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O futuro do marketing ficou garantido quando o consumo dos meios digitais para comunicação cresceu. A quarta revolução industrial certamente contribuiu para isso, uma vez que mudou a forma pelas quais os negócios operam.
Nesse contexto, para otimizar o cotidiano de empresários e profissionais da área, diversas ferramentas de marketing digital foram desenvolvidas — e com diferentes tipos de funcionalidades. Você sabe quais são e como usá-las para apoiar sua estratégia de negócios? Vamos descobrir abaixo!
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Ferramentas gratuitas de marketing digital
Existem algumas ferramentas gratuitas que são excelentes recursos para impulsionar sua estratégia de marketing digital, ajudando você a aumentar sua presença online, obter insights e criar conteúdo visualmente atraente. Confira algumas opções:
- WordPress: Crie e gerencie facilmente seu site ou blog com uma variedade de temas e plugins personalizáveis. O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo, nele você pode criar blogs, sites, e-commerce e muito mais.

- Google Analytics: Monitore métricas, alteração de tráfego de palavras-chaves e demais elementos de campanhas integradas com redes sociais, sites, blogs e outros meios de comunicação. A utilização do Google Analytics é essencial para acompanhar todos os dados relacionados às estratégias de marketing da companhia.
- SEMRush: Realize análises de concorrência, pesquisas de palavras-chave e rastreamento de posição para melhorar seu SEO e estratégias de marketing.
- MailChimp: Crie e envie campanhas de e-mail marketing eficazes, automatize fluxos de trabalho e acompanhe o desempenho das suas campanhas.
- Canva: Crie designs gráficos atrativos para suas postagens em mídias sociais, anúncios e outros materiais de marketing sem a necessidade de habilidades avançadas de design.

- Trello: Notas adesivas digitais? Quase isso! Gerencie suas tarefas, projetos e colaborações com facilidade usando o sistema de quadros e cartões do Trello.
Essas ferramentas gratuitas de marketing digital mencionadas oferecem recursos essenciais sem nenhum custo. No entanto, é importante ressaltar que algumas delas também oferecem versões pagas com recursos adicionais e planos mais avançados para atender às necessidades de negócios maiores ou com demandas específicas.
As versões pagas geralmente oferecem funcionalidades extras, suporte prioritário, integrações avançadas e escalabilidade. Portanto, avalie suas necessidades e orçamento para escolher a opção que melhor se adapte à sua estratégia de marketing digital.
Ferramentas de automação de marketing digital
As ferramentas de automação de marketing digital são essenciais para acionar campanhas, monitorar métricas, criar e enviar e-mail marketing e landing pages, além de simplificar a complexidade do funil de vendas.
O MailChimp é uma opção gratuita de automação de marketing digital oferecida pelo Market. No entanto, se você deseja investir nesse tema, vale a pena conferir duas ferramentas de destaque no mercado:
- RD Station: Você pode enviar emails, criar landing pages e gerenciar todos os seus leads através da plataforma. A ferramenta começa com uma versão lite muito acessível para que você possa implementar a plataforma em sua estratégia de marketing desde o início.
- HubSpot (versão paga exclusiva): Com recursos abrangentes, o HubSpot permite acionar campanhas, monitorar métricas, criar e enviar e-mail marketing, landing pages e muito mais. Sua abordagem integrada e intuitiva torna-o uma escolha popular para profissionais de marketing em busca de uma solução completa.

Aprofunde seus conhecimentos!
Como você pôde ver, entender quais ferramentas podem ser utilizadas em estratégias de marketing digital faz toda a diferença no momento de trabalhar com campanhas publicitárias, já que cada uma delas traz resultados e cumpre objetivos próprios.
Entretanto, investir em conhecimento é fundamental para quem deseja se destacar e ter sucesso na área de marketing. Em um cenário em constante evolução, onde as tendências e as tecnologias estão sempre mudando, estar atualizado e ter um conjunto sólido de habilidades é essencial.
Para isso, vale a pena ver as opções que o INFNET – instituição renomada na formação de profissionais na área de tecnologia – possui para aprender sobre Marketing. Não perca tempo, invista em você mesmo e nunca subestime o poder do conhecimento para impulsionar sua carreira!