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Muitos empreendedores querem diferenciar sua marca das demais e vender mais, mas nem todos realmente investem em copywriting. Uma boa maneira para tomar contato com essa técnica é conhecendo bons exemplos de copy para marketing digital. É exatamente sobre isso que faremos aqui.
Além de entender o que é copy e para que exatamente ele serve, você vai ver como essa estratégia pode ajudar a alavancar os resultados de qualquer negócio. Vamos lá?

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O que é copy?
Copy, da palavra inglesa copywriting, é um conjunto de técnicas usado para escrever de forma persuasiva e marcante, capaz de potencializar vendas e de fixar informações sobre uma marca.
Assim, um bom copy costuma envolver conhecimentos do produto ou serviço que é alvo da escrita, mas também da psicologia humana. Os bons copywriters são capazes de usar gatilhos mentais de forma sutil e criativa, acionando princípios do nosso inconsciente, que podem impulsionar a tomada de decisão.
Embora tenha surgido antes da internet, há inúmeros exemplos de copy para o marketing digital e para a publicidade online. Veremos alguns deles ao longo deste artigo.
Para que serve o copy?
A resposta mais óbvia para essa pergunta é: vender. Mas, as técnicas de copywriting têm um efeito mais amplo. Em geral, no copy, as palavras são trabalhadas de modo a levar o leitor a tomar uma ação. Essa ação não necessariamente precisa ser uma compra imediata.
Além disso, mais recentemente, cresceu o entendimento de que o copy pode ter um papel além da tomada de ação.
Em 2021, uma pesquisa mostrou que 82% dos profissionais da comunicação consideravam essencial ter uma voz de marca clara. O uso do copy de forma habilidosa pode ajudar nesse cenário, fortalecendo a identidade da marca na mente dos consumidores.
Por que investir em fazer bons copys?
Primeiro, se você é ou pretende ser um copywriter, investir tempo para aprender a fazer bons copys pode resultar em novas oportunidades profissionais e muito retorno financeiro.
A título de exemplo, o Glassdoor, que compila informações de profissionais de todo o Brasil, estima que a remuneração média de um copywriter, considerados bônus e comissão de vendas, é de R$ 6 mil.
Por outro lado, se você é um empreendedor e está buscando exemplos de bons copys para sua empresa, a principal vantagem é impulsionar sua lucratividade. Gustavo Ferreira, autor do livro “Copywriting: palavras que vendem milhões”, por exemplo, afirma ter gerado mais de R$ 4 milhões de faturamento para seus clientes, em 4 anos de escrita.
3 bons exemplos de copys no Marketing Digital
Agora, é hora de ver exemplos de copys de marketing digital na prática! Selecionamos três textos originais e criativos, para você se inspirar.
1. Apple e seus AirPods
A Apple, multinacional norte-americana de tecnologia, usou o copywriting para descrever seus fones de ouvido sem fio, os AirPods Pro. O texto de marketing usado no site da empresa foi: “AirPods Pro – E refez-se o som.”.
Com menos de 5 palavras, e sem adjetivos, a Apple conseguiu transmitir a ideia de qualidade superior e experiência única. Assim, esse copy ajuda a fixar essas características como diferenciais do produto.

2. Nubank e o Cartão Ultravioleta
O banco digital Nubank sempre explorou a cor de sua marca em suas comunicações. Tanto é assim que seu principal cartão de crédito ficou popularmente conhecido como “roxinho”.
Já o cartão premium da marca recebeu o nome de Ultravioleta. E o copy criado para ele foi: “para quem quer ver além”.
Mais do que gerar uma conexão imediata com o nome Ultravioleta, o texto ainda brinca com a ideia de “visão ultravioleta”, e posiciona o cartão como um produto superior.

3. SBP e o inseticida contra escorpiões
Divulgar um novo produto, dentro de uma linha já consolidada, foi o desafio encarado pela SBP ao anunciar o seu inseticida contra escorpiões. O copy usado mostra que os bons exemplos de textos de marketing digital passam também pela capacidade de se adaptar às plataformas.
Em uma peça no Instagram, a marca usou a ideia de “conteúdo sensível” para apresentar o produto. Fez-se um trocadilho colocando o inseticida como “conteúdo sensível para escorpiões”.

Conclusão
Como você viu, o copywriting é uma técnica importante e bastante usada. Porém, não basta aplicá-la de forma isolada. É preciso aprofundar seus conhecimentos em marketing digital, para gerar copys realmente estratégicas.
Para além de acompanhar bons exemplos de copy no marketing digital, ou acompanhar grandes nomes do marketing, é importante buscar formações estruturadas, como uma graduação em marketing – até mesmo de forma online, por meio de faculdades de marketing EAD, como a do Infnet. Não deixe de se especializar!