Maiores tendências do marketing digital

Neste artigo você encontrará:

As tendências do marketing digital têm se atualizado e expandido recorrentemente, em consonância com toda a área de marketing on-line. Com o avanço das tecnologias e mudanças nos comportamentos dos consumidores, as empresas precisam estar atentas às frequentes atualizações e novidades do setor a fim de se manter competitiva na concorrência on-line.

Por isso, nesse artigo, você terá acesso às maiores tendências do marketing digital e como implementá-las no dia a dia. Acompanhe os tópicos a seguir e fique por dentro.

maos segurando celular com icones de redes sociais
Tendências do marketing digital | Freepik

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Webinars com conteúdos educativos

Os webinars com conteúdos educativos têm se tornado uma tendência crescente e é uma das maiores tendências para o marketing digital nos próximos anos.

Os webinars são seminários on-line que permitem que as empresas compartilhem conhecimentos e informações específicas com seu público-alvo. Assim, eles podem ser utilizados para educar os consumidores sobre temas interessantes a eles, aplicar treinamentos, demonstrar produtos ou serviços e até mesmo gerar leads qualificados.

Há inúmeras razões para se investir na estratégia de webinars, entre eles:

Realidade aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR)

pessoas usando óculos de realidade aumentada
Realidade aumentada e realidade virtual | Freepik

As experiências com realidade virtual e aumentada são tendências em alta no marketing digital. Desde seu surgimento atraiu investimentos exponenciais principalmente de empresas da área de tecnologia, mas não foi diferente com o marketing on-line.

A AR e VR oferecem oportunidades únicas para as marcas se conectarem com seus clientes de maneiras imersivas e reais, proporcionando experiências interativas e personalizadas. Abaixo, confira algumas das usabilidades da estratégia em empresas de todos os setores:

Automação de marketing

Outra tendência crescente no marketing digital é a utilização da automação nas estratégias e campanhas. A automação de marketing refere-se ao uso de tecnologia e software para automatizar tarefas de marketing, como a segmentação de audiência, o envio de e-mails, a criação de campanhas de marketing, a análise de dados e muito mais. Assim, as demandas são executadas de forma mais prática e organizada com o auxílio da tecnologia.

Por isso, destacamos abaixo alguns dos principais fatores para se investir na automatização dos processos de marketing. Confira:

1. Eficiência e produtividade

A automação de marketing permite que as empresas automatizem tarefas repetitivas e demoradas, o que ajuda a melhorar a eficiência e possibilita o enfoque da equipe de marketing para atividades estratégicas.

2. Personalização e segmentação

A automatização possibilita uma segmentação ainda mais eficaz e personalizada para determinada audiência, ou seja, com base nos dados, comportamento dos usuários, histórico de compras e demais informações armazenadas, o software definirá os conteúdos mais assertivos para aquele público-alvo.

3. Descreva as estratégias para cada canal

Outra estratégia que pode ser adotada a partir da automação de marketing é a nutrição e leads. Isso pode ocorrer por meio do envio de e-mails e conteúdos relevantes aos leads em diferentes estágios do funil de vendas. Dessa forma, ajuda a manter os leads engajados e a movê-los ao longo do processo de compra, o que pode acarretar no aumento nas taxas de conversão e vendas.

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