As tendências do marketing digital têm se atualizado e expandido recorrentemente, em consonância com toda a área de marketing on-line. Com o avanço das tecnologias e mudanças nos comportamentos dos consumidores, as empresas precisam estar atentas às frequentes atualizações e novidades do setor a fim de se manter competitiva na concorrência on-line.
Por isso, nesse artigo, você terá acesso às maiores tendências do marketing digital e como implementá-las no dia a dia. Acompanhe os tópicos a seguir e fique por dentro.

Baixe o guia completo sobre a profissão de
Marketing Digital.igit
Webinars com conteúdos educativos
Os webinars com conteúdos educativos têm se tornado uma tendência crescente e é uma das maiores tendências para o marketing digital nos próximos anos.
Os webinars são seminários on-line que permitem que as empresas compartilhem conhecimentos e informações específicas com seu público-alvo. Assim, eles podem ser utilizados para educar os consumidores sobre temas interessantes a eles, aplicar treinamentos, demonstrar produtos ou serviços e até mesmo gerar leads qualificados.
Há inúmeras razões para se investir na estratégia de webinars, entre eles:
- As pessoas estão cada vez mais adaptadas e interessadas no formato de vídeo;
- Eventos ao vivo passam uma imagem de urgência, importância e atualidade;
- Geram debates e os próprios consumidores podem contribuir com seu conhecimento;
- Promove a interação e estreita laços entre a empresa e seu público;
- Sua empresa é colocada em um patamar de confiança e credibilidade, uma vez que aborda temas com a expertise de especialistas no assunto;
- Os webinars podem ser gravados e disponibilizados posteriormente no canal do YouTube ou nas demais redes sociais da marca.
Realidade aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR)

As experiências com realidade virtual e aumentada são tendências em alta no marketing digital. Desde seu surgimento atraiu investimentos exponenciais principalmente de empresas da área de tecnologia, mas não foi diferente com o marketing on-line.
A AR e VR oferecem oportunidades únicas para as marcas se conectarem com seus clientes de maneiras imersivas e reais, proporcionando experiências interativas e personalizadas. Abaixo, confira algumas das usabilidades da estratégia em empresas de todos os setores:
- Experimentação virtual de produtos: Tanto a realidade aumentada como a virtual possibilitam ao cliente a testagem virtual de determinado produto, sejam roupas, acessórios, móveis e demais artigos de decoração. Para isso, as marcas investem em aplicativos próprios ou de parceiros com um ambiente simulado, tornando a experiência do usuário ainda mais interativa e possibilitando que a escolha certa sem sair de casa;
- Eventos virtuais: A realização de eventos on-line já é uma prática comum entre as empresas, mas que tal adicionar experiências ultrarrealistas a esses eventos? Essa estratégia tem se destacado no mercado;
- Compartilhamento nas redes sociais: Os conteúdos em AR e VR são facilmente adaptáveis às redes sociais. E nada melhor que surpreender seus seguidores com elementos inovadores e altamente tecnológicos a fim de potencializar o engajamento e a geração de leads de sua página.
Automação de marketing
Outra tendência crescente no marketing digital é a utilização da automação nas estratégias e campanhas. A automação de marketing refere-se ao uso de tecnologia e software para automatizar tarefas de marketing, como a segmentação de audiência, o envio de e-mails, a criação de campanhas de marketing, a análise de dados e muito mais. Assim, as demandas são executadas de forma mais prática e organizada com o auxílio da tecnologia.
Por isso, destacamos abaixo alguns dos principais fatores para se investir na automatização dos processos de marketing. Confira:
1. Eficiência e produtividade
A automação de marketing permite que as empresas automatizem tarefas repetitivas e demoradas, o que ajuda a melhorar a eficiência e possibilita o enfoque da equipe de marketing para atividades estratégicas.
2. Personalização e segmentação
A automatização possibilita uma segmentação ainda mais eficaz e personalizada para determinada audiência, ou seja, com base nos dados, comportamento dos usuários, histórico de compras e demais informações armazenadas, o software definirá os conteúdos mais assertivos para aquele público-alvo.
3. Descreva as estratégias para cada canal
Outra estratégia que pode ser adotada a partir da automação de marketing é a nutrição e leads. Isso pode ocorrer por meio do envio de e-mails e conteúdos relevantes aos leads em diferentes estágios do funil de vendas. Dessa forma, ajuda a manter os leads engajados e a movê-los ao longo do processo de compra, o que pode acarretar no aumento nas taxas de conversão e vendas.
Torne-se um especialista em Marketing Digital
Para você que busca estar por dentro das principais tendências do marketing digital e demais estratégias da área, se inscreva agora mesmo em nossa especialização. Assim, você será um especialista em marketing on-line!