Marketing Digital: 6 curiosidades que você precisa conhecer

Neste artigo você encontrará:

Mesmo que você passe horas nas redes sociais, navegando pela internet, ou mesmo trabalhe com publicidade no ambiente digital, é provável que você não conheça muitas das curiosidades sobre o marketing digital apresentadas aqui.

Nossa seleção de curiosidades traz dados de pesquisas recentes e evidências que comprovam a importância de cada um desses insights. Vamos lá?

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6 curiosidades sobre marketing digital

1. Os blogs seguem sendo importantes

Os blogs foram muito populares no começo dos anos 2000, como espaços de compartilhamento de conteúdo. Com novas redes e formatos, no entanto, muitas pessoas pensam que a era dos blogs acabou. Mas isso não é verdade.

Uma pesquisa recente mostrou que há mais de 600 milhões de blogs ativos no mundo em 2022. Outro estudo revelou que 80% dos criadores de conteúdo ainda obtém resultados com esse formato.

Alimentar um blog com regularidade pode ser desafiador, mas estudos comprovam que o formato ainda pode trazer resultados. | Imagem: Freepik

2. O Google não é o único buscador

É fato que o Google concentra, hoje, a imensa maioria das buscas na internet. Por isso, as estratégias pensadas para esse buscador seguem sendo essenciais.

Contudo, a curiosidade aqui é que ele não está sozinho. Quase 8% das buscas realizadas no mundo estão em outras ferramentas, como Bing e Yahoo! e Yandex, mostrou um relatório global. Em algumas regiões do mundo, esse percentual é ainda maior. Você já buscou saber como a sua empresa aparece nesses buscadores?

3. E-mail marketing enviado no começo da manhã tem melhor taxa de abertura

O e-mail marketing é uma estratégia central para muitas empresas, mas você sabia que há dias e horários mais favoráveis, para lançar mão desse tipo de envio?

Uma pesquisa realizada em 2022 mostrou que e-mails disparados entre 4h e 6h tem o melhor percentual de abertura. Além disso, para a maioria dos segmentos de negócios, segunda e terça-feira são os dias com mais engajamento.

4. 79% dos brasileiros estão nas redes sociais

Um estudo calculou que pelo menos 171 milhões de brasileiros – 79% da população total – têm ao menos um perfil em alguma rede social. Para quem trabalha com marketing, essa curiosidade pode ajudar a direcionar os esforços e o orçamento do marketing.

Cabe verificar também quais são as redes mais utilizadas. No topo da lista, em 2022, aparecia o Youtube, com 138 milhões de usuários brasileiros.

Vídeos curtos, como aqueles exigidos pela rede social TikTok, tem ganhado cada vez mais espaço. | Unplash

5. É possível consultar anúncios de concorrentes no Facebook

Já pensou se você pudesse ver exatamente quais tipos de anúncios seus principais concorrentes estão patrocinando no Facebook? Desde 2019, isso já é possível.

Naquele ano, a Meta lançou a Ads Library, ou Biblioteca de Anúncios. Nela, você pesquisa e vê todos os anúncios ativos de uma determinada conta, a data em que eles foram ativados, entre outras informações.

6. 18% das casas no Brasil não tem acesso à internet

A pesquisa TIC Domicílios 2021, que avalia indicadores relacionados ao uso da tecnologia no Brasil, mostrou que em 18% das residências brasileiras não há acesso à internet.

Na prática, essa curiosidade é importante para o marketing digital porque indica que parte considerável da população precisa buscar outras alternativas para ter alguma conexão – como pacotes de dados móveis com velocidade limitada, ou acesso em locais públicos, escolas e no trabalho.

Alternativas de acesso à internet em espaços públicos ainda são fundamentais para uma parcela dos brasileiros. | Fonte: Rovena Rosa, Agência Brasil

Por que implementar o Marketing Digital nas empresas

O marketing digital é aquele que acontece por meio das plataformas digitais conectadas à internet. Nesse sentido, a pesquisa Global Digital Reports 2022 mostrou que os brasileiros são os que mais tempo gastam  na internet – são, em média, 10h19min por dia.

Logo, é indiscutível que os potenciais clientes de qualquer empresa estão na internet, e dividir esse mesmo espaço é chave para tornar sua marca mais conhecida, criar relacionamento e, claro, alavancar as vendas.

Aprofunde seus conhecimentos!

Agora que você já conhece alguns exemplos de marketing digital utilizados nos dias de hoje, é hora de tirar esse conhecimento do papel, criando e adequando suas estratégias.

Lembre-se que, além de buscar exemplos, é essencial ter conhecimento sobre a área. Se você não sabe por onde começar, considere um curso intensivo de Marketing Digital.

Por outro lado, se o aprofundamento é seu foco, procure boas graduações online, como a graduação em Marketing Digital do Infnet – que recebeu nota máxima do MEC. Bons estudos!

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