por criar campanhas nas redes sociais, otimizar, realizar testes, rastrear o tráfego e as conversões, bem como analisar os resultados propondo melhorias. Tráfego diz respeito a visitas ou acessos a um site ou determinada página de interesse, como uma landing page, para captação de leads ou vendas.

E tráfego pago, por sua vez, significa que o profissional é responsável pelas publicações e campanhas patrocinadas, enquanto que as demais atribuições do gerenciamento das redes sociais competem a outro profissional: o de Social Media.

Blog e Marketing de Conteúdo

O redator, ou, copywriter é um profissional que muitas empresas, e até agências de marketing digital, precisam contratar (CLT ou autônomo), para desenvolver conteúdos atrativos e otimizados que se adequem aos mecanismos de buscas para blog ou site. Inclusive, há redatores mais generalistas que escrevem para assuntos diversos, enquanto outros são mais especializados em um segmento específico.

SEO

Com tanta concorrência de páginas e empresas online, fica mais difícil aparecer na primeira página do Google, especialmente no topo da busca. Por isso, as empresas investem em SEO (Search Engine Optimization), contratando profissionais que conheçam técnicas e estratégias para otimizar o conteúdo, além de monitorar a concorrência, os resultados obtidos e as palavras-chaves indicadas para serem utilizadas em ferramentas como SEMRush, Ubersuggest e outras similares.

Redes Sociais

O profissional de Social Media gerencia as redes sociais de uma empresa ou cliente, podendo ser responsável pelo planejamento de conteúdo e sua produção (como posts e stories, por exemplo), assim como interação com o público que engajar ou entrar em contato, realizar as publicações orgânicas (não patrocinadas) ou programá-las e avaliar os resultados.

A crescente popularidade das redes sociais no Brasil demanda que as empresas contratem profissionais de marketing digital para alcançar e engajar o público-alvo de forma eficaz. | Freepik

E-mail Marketing

Quando os leads são captados em uma landing page ou campo do site de assinatura de newsletter, isto é, quando as  pessoas deixam seu contato, elas precisam ser nutridas por e-mail com conteúdos de qualidade que as aproximem da empresa, mantenha relacionamento e as façam avançar no funil de vendas, a fim de chegar à etapa de conversão e efetuar a compra tão almejada pelas empresas.

Por isso, caso não deseje fazer internamente, a empresa terceiriza também este serviço de produção de e-mail marketing, que pode incluir seu conteúdo (visual e textual), além do disparo em ferramenta própria (se for o caso) e mensuração de resultados como taxa de abertura, descadastros e outras métricas importantes para aprimoramento da estratégia.

Web Design

Seja com objetivo institucional ou diretamente de vendas como um e-commerce, praticamente toda empresa precisa ter um site para concretizar sua presença digital e atrair tráfego de visitantes e contatos. Dessa forma, o Web Designer continua sendo requisitado para desenvolver sites ou páginas da web.

Ad Sense

Caso você possua um site, blog ou página na internet (ou pretenda criar), esta é uma oportunidade de ganhar dinheiro usando uma ferramenta do Google chamada Ad Sense. Enquanto o Google AdWords permite empresas anunciarem no Google através de banners em outros sites, por exemplo, o AdSense é responsável por monetizar os sites, isto é, pagar os donos do site pela exibição destes anúncios ou pelos cliques neles recebidos.

Consultoria de Marketing

Caso não queira operacionalizar nenhuma destas funções acima, você pode optar por prestar consultoria na área. Lembrando que, para ser um consultor de marketing, é necessário ter bastante conhecimento e estar em constante atualização, já que o mercado está sempre mudando e aprendendo mais com o consumidor e a experiência das marcas.

Edição de Áudio ou de Vídeo

Na era digital, tornou-se comum o consumo de mídias como vídeos (a exemplo do YouTube ou das redes sociais) e áudios (como podcasts dos mais variados temas), que são ouvidos ou assistidos a qualquer intervalo ou até mesmo no trabalho ou transporte. Por isso, os editores de áudio ou de vídeo encontram bastante oferta de trabalho.

A crescente popularidade das redes sociais no Brasil demanda que as empresas contratem profissionais de marketing digital para alcançar e engajar o público-alvo de forma eficaz. | Freepik

Empreendedorismo

Por fim, nossa dica bônus é: mesmo que você não queira atuar na área de marketing digital, essa é uma formação útil para qualquer negócio! Portanto, para quem quer empreender e montar seu próprio negócio, seja ele físico ou digital, estudar marketing digital é uma excelente ideia e que pode fazer toda a diferença no seu sucesso e faturamento.

Quem abre uma empresa e não busca conhecimento, acaba fazendo “mais do mais do mesmo” perante uma vasta concorrência e não tendo a capacidade estratégica necessária para alavancar o negócio, atrair os clientes certos e fidelizá-los. Além de tudo, corre também o risco de passar por uma crise de imagem ou de comunicação, por exemplo, o que pode levar à falência ou graves consequências.

Como entrar e se destacar no mercado de Marketing Digital?

Afinal, como entrar na área de marketing digital? I Freepik

Primeiramente, é importante lembrar que não existe “dinheiro fácil” de forma lícita, todo trabalho ético e sério requer muita dedicação, estudo e competência. Portanto, não caia em propostas furadas ou com promessas milagrosas na internet, pois, assim como a internet proporciona muitas coisas boas, ela também é povoada de pessoas má intencionadas.

Por fim, para entrar de verdade no mercado de marketing digital de forma profissional e reconhecida no mercado, é importante buscar um curso de credibilidade, com certificado, reconhecido pelo MEC e que possa valorizar o seu currículo. Depois, o resto é consequência, você poderá conquistar clientes e a cada trabalho terá um portfólio que servirá de vitrine para atrair ainda mais clientes.

Para quem quer se profissionalizar de verdade e mergulhar de cabeça, indicamos o Instituto Infnet e seus cursos de Graduação, Pós-Graduação MBA e mais.

Baixe o guia completo sobre a profissão de​

Marketing Digital