O marketing digital é uma das áreas de maior expansão do mercado de trabalho atualmente. Inúmeras pessoas estão buscando iniciar seus estudos, mas nem sempre sabem por onde começar a entender o marketing digital para iniciantes.
Além disso, também é uma área em constante evolução e para se destacar no mercado é fundamental estar sempre aprendendo. Por essas duas razões, existem conteúdos gratuitos na internet que são um ótimo primeiro passo para todo mundo, com atualizações frequentes.
Ao invés de correr atrás de cada conteúdo por conta própria, vamos te ajudar com um guia básico. Confira as dicas a seguir e aproveite este artigo completo sobre os melhores conteúdos de marketing digital para iniciantes!

Baixe o guia completo sobre a profissão de
Marketing Digital.igit
Áreas de estudo sobre marketing digital para iniciantes
Antes de entrar de cabeça nos conteúdos, é preciso ter algum norte sobre o que procurar, certo? O marketing digital é cheio de subdivisões e você vai aprendê-las aprofundadamente ao longo do tempo, mas comece entendendo-as de forma mais ampla.
Veja algumas das principais:
SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento de um site nos resultados dos mecanismos de busca.
Entender o básico de SEO é um começo ideal para quem está iniciando na área, mesmo se não for seu propósito se especializar nisso. Afinal, o SEO é essencial na criação de conteúdo relevante da maneira mais estratégica possível.
Redes sociais
As redes sociais são uma das principais formas de alcançar seu público-alvo e gerar engajamento.
Uma das funções-chave para o marketing digital é o Social Media. Se você pensa em se tornar esse profissional, deve conhecer as mídias sociais profundamente. Se não, de qualquer maneira é uma boa ideia ter algumas noções básicas.
Marketing de conteúdo
As redes sociais são uma das principais formas de alcançar seu público-alvo e gerar engajamento.
Uma das funções-chave para o marketing digital é o Social Media. Se você pensa em se tornar esse profissional, deve conhecer as mídias sociais profundamente. Se não, de qualquer maneira é uma boa ideia ter algumas noções básicas.
Análise de dados
Não podemos deixar de incluir aquilo que transforma todos os esforços em resultados reais. A análise de dados é o que permite a tomada de decisões estratégicas e o avanço de qualquer trabalho que esteja em andamento.
Vale a pena conhecer as principais ferramentas de análise de dados do mercado, como o Google Analytics. Além disso, é fundamental entender como interpretar os dados e tomar decisões a partir deles. Isso exige um perfil analítico e bastante prática!
Dicas de conteúdos de marketing digital para iniciantes
Há muito conteúdo relevante na internet sobre marketing digital, principalmente quando falamos de aspectos básicos e primordiais. Como cada pessoa aprende melhor de um jeito, busque na lista abaixo aquilo que funciona melhor para você e bons estudos!
Livros
Para os mais tradicionais, os livros são uma ótima forma de agregar conhecimento em marketing digital. Existem diversas obras disponíveis no mercado que abordam diferentes temas importantes, como:
- Marketing 4.0: do tradicional ao digital - Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan
- A Bíblia do Marketing Digital – Cláudio Torres
- Marketing e comunicação na era pós-digital: as regras mudaram - Walter Longo
Blogs
Os blogs de marketing digital para iniciantes são uma fonte rica de informações atualizadas e insights valiosos sobre o mercado. Nossas dicas para você acompanhar são:
- Neil Patel
- Rock Content
- Instituto Infnet
Cursos e certificações
Se você quer realmente se transformar em um profissional de marketing digital, é preciso ir ainda mais fundo nos estudos. Algumas certificações gratuitas online ajudam, mas cursos bem estruturados te levarão ainda mais longe na carreira.
Esses são algumas das formações possíveis oferecidas pelo Infnet, instituição reconhecida e especializada na área:
- MBA em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing;
- MBA em Marketing Digital: Tráfego Pago e Mídia Performance;
- Bootcamp em Marketing Digital;
- Marketing Digital: Gestão de Tráfego Pago.
Estude e se especialize
Essas foram algumas das dicas e orientações mais importantes para quem está começando a estudar. O marketing digital para iniciantes pode assustar a princípio, mas é uma área bastante expressiva e dinâmica.
Como o mercado está sempre mudando, é necessário estar sempre atualizado e aberto a novas ideias e estratégias. Por isso, invista em uma educação continuada, misturando diversas maneiras de aprender: cursos, livros, blogs e mais. E conte com o Infnet para te apoiar durante toda essa jornada!