Marketing tradicional e marketing digital: diferenças essenciais

Neste artigo você encontrará:

O marketing é a ciência de explorar, criar e gerar valores em produtos para que eles sejam alcançados e consumidos pelo público. Essa ciência era produzida através de canais totalmente offlines, mas mudou bastante com o aumento do consumo dos meios digitais de comunicação.

O que antes era feito de forma tradicional e offline, ou seja, utilizando canais de TV, revistas, jornais impressos e até anúncios em outdoor, mudou para algo novo e revolucionário, momento em que veículos digitais como mídias sociais e Google estão mais presentes.

Essas mudanças beneficiaram bastante o mercado, mas cada tipo de marketing tem seu valor e utilidade, diferenciando-se apenas pela forma como se comunicam com o público. Para entender melhor o que difere cada um, trouxemos neste post a diferença entre marketing tradicional e marketing digital. Acompanhe a leitura!

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O que é marketing tradicional?

O marketing tradicional tem como traço mais forte a utilização de mensagens diretas. Isso porque a maioria dos anúncios são realizados por meios pelos quais o usuário não conseguirá evitá-lo, como:

Nesse sentido, um anúncio transmitido durante os comerciais de um programa de televisão não pode ser interrompido, o que contribui para que propagandas transmitidas por veículos como a televisão permaneçam mais tempo na cabeça das pessoas. 

O marketing tradicional pode fazer bastante sentido para empresas que já estão sólidas no mercado, ou mesmo aquelas que possuem alcance local. Algumas emissoras, como a Globo, possuem filiais que transmitem conteúdos de acordo com a região dos usuários e, por isso, conseguem anunciar produtos de comércios locais, especialmente farmácias e supermercados.

O que é marketing digital?

O marketing digital, por outro lado, dispensa a utilização dos meios utilizados no marketing tradicional. Isso porque, no digital, o principal aliado das campanhas publicitárias será a internet e os meios digitais que ela alcança.

Nesse sentido, as estratégias são pensadas de maneira que o consumidor seja atraído e levado à marca, momento em que poderá haver conversão em compras. E para que isso ocorra, são utilizadas táticas dos mais variados tipos para posicionar corretamente a marca no Google e em redes sociais.

Além disso, o marketing digital aproveita os dados informados durante a compra para acompanhar a trajetória do cliente, inclusive para entender e até melhorar o nível de satisfação dele.

O marketing digital se tornou a principal vertente do marketing contemporâneo, impulsionado pela disseminação das mídias sociais. | Freepik

Diferença entre eles

A principal diferença entre ambos os tipos de marketing está relacionada à forma como o público é alcançado. De um lado, o modelo tradicional interrompe completamente o que o consumidor está fazendo para transmitir o anúncio, enquanto que no modelo digital ele é levado a conhecer melhor a marca.

Para que o marketing seja caracterizado como tradicional, os canais de comunicação utilizados precisam ser offline, ou seja, sem a utilização de meios digitais. Por outro lado, o marketing digital utiliza canais totalmente online, tendo como aliados tanto os buscadores de resultados (como o Google e Bing) quanto as redes sociais.

Quando utilizar cada tipo de marketing?

Cada espécie de marketing produz melhores resultados a depender da forma como é utilizada e do público-alvo pretendido, como veremos a seguir.

Marketing Tradicional

O marketing tradicional alcança principalmente o público mais velho, como a geração baby boomer e geração X. Elas são mais receptivas à publicidades por meio offline, e a televisão, revistas e jornais são seus principais meios.

Essas gerações são bastante conhecidas por assistirem comerciais de TV e consumirem os produtos anunciados, além de preferirem ler um bom jornal impresso ao invés de ver notícias por meios online.

O marketing tradicional continua sendo uma estratégia altamente eficaz para alcançar as gerações antigas. | Freepik

Marketing Digital

Por sua vez, o meio digital alcança todos os tipos de públicos, destacando-se os millennials e a geração Z, pois são públicos mais novos, que consomem com mais frequência os conteúdos do meio digital.

Todavia, a estratégia de marketing digital precisa mudar a depender da persona traçada na estratégia. Inclusive, é recomendável que as estratégias de marketing tradicional sejam acompanhadas de estratégias do marketing digital, justamente para que não perca sua efetividade.

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