Neste artigo você encontrará:
Quem nunca utilizou uma hashtag, seja no Twitter, Instagram, Facebook ou LinkedIn, não é mesmo?. Mas, você sabe quais são as melhores hashtags para marketing digital?
O marketing digital é uma estratégia que permite a conexão direta e personalizada entre empresas e consumidores por meio de canais digitais, tais como blogs, motores de busca, redes sociais, e-mails, entre outros.
Ao integrar essas ferramentas diversificadas, como as redes sociais, é possível fortalecer a rede de contato entre os usuários dessas plataformas e sua empresa.
Além da importância da identidade visual e do gerenciamento realizado por designers, a hashtag também desempenha um papel essencial nessa conexão. Por ser um mecanismo que facilita a expansão das conexões sociais, as hashtags podem dar grande visibilidade aos conteúdos produzidos pela empresa.
Descubra, então, quais as melhores hashtags de marketing digital para sua estratégia!
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Por que é importante usar hashtags para o marketing digital?
A hashtag é, basicamente, um termo ou palavra-chave precedido pelo símbolo “#”. Quando a hashtag é clicada ou pesquisada em uma rede social, todas as publicações que usam essa mesma hashtag são agrupadas em uma mesma página ou lista.
As hashtags são utilizadas para organizar conteúdo na internet, tornando mais fácil a busca por informações específicas. Elas são amplamente utilizadas em redes sociais como Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.
Mas lembre-se: o número total de hashtags que você pode usar no Instagram depende do tipo de conteúdo e é sempre bom utilizar com cautela. Para postagens e feed do reels, utilize no máximo 30, já nos stories utilize até 10. Combinado?
E agora que você já sabe dessa informação, confira alguns dos benefícios de usar hashtags para o marketing digital:
- Aumento da visibilidade e alcance: quando uma empresa utiliza uma hashtag em suas publicações, ela está ampliando suas chances de ser vista por um público maior;
- Segmentação de público-alvo: as hashtags também são eficazes para segmentar e direcionar uma campanha para um público específico;
- Monitoramento e análise de resultados: ao utilizar hashtags específicas em suas publicações, uma empresa pode obter dados valiosos sobre o desempenho de suas estratégias e ajustá-las conforme os resultados obtidos.

As melhores hashtags para marketing digital
Agora que você já sabe a importância da hashtag para o marketing digital, vamos apresentar as melhores hashtags de acordo com alguns nichos!
Pequenos empreendedores
- #smallbusiness: essa hashtag é usada por proprietários de pequenas empresas para aumentar a visibilidade de suas marcas e produtos. Ela ajuda a conectar empreendedores com outros usuários do Instagram interessados em negócios locais e independentes;
- #shoplocal: outra hashtag popular entre pequenos empresários, #shoplocal destaca a importância de comprar de empresas locais e independentes. Usar essa hashtag pode ajudar a atrair clientes que buscam apoiar a economia local;
- #handmade: se você produz artesanato ou produtos feitos à mão, essa hashtag pode ajudar a destacar sua habilidade e mostrar aos clientes que seus produtos são únicos e feitos com amor e dedicação;
- #instagood: essa hashtag genérica é popular no Instagram e pode ser usada em uma variedade de postagens, incluindo conteúdo promocional para pequenas empresas. Usá-la pode ajudar a aumentar o alcance e o engajamento de suas postagens;
- #instashop: se você possui uma loja virtual, usar a hashtag #instashop pode ajudar a direcionar mais tráfego para sua loja. Ao marcar suas postagens com essa hashtag, você pode atrair mais clientes em potencial para sua página de vendas.
Criadores de conteúdo digital
- #instagood: essa hashtag é geralmente usada para fotos de alta qualidade e bem produzidas. É uma boa maneira de destacar seu conteúdo e atrair mais seguidores; #photooftheday: assim como #instagood, essa hashtag é usada para fotos de alta qualidade, mas com ênfase em uma foto por dia. É uma boa maneira de manter seu conteúdo fresco e relevante;
- #photooftheday: assim como #instagood, essa hashtag é usada para fotos de alta qualidade, mas com ênfase em uma foto por dia. É uma boa maneira de manter seu conteúdo fresco e relevante;
- #motivation: essa hashtag é usada para conteúdo motivacional e inspirador, que pode ajudar a engajar seus seguidores e aumentar o alcance do seu perfil;
- #lifestyle: essa hashtag é usada para fotos e conteúdo relacionados ao estilo de vida, como viagens, alimentação saudável, moda e bem-estar. É uma boa maneira de atrair seguidores interessados em um estilo de vida específico;
- #viral: essa hashtag é usada para conteúdo que está se tornando popular ou viral na internet. Pode ajudar a aumentar o alcance do seu conteúdo e atrair novos seguidores.
Lojas on-line
- #shopsmall: essa hashtag é usada para apoiar pequenos negócios e incentivar as pessoas a comprarem de lojas independentes e de pequeno porte;
- #sale: essa hashtag é usada para divulgar promoções e descontos que a loja está oferecendo, incentivando as pessoas a comprarem mais produtos;
- #freeshipping: essa hashtag é usada para divulgar que a loja oferece frete grátis para os seus clientes, o que pode ser um grande atrativo para as pessoas que estão procurando fazer compras online;
- #newarrivals: essa hashtag é usada para divulgar novos produtos que a loja acabou de receber, incentivando as pessoas a conhecerem as novidades;
- #onlineshopping: essa hashtag é usada para divulgar que a loja tem um e-commerce, ou seja, que as pessoas podem comprar os produtos da loja pela internet. Ela é muito útil para atrair novos clientes que preferem fazer compras online.
Esperamos ter ajudado você a traçar uma estratégia ainda melhor sua estratégia de marketing digital com essas dicas! E se você quer aprender ainda mais desse vasto universo, não deixe de conhecer os cursos em Gestão de Tráfego Pago e Publicidade Digital do Infnet e ir além.