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A internet está entre nós há apenas algumas décadas, mas já provocou uma revolução no modo de vender e se relacionar com o público consumidor. Para adentrar nesse novo oceano da publicidade, é fundamental conhecer, na prática, exemplos de marketing digital.
A seguir, você encontrará 06 exemplos bem sucedidos da aplicação do marketing digital, em diferentes formatos e plataformas. Eles serão inspiração para você criar suas próprias estratégias online. Boa leitura!
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6 exemplos de marketing digital
1. Estar presente nas mídias sociais
Dentre as categorias de aplicativos, o Global Digital Reports 2022 mostrou que as redes sociais são o segundo tipo mais acessado no mundo, chegando a alcançar 95,2% dos pesquisados. Logo, o posicionamento nessas mídias torna-se essencial.
Nesse tipo de ambiente, há dezenas de exemplos de marketing digital proveitosos. Veja, por exemplo, o caso da marca de beleza Dailus, que se posiciona nas redes a favor de uma beleza mais leve e inclusiva. Em poucos meses, a marca ultrapassou os 3 milhões de seguidores no Instagram.

2. Investir em conteúdo com foco em SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Na prática, trata-se de otimizar seus conteúdos para que sejam facilmente encontrados nos buscadores – em especial, no Google. Aparecer nesse espaço nobre da internet é, certamente, um ótimo exemplo de marketing digital.
Para isso, vale investir em:
- Um site com boa performance e rápido carregamento;
- Produção de conteúdos em blogs para responder às dúvidas dos seus clientes;
- Melhoria de títulos, tags e descrições de vídeos no seu canal do Youtube;
- Atualizar a página da sua empresa no Google Meu Negócios.
3. Fazer transmissões ao vivo
A pandemia da Covid-19 popularizou um formato de conteúdo até então pouco explorado: as lives. De modo simples, são transmissões ao vivo realizadas pelas redes sociais, para abordar diferentes temas e interagir com o público.
Um bom exemplo de marketing digital baseado em lives é o caso da marca global de moda Shein. Nas lives, além de mostrar seus produtos, a marca ainda oferece descontos e vantagens para quem acompanha as transmissões.
Além da Shein, no Brasil temos um exemplo com a marca Farm. O chamado Lojix é uma inovadora plataforma digital desenvolvida pela Farm, que combina elementos de e-commerce e entretenimento ao vivo. Através do Lojix, a Farm criou uma experiência interativa para os consumidores, permitindo que eles acompanhem transmissões ao vivo com influenciadores, especialistas e até mesmo designers da marca, enquanto exploram e compram produtos exclusivos.
4. Segmentar campanhas de mídia paga
Um dos exemplos mais bem sucedidos de marketing digital é a realização de campanhas pagas segmentadas. Na prática, ferramentas como o Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads permitem que você anuncie em diferentes espaços da internet.
Ali, você poderá segmentar quais pessoas deseja atingir, usando critérios como gênero, idade, localização, interesses, e muito mais. Assim, é possível fazer com que sua marca atinja o público com mais probabilidade de se identificar com a sua proposta de valor.
5. Entregar conteúdo em vídeos curtos e bem humorados
Cada vez mais, os vídeos curtos ganham espaço no rol de preferências dos consumidores, e se tornam um exemplo de formato de marketing digital em ascensão. Para além do Tik Tok, a criação do Instagram Reels e do Youtube Shorts estão aí para confirmar essa tendência.
Além disso, no final de 2021, uma pesquisa mostrou que conteúdos em vídeo de até 4 minutos são os preferidos para 96% dos indivíduos da geração Z. E, apesar do percentual ser menor, esse formato sai na frente também na preferência da geração X, dos Millennials e dos Baby-Boomers.

6. Disponibilizar ofertas gratuitas, cupons de descontos, cashback e outras vantagens
Se você faz compras online, certamente já recebeu e-mails com ofertas de cupons de desconto, pague 1 leve 2, cashbacks, e muito mais. Esse é um exemplo de como o marketing digital pode ser útil para levar os consumidores às compras.
Afinal, a palavra “desconto” segue tendo impacto na mente dos consumidores. Usar as ferramentas digitais para chegar no público certo e gerar recorrência é o grande desafio das marcas.
Por que implementar o Marketing Digital nas empresas
O marketing digital é aquele que acontece por meio das plataformas digitais conectadas à internet. Nesse sentido, a pesquisa Global Digital Reports 2022 mostrou que os brasileiros são os que mais tempo gastam na internet -são, em média, 10h19min por dia.
Logo, é indiscutível que os potenciais clientes de qualquer empresa estão na internet, e dividir esse mesmo espaço é chave para tornar sua marca mais conhecida, criar relacionamento e, claro, alavancar as vendas.
Aprofunde seus conhecimentos!
Agora que você já conhece alguns exemplos de marketing digital utilizados nos dias de hoje, é hora de tirar esse conhecimento do papel, criando e adequando suas estratégias.
Lembre-se que, além de buscar exemplos, é essencial ter conhecimento sobre a área. Se você não sabe por onde começar, considere um curso intensivo de Marketing Digital. Por outro lado, se o aprofundamento é seu foco, procure boas graduações online, como a graduação em Marketing Digital do Infnet – que recebeu nota máxima do MEC. Bons estudos!