O que é automação de marketing digital?

Neste artigo você encontrará:

Mais que uma tendência, a automação de marketing já é uma realidade. Em 2021, uma pesquisa global mostrou que 76% das companhias já estão usando alguma ferramenta de automação.

Se você não quer ficar de fora das práticas mais atuais do marketing digital, siga com a leitura para entender o que é essa técnica. Ao final, você vai encontrar uma lista com 4 ferramentas de automação de marketing para começar a usar.

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O que é automação de marketing digital?

A automação de marketing é o uso de softwares e soluções tecnológicas para tornar automáticas ações repetitivas, monótonas ou em grande escala, no contexto do marketing.

Assim, a automação de marketing pode ser aplicada, por exemplo:

Na prática, as ferramentas de automação permitem que certas tarefas sejam concluídas de modo rápido e fácil, sem a necessidade de grande intervenção humana.

Quais são as vantagens e desvantagens da automação de marketing digital?

Muitas empresas – sobretudo médias e grandes – têm investido na automação do marketing digital, em diferentes etapas e pontos de contato da jornada do cliente. Nesse cenário, alguns benefícios ficam bastante óbvios. Por exemplo:

homem fazendo automação de marketing no notebook
A geração de dados em maior volume e com melhor precisão é apenas uma das vantagens da automação de marketing digital | Unsplash

Riscos e cuidados com a automação de marketing digital

Para além das vantagens citadas acima, é preciso considerar também que, em alguns casos, a automação de marketing digital pode trazer alguns riscos, se operada de forma incorreta.

Um risco imediato é a desumanização do contato com leads e clientes. Outro exemplo é a despersonalização, quando a automatização não considera segmentos e características de comportamento do público.

Por fim, é preciso considerar a realidade de cada negócio em particular. Para micro e pequenos empreendedores, que não mantém uma base de contatos e têm um orçamento limitado, uma ferramenta de automação do funil de vendas e e-mail marketing pode não fazer sentido.

4 dicas de ferramentas de automação de marketing para testar hoje

Agora que você já conhece os prós e contras da automação de marketing digital, é hora de familiarizar-se com algumas ferramentas. Com base nas avaliações deixadas por consumidores, em um conhecido portal de busca de softwares, selecionamos 4 opções populares no Brasil.

1. RD Station

A RD Station é uma das principais desenvolvedoras de software de automação de marketing da América Latina, e uma das opções mais usadas no Brasil. Por meio dela é possível automatizar fluxos de e-mail, mensagens de WhatsApp, criar landing pages, automatizar banners e pop-ups, gerir o funil de vendas e mais.

2. Hubspot

É a marca líder em automação de marketing no mundo, contando com mais de 160 mil clientes, em 120 países diferentes. Na Hubspot também há softwares para automação de vendas e serviços. Por isso, ela é considerada uma das soluções mais completas do mercado.

3. E-goi

A E-goi tem sede em Portugal e se propõe a ser uma solução 360º, contemplando soluções para o mobile-marketing, notificações push e redes sociais. O número de avaliações mostra que a ferramenta não é tão conhecida no Brasil, apesar de ter recebido certificações e prêmios.

4. Mailbiz

Como o próprio nome sugere, o foco da Mailbiz é o e-mail, mas a ferramenta oferece uma série de outras automações de marketing, que são especialmente interessantes para e-commerces.

E-commerces podem ser especialmente beneficiados ao usar a automação de marketing digital corretamente | Pixabay

Conclusão

Dentre tantas possibilidades, pode ser difícil definir uma estratégia de automação de marketing digital e escolher o software certo. Por isso, é importante dar um passo atrás e desenhar um bom planejamento para seu negócio.

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