Mais que uma tendência, a automação de marketing já é uma realidade. Em 2021, uma pesquisa global mostrou que 76% das companhias já estão usando alguma ferramenta de automação.
Se você não quer ficar de fora das práticas mais atuais do marketing digital, siga com a leitura para entender o que é essa técnica. Ao final, você vai encontrar uma lista com 4 ferramentas de automação de marketing para começar a usar.
Baixe o guia completo sobre a profissão de
Marketing Digital.igit
O que é automação de marketing digital?
A automação de marketing é o uso de softwares e soluções tecnológicas para tornar automáticas ações repetitivas, monótonas ou em grande escala, no contexto do marketing.
Assim, a automação de marketing pode ser aplicada, por exemplo:
- no envio de e-mails para uma base de contatos;
- na publicação de postagens em redes sociais;
- na análise e classificação de leads (lead scoring);
- na troca de mensagens e resolução de dúvidas de prospects, leads e clientes;
- na identificação de públicos e personalização de campanhas de mídia paga;
- entre outras tarefas.
Na prática, as ferramentas de automação permitem que certas tarefas sejam concluídas de modo rápido e fácil, sem a necessidade de grande intervenção humana.
Quais são as vantagens e desvantagens da automação de marketing digital?
Muitas empresas – sobretudo médias e grandes – têm investido na automação do marketing digital, em diferentes etapas e pontos de contato da jornada do cliente. Nesse cenário, alguns benefícios ficam bastante óbvios. Por exemplo:
- Aumento da produtividade da equipe de marketing: menos tempo gasto em tarefas manuais e repetitivas;
- Possibilidade de escalar o negócio: o crescimento do volume de demandas do marketing não se torna um problema;
- Redução no tempo de resposta para o público: automação de e-mails e mensagens garante um retorno quase instantâneo para o público.
- Maior controle sobre o funil de vendas: é mais fácil acompanhar os pontos de interação com o cliente e o seu avanço no funil de vendas.
- Melhoria nos processos internos: para automatizar o marketing, as empresas são impelidas a ter um fluxo de trabalho e processos internos claramente definidos.
- Maior disponibilidade de dados: com a automação, milhares de dados são gerados, alimentando métricas e indicadores para a gestão do marketing digital.

Riscos e cuidados com a automação de marketing digital
Para além das vantagens citadas acima, é preciso considerar também que, em alguns casos, a automação de marketing digital pode trazer alguns riscos, se operada de forma incorreta.
Um risco imediato é a desumanização do contato com leads e clientes. Outro exemplo é a despersonalização, quando a automatização não considera segmentos e características de comportamento do público.
Por fim, é preciso considerar a realidade de cada negócio em particular. Para micro e pequenos empreendedores, que não mantém uma base de contatos e têm um orçamento limitado, uma ferramenta de automação do funil de vendas e e-mail marketing pode não fazer sentido.
4 dicas de ferramentas de automação de marketing para testar hoje
Agora que você já conhece os prós e contras da automação de marketing digital, é hora de familiarizar-se com algumas ferramentas. Com base nas avaliações deixadas por consumidores, em um conhecido portal de busca de softwares, selecionamos 4 opções populares no Brasil.
1. RD Station
A RD Station é uma das principais desenvolvedoras de software de automação de marketing da América Latina, e uma das opções mais usadas no Brasil. Por meio dela é possível automatizar fluxos de e-mail, mensagens de WhatsApp, criar landing pages, automatizar banners e pop-ups, gerir o funil de vendas e mais.
2. Hubspot
É a marca líder em automação de marketing no mundo, contando com mais de 160 mil clientes, em 120 países diferentes. Na Hubspot também há softwares para automação de vendas e serviços. Por isso, ela é considerada uma das soluções mais completas do mercado.
3. E-goi
A E-goi tem sede em Portugal e se propõe a ser uma solução 360º, contemplando soluções para o mobile-marketing, notificações push e redes sociais. O número de avaliações mostra que a ferramenta não é tão conhecida no Brasil, apesar de ter recebido certificações e prêmios.
4. Mailbiz
Como o próprio nome sugere, o foco da Mailbiz é o e-mail, mas a ferramenta oferece uma série de outras automações de marketing, que são especialmente interessantes para e-commerces.

Conclusão
Dentre tantas possibilidades, pode ser difícil definir uma estratégia de automação de marketing digital e escolher o software certo. Por isso, é importante dar um passo atrás e desenhar um bom planejamento para seu negócio.
No Infnet, você pode aprender tudo sobre a área, sem sair de casa. Por meio da Faculdade EAD de marketing digital, você tem uma visão completa da área e ainda obtém um diploma em ensino superior. Já o MBA em Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing traz aulas específicas sobre automação de marketing digital. Considere se aprofundar no tema e bons estudos!