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Ter uma empresa produtiva é o desejo de todo líder ou empresário, não é mesmo? E uma das estratégias em alta para executar essa tarefa é o Canvas no marketing digital. Esse método utiliza a organização como chave para o máximo desenvolvimento de áreas e colaboradores.
Se você nunca ouviu falar do tema ou conhece superficialmente, fique atento aos tópicos a seguir e entenda tudo sobre essa grande estratégia.
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O que é Canvas no marketing digital?
O Canvas é um método organizacional focado nas áreas vitais de uma empresa, a fim de compreender exatamente seu modelo de negócio e, assim, fazê-lo funcionar da maneira mais produtiva possível.
O método canvas pode ser utilizado para planejar uma nova iniciativa de negócios, ou para analisar e aprimorar uma iniciativa já existente. Ao preencher cada bloco, a empresa visualiza de forma mais clara como todos os aspectos do seu negócio se relacionam e como é possível otimizá-los para gerar mais valor para os clientes e para a empresa como um todo.
Dessa forma, conheça os nove blocos do método:
- Proposta de valor: o que a empresa oferece aos clientes e qual problema ela resolve para eles.
- Segmentos de clientes: quem são os clientes-alvo da empresa e quais são as suas necessidades e desejos.
- Canais: como a empresa se comunica e entrega a sua proposta de valor aos clientes.
- Relacionamento com o cliente: como a empresa se relaciona com os clientes ao longo do ciclo de vida do cliente.
- Receitas: como a empresa gera receita a partir da sua proposta de valor.
- Recursos-chave: quais são os recursos necessários para entregar a proposta de valor da empresa.
- Atividades-chave: quais são as atividades necessárias para entregar traduzir o valor da empresa.
- Parcerias principais: escolha parceiros que estejam em consonância com a missão da sua marca.
- Estrutura de custos: quais são os custos associados à entrega da proposta de valor da marca.
Agora que você já tem ideia da base do método Canvas para marketing digital, chegou a hora de entender na prática como fazê-lo.
Dicas de como usar o método Canvas
Fazer um bom método Canvas no marketing digital é fundamental para o sucesso de uma campanha ou estratégia de negócios. Por isso, listamos algumas dicas para ajudá-lo a criar um método canvas eficaz. Confira!
Conheça o seu público-alvo
Em primeiro lugar, é necessário conhecer a fundo o seu público-alvo. Assim, vale compreender seus desejos, necessidades, comportamentos e preferências. Sem dúvidas, isso ajudará na criação de sua proposta de valor e escolher os canais mais eficazes para alcançar seus clientes.
Avalie a proposta de valor
A proposta de valor é o coração do método canvas. Dessa forma, certifique-se de que a sua proposta de valor seja clara e atraente para o seu público-alvo. Ela deve explicar como sua empresa pode resolver um problema ou atender uma necessidade específica do cliente.
Identifique seus canais
Agora, o próximo passo é identificar os canais pelos quais você irá se comunicar com seus clientes. Aqui vale apurar quais canais são mais eficazes para alcançar seu público-alvo. Isso pode incluir as redes sociais, e-mail marketing, landing pages, anúncios pagos, entre outros formatos.
Valorize seu relacionamento com o cliente
Defina como a sua empresa irá se relacionar com os potenciais clientes ao longo do ciclo de vida com sua marca. Isso pode incluir ações como suporte ao cliente, atendimento prioritário, programas de fidelidade e descontos, marketing de conteúdo e muitos outros. Mais que se comunicar sempre com você, esse cliente precisa se sentir valorizado e parte da sua marca.
Monitore seus custos
Ao preencher o bloco de estrutura de custos, certifique-se de incluir todos os custos associados à entrega da proposta de valor da empresa. Assim, essa atitude ajudará a garantir que seus gastos estejam sob controle e que você esteja gerando receita suficiente para sobrepô-los.
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