Com o objetivo de conquistar novos clientes e aumentar as vendas, muitas empresas têm expandido sua presença no meio online. No entanto, é fato que apenas estar na internet não é mais suficiente. Hoje em dia é preciso também que estas organizações utilizem um cronograma de marketing digital para impulsionar as ações e alcançar o sucesso desejado.
Baixe o guia completo sobre a profissão de
Marketing Digital.igit
O que é um cronograma de marketing digital?
O cronograma de marketing digital é um documento que traz informações detalhadas sobre as ações necessárias que devem ser realizadas para atingir os objetivos da empresa. Nesse sentido, o planejamento pode ser criado para uma marca, um produto ou um serviço, sempre com a finalidade de conquistar novos clientes e alavancar as vendas do negócio.
Qual a sua importância no marketing digital?
Graças ao cronograma de marketing digital, uma empresa – seja ela pequena, média ou grande – consegue desenvolver de forma mais eficiente as suas ações, uma vez que as estratégias para os canais digitais são previamente definidas. Isso traz para o negócio uma série de benefícios, tais como:
- Melhora da comunicação do público com a marca;
- Aumento das vendas;
- Otimização dos recursos financeiros;
- Maior controle das atividades desenvolvidas;
- Redução dos erros.
Passo a passo de como montar um cronograma
Agora que você já sabe o que é o cronograma de marketing digital e a sua importância para o sucesso do negócio, chegou a hora de aprender como montar um planejamento estratégico. Confira a seguir o passo a passo:
1. Defina os objetivos
Os objetivos podem ser os mais diversos, desde maior reconhecimento da marca, geração de leads ou até mesmo a melhoria do atendimento ao cliente. O mais importante nesta etapa é inserir em uma planilha as seguintes informações:
- Objetivo inicial;
- Objetivos secundários;
- Metas para cada objetivo.

2. Saiba quem é a sua persona
Entender qual a persona da empresa é fundamental para entregar produtos e serviços que estejam alinhados à necessidade desse público específico. Assim, para definir a persona, é importante analisar, sobretudo:
- Quais as dores, desejos, necessidades e objetivos desse público?
- Quais os canais digitais (Facebook, Youtube, Instagram etc) em que essa persona está mais presente?
- Quais são os tipos e formatos de conteúdo que ela mais consome?
- Com qual frequência ela utiliza esses canais?
3. Descreva as estratégias para cada canal
Nesta etapa, é preciso elencar, primeiramente, os canais digitais que a empresa utiliza para estar em contato com o seu público. Em seguida, deve-se definir quais estratégias vão ser aplicadas a cada uma delas para alcançar os resultados esperados.
4. Faça um orçamento detalhado
Aqui, o objetivo é delimitar o quanto de verba será destinada a cada estratégia. O ideal é que inicialmente seja utilizado um orçamento reduzido para fazer testes. Ao decorrer do tempo, quando os objetivos forem atingidos, esse investimento deverá ser aumentado.
5. Defina como será realizado o monitoramento dos resultados
Tão importante quanto definir as metas e colocar as estratégias em ação, é monitorar os resultados das campanhas. Para isso, vale a pena determinar no cronograma quais serão as ferramentas utilizadas para realizar esse monitoramento de cada canal digital.
Uma ótima opção disponível no mercado é o Google Analytics, que é uma ferramenta bastante completa, embora não seja a mais indicada para analisar as métricas das redes sociais, por exemplo.
Quer aprender mais sobre o assunto para se tornar um profissional especializado? Então conheça agora mesmo o curso de Marketing Digital oferecido pelo Instituto Infnet, referência em educação nas áreas de Tecnologia da Informação.