O que é conversão no marketing digital?

Neste artigo você encontrará:

O principal objetivo das atuais estratégias de vendas das empresas é a conversão no marketing digital. Assim, converter significa convencer uma pessoa a tomar decisões de acordo com planejamento de uma marca, podendo ser uma compra direta, uma indicação ou um download, entre outros tipos de ações.

Mas antes de conhecer como funciona a conversão na prática, vamos entender o que, de fato, é uma conversão. Confira!

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O que é conversão no marketing digital?

Conversão no marketing digital é o processo de transformar visitantes do seu site, landing page, redes sociais, e-mails ou outros canais digitais em clientes ou leads. Ou seja, se configura uma conversão uma vez que o usuário executa uma ação desejada pela empresa, como preencher um formulário, realizar uma compra, assinar uma newsletter, baixar um conteúdo, além de inúmeras outras ações.

Assim, as conversões são uma estratégia essencial no marketing digital, pois elas sinalizam a respeito da eficiência das estratégias em atrair e engajar usuários em seu site ou outras plataformas on-line. Dessa forma, o objetivo do marketing digital é, em suma, maximizar as conversões e, consequentemente, aumentar as vendas e o ROI (retorno sobre o investimento).

conversão no marketing digital
Veja abaixo exemplos de conversão no marketing digital | Freepik

Exemplos de conversão no marketing on-line

Com a grande evolução do marketing digital, muitos são os tipos de conversão utilizadas pelas empresas. Abaixo, listamos as principais que costumam surtir mais efeito no processo de conduzir um usuário a se tornar um lead. Confira!

5 dicas de como fazer conversão no marketing digital

Para você que busca ter sucesso na estratégia de conversão de vendas com o marketing digital, fique atento a essas 5 dicas e coloque-as em prática para otimizar seus resultados.

Mapeie a jornada de compra

Mapear a jornada de compra é um processo que envolve acompanhar a trajetória que o cliente percorre desde a descoberta do produto ou serviço até a conclusão da compra.

Assim, essa é uma etapa prioritária do processo de marketing, já que ajuda a identificar a interação com o cliente bem como seus desejos e necessidades em cada fase do processo.

Produza landing pages objetivas e atrativas

Ao criar uma landing page, é importante manter o foco na conversão e garantir que todos os elementos estejam alinhados com o objetivo da página.

Além disso, sempre utilize imagens e textos atrativos, objetivos e com foco no principal: as vendas. Use também call to actions, depoimentos de clientes e formulários simples.

Evite textos longos, cansativos e imagens com baixa qualidade. É importante que o design seja responsivo, ou seja, adaptável a todo e qualquer dispositivo que o cliente utilize.

Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão que são utilizadas com objetivo de influenciar a tomada de decisão de um potencial cliente e elevar as chances de conversão. Dessa forma, eles se baseiam em comportamentos frequentes de humanos e podem ser inseridos em diversas mídias do marketing digital, como em landing pages, e-mails marketing, redes sociais, entre outras.

Alguns dos exemplos de gatilhos mentais mais indicados são: urgência, escassez, autoridade e curiosidade.

Invista em automação de marketing

Investir na automação de marketing oferece inúmeros benefícios para uma empresa, principalmente em relação a otimização do tempo e eficiência.

Entre as principais vantagens adquiridas estão melhor segmentação e personalização de conteúdos e campanhas, economia de tempo, aumento do retorno sobre investimento, assertividade na comunicação e aumento da produtividade de toda a equipe.

Além de todos esses benefícios, uma empresa que investe em automação está sempre atualizada com o que mais traz retorno no mercado, investindo em inovação e proporcionando alta performance para a equipe.

Utilize uma plataforma de CRM

Atualmente, contamos com diversas plataformas de CRM que auxiliam as empresas em múltiplas tarefas, economizando tempo e otimizando o trabalho de toda a equipe. E isso não é diferente no processo de conversão no marketing digital.

Ao utilizar uma plataforma de CRM para converter leads, sua empresa fará uma melhor gestão desses potenciais clientes, uma vez que é possível identificar em que etapa do funil aquele cliente se encontra.

Além desse benefício, ter esse software te proporcionará um histórico completo dos leads, a otimização e padronização da comunicação interna na equipe, a identificação de oportunidades como upsell e uma análise aprofundada a partir de relatórios, que possibilitarão melhorias contínuas no processo.

Aprofunde seus conhecimentos!

Como você pode perceber, a conversão no marketing digital está em alta e empresas que a utilizam estão à frente no mercado. Por isso, vale se aprofundar no conteúdo a partir de uma especialização de qualidade. Conheça mais sobre o curso de marketing digital do Infnet e se torne um especialista no assunto.

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